TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HOSPITALIDADE: UM ESTUDO DE CASO DO HOSPITAL MUNICIPAL DE NAVIRAÍ-MS

Por:   •  1/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 3

          Título

HOSPITALIDADE: UM ESTUDO DE CASO DO HOSPITAL MUNICIPAL DE NAVIRAÍ-MS

Objetivo Geral

  • Analisar a gestão da hospitalidade no Hospital Municipal de Naviraí.

 Objetivos Específicos 

  1. Caracterizar a estrutura física do espaço da recepção e da internação do Hospital Municipal de Naviraí;
  2. Descrever os diferentes serviços oferecidos pelo hospital aos pacientes com relação ao receber, hospedar, alimentar e entreter;
  3. Identificar características de humanização ou de falta de humanização no atendimento do Hospital Municipal de Naviraí a partir da revisão teórica realizada;

Justificativa

 Considerando que a população está cada vez mais informada sobre seus direitos e preocupada com a saúde, buscando serviços de qualidade, esse projeto auxilia no entendimento da importância de se organizar um estabelecimento de acordo com as exigências dos seus clientes/pacientes desde a recepção, até a internação. Orientando para que essas etapas sejam cumpridas com responsabilidade e dedicação, proporcionando ao paciente um atendimento humanizado.

Resultados Esperados

Espera-se que esse projeto contribua para futuras melhorias na organização do Hospital, servindo como material de apoio na tomada de decisões referentes à serviços de hotelaria hospitalar e influenciando positivamente na recuperação dos doentes.

   Metodologia

Para elaboração desse trabalho foi utilizada Pesquisa Bibliográfica sobre Hospitalidade, Turismo de Saúde, Hotelaria Hospitalar e Gestão Hospitalar.

   Foi estabelecido um roteiro de observação da estrutura física, e um roteiro orientador a ser aplicado junto aos chefes de setores do hospital no intuito de descobrir os diferentes serviços oferecidos.

Este projeto descreve um fenômeno e proporciona o entendimento da experiência exatamente como ela é, caracterizando o método fenomenológico.

       Para GIL (1999), as pesquisas exploratórias são desenvolvidas com o intuito de proporcionar uma visão geral acerca de um fato, e realizadas quando o tema escolhido é pouco explorado, o que torna difícil formular hipóteses precisas sobre ele. Normalmente envolvem: levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas detentoras de experiências relacionadas com o problema pesquisado e análise de exemplos.

Pesquisas descritivas: têm como objetivo principal a descrição de características de determinada população ou fenômeno e o estabelecimento de relações sobre variáveis como, as pesquisas eleitorais que indicam relação entre a preferência pelo partido ou político e os níveis de escolaridade ou de renda.

      O presente trabalho pode ser considerado como exploratório descritivo, pois além de conter uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto abordado, compreende estudo de caso, e descreve as características de um fenômeno.

Cronograma

MES/ETAPAS

Mar.

Abr.

Mai.

Jun.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Escolha do tema

X

Levantamento bibliográfico

x

Elaboração do projeto

x

x

Apresentação do projeto

x

Coleta de dados

x

x

Análise dos dados

x

Organização do roteiro

x

Redação do trabalho

x

x

Revisão e redação final

x

Entrega do Trabalho

x

Referências

HOTELARIA HOSPITALAR: UMA TENDÊNCIA PRESENTE NAS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE, (Quevedo, M. F. 2004)

A QUALIDADE PERCEBIDA PELO PACIENTE ATRAVÉS DOS SERVIÇOS DA HOTELARIA HOSPITALAR: um estudo sobre a hospitalidade na área da saúde, (MASCARENHAS, R. G. T. 2015) e (SOUZA, J. T. 2015)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (121.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com