TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia de transito

Por:   •  7/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.097 Palavras (9 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 9

Centro Universitário Anhanguera Leme
Psicologia
[pic 1]

Teoria Humanistas I

 

Ana Vanessa Claro - RA: 8206972370                                                                       Edimilson Gomes  - RA: 992008552
    Maria José Assêncio Peres  - RA: 8471236258
   

Atividade Prática Supervisionada
Etapa 1 e 2

        

Profª Laudemir Alves




Leme
2015


Etapa 1

Tema: Os Primordios do existencialismo. Contexto histórico e filosófico

A partir da leitura podemos identificar o quanto as ideias vinculadas nesse texto contribuíram para a Psicologia existencial.

O surgimento do movimento fenomenológico: Os primeiros momentos.

                     Fenomelogia’-designa uma ciência, uma conexão de disciplinas cientificas; mas , ao mesmo tempo e acima de tudo, ‘fenomenologia’ designa um meto e uma atitude intelectual: a atitude intelectual especificamente filosófica, o método especificadamente filosófico.

Edmund Husserl.

A fenomenologia nasceu da preocupação de Edmund Husserl (1859 - 1938) para respaldar de forma rigorosa o conhecimento evidenciado por vários pensadores procedentes de varias áreas que procuram conhecer seus objetos de estudo a partir de uma atitude fenomenológica ‘a fenomelogia une os filósofos, sem que isso se processe de forma como kantismo unia os cantinianos ou os espinosismo os espinocistas. Os fenomenólogos não se ligam a teses formalmente enunciadas por Husserl, não se consagram exclusivamente ou à exegese ou à história dos seus escritos. Há uma certa forma de proceder que os aproxima. Mais do que aderir a um certo numero de proposições fixas eles concordam em abordar as questões de uma certa forma (LÊVINAS,1997,p135).

 

Surgi então um dos primeiros princípios fundamentais ‘atitude fenomenológica’ que une os pesquisadores, não só como modo de acesso ao mundo ou forma de pesquisa para a compreensão do seu objeto, mais também no estudo do desenvolvimento do ser.

Diz Roving (1999). A Fenomelogia não é mere e simples descrição dos fenômenos, é sim.

[...] o método que todos o filósofos [e podemos incluir aqui os piscologos ] adotoam ou tentam adotoar quando se perguntam quais são os dados indubitáveis como base nos quais é possível justificar certa concepção da realidade; quais são as coisas manifestas (os fenômenos), tão claramente manifestas que não podem ser negadas (p.360).

               

                                             

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

                                                                              Edmund Hwsserl (1859-1938)

Final do                      Franz Brethno (1838-1917)

Século XIX

                           Carl Stummpf (1848-1936)                 [pic 6]

                                                                                       Movimento fenômenoológico    [pic 7]

   1910...


Recebendo influencias da intencionalidade de consciência de Bretano e de influencia pistemologicas.

A fenomelogia é uma ciência que se ocupa da essência da existência do ser, buscando sempre a exatidão.

Bretano, Husserl diz que existe distinção entre fenômenos psíquicos (sempre com intenção) e fenômenos físicos na construção do conhecimento fundamental. [...é possível atingir o concreto ].

O sentido reinante do período era o fundamento empírico assim tornando através dos atos intencionais da consciência e seus modos de se relacionar com o mundo.

  A primeira critica de Husserl ao psicologismo é sobre – Investigação Lógicas (1900), fazendo com Dilthey uma distinção entre a necessidade de explicar a natureza e compreender a vida psíquica.

Filosofia > ciência de rigor > partida para > O RETORNO AS COISAS MESMAS.

[Não é das filosofias que deve partir o impulso da investigação, mais sim, das coisas e dos problemas] (HUSSERL, 1965, p.72). A questão do conhecimento é o ponto central para Husserl que pretende esclarecer as origens do pensar e discutir seus fundamentos separando o pensar do que é pensado, como lembra Virgilio Ferreira (1978,p.13-14).

O método, por tanto, assinala Rovinghi (1999), foi expresso pelo lema ‘vamos até as coisas’, ou seja, vamos ver como as coisas são – ou mais comumente expresso ‘voltar as coisas mesmas’.

Retorno as coisas mesmas. O que aparece é a concienciia intencional, a intenção é a observaão e a exploração dos fundamentos descrevendo o que é dado do que é manifesto.

Redução fenomenológica quer dizer que devemos deixar de lado todos os preconceitos dos prejuízos dos senso comum.

Atitude natural considera a realidade como anterior e independente da consciência.

 Por entre parênteses a convicção de que de baixo dos meus pés a um assoalho que nos sustenta não significa que eu esteja me agarrando desesperadamente as vigas do teto (e deva acabar no manicômio) para não cair; do mesmo modo, por entre parênteses as conclusões das ciências não significa rejeita-las; significa simplesmente que elas pressupõem o mundo da vida cotidiana (ROVIGHI, 1999,p.376).

Mundo = fenômeno =

Vivencia imediata da consciência= ato intencional (uma percepção, uma emoção, uma imaginação, uma recordação, por exemplo) que visa um objeto = ponto de partida ‘[...] o psiquismo não é uma aparência empírica; é ‘ vivencia’, averiguada na reflexão (HUSSERL, 1965,p.33) atividade psíquica é uma atividade reveladora de objetos; e um mesmo objeto pode ser visado através de uma multiplicidade de vivencias distintas: um acontecimento entre duas pessoas tem significados diferentes. Por tanto é fundamental o conhecimento, a fenomenologia é a forma de acesso a consciencia que não é nem o homem nem o mundo, mais o acordo entre ambos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (150 Kb)   docx (169.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com