TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia, Saude

Trabalho Escolar: Psicologia, Saude. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 3

Projeto de Apoio Psicológico para o Agente Comunitário de Saúde

JUSTIFICATIVA: Devido ao imenso público que o ACS (Agente Comunitário de Saúde) tem contato diariamente, resulta na somatização de problemas acumulados de cada família. As famílias atuais, como habitual, tem diversos problemas e dificuldades. O ACS tem de enfrentar todos, tais como, doenças, surtos, dependência química, entre outros. Faz-se necessário um suporte psicológico para todos os profissionais desta área, devido a fortes situações enfrentadas diariamente pelos ACS.

OBJETIVOS: Fornecer aos ACS todo suporte necessário para manter sua saúde mental, e ajuda-los a livrarem-se das angústias que tais guardam dentro de si. Amenizar os afastamentos médicos devido a depressões. Proporcionar aos usuários pessoas melhores qualificadas para atender e lidar com os problemas que aparecem.

Referências Teóricos: Teoria das Representações Sociais

A concepção de RS a ser adotada nesta pesquisa é a de perspectiva francesa, proposta por Serge Moscovici. Para o autor, as RS compreendem pensamentos, sentimentos, emoções, práticas, afetos e cognição, que se apresentam em constante mudança no tempo e na história, dando origem e sustentação a elas (MOSCOVICI, 1978).

Dessa maneira, as RS são como um ato de pensamento pelo qual um sujeito se relaciona a um objeto. Elas correspondem a um processo de apropriação da realidade externa, pelo pensamento, e à elaboração psicológica (cognitiva e afetiva) e social (contexto ideológico, histórico, pertença de classe do indivíduo) dessa realidade. As RS são como sistemas de interpretação que regem nossa relação com o mundo e com os outros, orientando e organizando nossas condutas. Elas [...] estão ligadas a sistemas de pensamento mais amplos, ideológicos ou culturais, a um estado de conhecimentos científicos, assim como à condição social e à esfera da experiência privada e afetiva dos indivíduos (JODELET, 2001, p. 35).

As RS vêm sendo bastante utilizadas em estudos na área da saúde. Uma das primeiras autoras a estudar temas como saúde e doença no campo das RS foi Herlizch. Para a autora, “saúde e doença constituem um dos mais pertinentes locais de estudo da relação da representação social, do pensamento comum ao pensamento científico” (HERLIZCH, 1986, p. 161).

Nesse contexto, aponta-se a utilização da teoria das RS no campo da saúde, como uma forma moderna de pensá-la dentro de um espaço que focalize as mudanças sociais que ocorrem em decorrência das relações inter e intragrupais, estruturadas dialeticamente. É importante pensar a saúde em algo que tome como ponto de partida as RS e pertenças dos grupos humanos de forma integral, para uma análise de seus problemas ou potenciais, centrada na dimensão interpessoal do comportamento social e na relevância da dimensão psicossociologica (SILVA, 2003).

O estudo das RS mostra-se perfeitamente adequado para a investigação da temática da aids, especialmente quando tem por finalidade promover ações preventivas com base em estratégias de caráter educativo.

PUBLICO ALVO: Todos os Agentes Comunitários de Saúde

RECURSOS ULTILIZADOS: Internet, vivencia profissional na área e livros.

CONCLUSÃO: Conclui-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com