TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicopedagogía LÍNGUA Comunicação Alternativa num filme

Tese: Psicopedagogía LÍNGUA Comunicação Alternativa num filme. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Tese  •  2.201 Palavras (9 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 9

IET- INSTITUTO DE ENSINO TEÓLOGICO

Município: Barra São Miguel

Estado: Alagoas

Turma: Psicopedagogia

Pólo: Arapiraca

Professor (a): Dr.Luciano Wagner

Semestre/Ano: 2013/1

TÍTULO

PSICOPEDAGOGIA DA LINGUAGEM

A Comunicação Alternativa no Cinema

Nome do(a) aluno(a)

Eliene Gomes da Silva Alves

Severino Moura de Oliveira

Adriana

Iraci

IET- INSTITUTO DE ENSINO TEÓLOGICO

Município: Barra São Miguel

Estado: Alagoas

Turma: Psicopedagogia

Pólo: Arapiraca

Professor (a): Dr.Luciano Wagner

Semestre/Ano: 2013/1

TÍTULO

PSICOPEDAGOGIA DA LINGUAGEM

A Comunicação Alternativa no Cinema

Nome do(a) aluno(a)

Eliene Gomes da Silva Alves

Severino Moura de Oliveira

Adriana

Iraci

RESUMO

O artigo tem como objetivo verificar de que forma o ambiente acadêmico tem abordado a relação cinema e emprego dos Sistemas de Comunicação Alternativa a relação entre a produção da comunicação alternativa . Comunicação é uma palavra de sentido amplo e como tal abre um leque de possibilidades em vários segmentos. Com o surgimento de novas tecnologias, além da sofisticação e aprimoramento de métodos de comunicação já existentes, afloram a cada dia novas alternativas tornando mais dinâmicas as possibilidades de comunicação. Essa evolução na área de comunicação é parte integrante da própria evolução do homem e da sociedade, mesmo porque é sabido que a comunicação está diretamente ligado aos sentidos humanos. Então basta dizer que hoje é impossível o homem deixar seus sentidos de lado simplesmente ignorando-os e deixando de comunicar-se, ou seja, é impossível o homem viver isolado a margem da sociedade. Na verdade as pessoas e a sociedade em si estão procurando aprimorar esses sentidos. Para despertarmos o interesse das pessoas em algum serviço ou produto há a necessidade de algum estímulo nestes sentidos e para tanto, necessitamos de alguma forma/meio de comunicação.

palavras-chave: Linguagem , Comunicação, Cinema

INTRODUÇÃO

A razão pela qual desenvolvi este artigo foi por compreender a importância que a comunicação alternativa tem em influenciar na construção de significados, por criar e modelar muitas das nossas atitudes. Nesta sociedade tecnológica contemporânea, progressiva e avançada mas,contraditoriamente, escrava de sua criação, com meios de produção que ferem sua subsistência humana, busca-se repensar, refletir, lutar, perseverar e vislumbrar uma nova sociedade, com conceitos de respeitabilidade e empatia, do ser consigo, com o outro e com o meio em que se vive. Portanto, a apreensão em todas as áreas do conhecimento formal torna-se imprescindível ao educando desde as primeiras séries da educação básica, daí a abordagem deste assunto, ainda que brevemente, neste artigo sobre a linguagem na Comunicação alternativa. Objetiva-se, a partir de Vygostsky, trabalhar a linguagem enquanto fator de desenvolvimento nos seus mais diversos recursos. Como as pessoas, em geral, não interagem com aquelas que têm algum tipo de deficiência, então, parte do seu conhecimento acaba sendo construído a partir do que vêem na televisão e nos filmes.

O processo de comunicação existe desde os primórdios, onde já se havia a necessidade de se comunicar, ora como forma de sobrevivência, ou ainda como meio de dominação. Dentro de um contexto histórico, na Mesopotâmia surgiu à escrita cuneiforme, que foi criada pra se comunicar, gravar os pensamentos do povo e até mesmo trabalha. Após esse fato, no Egito surgiu o hieróglifo que era utilizado para marcar os templos e túmulos, pois esse tipo de escrita era considerada sagrada, e as únicas pessoas que dominava era quem tinha o poder da sobre a população, como os sacerdotes, membros da realeza e os escribas. À medida que o homem se desenvolvia e se inovava, ele passava a perceber a necessidade de trocar informações, idéias e sentimento, pois a comunicação é um processo que envolve troca de informações, podendo ser verbal e a não-verbal. Um dos meus mais utilizados é a linguagem oral, pois ele ajuda as pessoas se comunicarem entre si, no entanto, quando há dificuldade em oralidade é necessário criar alternativas para que haja o desenvolvimento das pessoas. A comunicação humana envolve troca de informação, utilizando os sistemas de símbolos, envolvendo nesse processo uma infinidade de maneira de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações. É por meio da fala associada a gestos, expressões corporais e faciais, que ocorre a interação com as outras pessoas, comunidade e cultura, formando laços sociais, caracterizando a condição humana. Através de pesquisas, chegou-se a conclusão que a comunicação está composta de três elementos que são o locutor, o discurso e o ouvinte, já que o alvo principal da comunicação é afetar o público, numa certa direção. Segundo Beltran (1981, p.31):

“Comunicação é o processo de interação social democrática baseado no intercâmbio de símbolos, mediante os quais os seres humanos compartilham

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com