TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM OLHAR PARA HUMANIZAÇÃO DO HOSPITAL MUNICIPAL DE BARREIROS – PE

Por:   •  7/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

Palmares – PE[pic 9]

2015

MARIA LUCIANA

Palmares – PE

VERONICA MARIA VASCONCELOS DA SILVA

PROJETO DE AÇÃO

UM OLHAR PARA HUMANIZAÇÃO DO HOSPITAL MUNICIPAL DE BARREIROS – PE

[pic 10]

Palmares – PE

2016

  1. APRESENTAÇÃO

        O Projeto de Intervenção será realizado no Hospital Municipal de Barreiros, Jailton de Messias Albuquerque. O referido Hospital tem como Diretor Geral o Sr. Tiago Belo. O Hospital é de abrangência municipal, apesar de atender a pacientes de outros municípios da região, é uma instituição pública, própria do (SUS) Sistema Único de Saúde e a cooperação técnica que advém recursos da Prefeitura Municipal, atuando na prestação de serviços da saúde integral a toda população. O HMB é uma unidade de assistência de médio porte, que visa o pronto atendimento em emergência, obstetrícia, ambulatório e de tratamento intra-hospitalar com internamento, sendo um hospital de referência na região. O perfil da população usuária dos serviços prestados pela instituição é de baixo poder aquisitivo.

        A capacidade de atendimento no HMB 50 leitos, com a finalidade de atender pacientes de diversas patologias sem distinção de cor, raça ou religião, o objetivo é de atender a população em todas as áreas como Serviço Social, Ortopedia, Clinico Geral, Nutricionista, Cirurgião, Fonoaudiólogas, Pediatria, Cardiologia, Raio X, curativos, exames etc. A estrutura do Hospital Municipal possui uma hierarquia institucional da seguinte forma: Diretor Administrativo, Coordenação de Serviço Gerais, Diretor Clinico, Coordenação de Enfermagem, Coordenador de portaria, Coordenador de segurança, coordenador do CPD e coordenador de ambulatório, na área de Recursos Humanos é administrada pela Prefeitura, Secretaria de Saúde, a existência de parceria para manutenção da instituição é tripartite ou seja Governa Federal, Governo Estadual e Governo Municipal.

2.JUSTIFICATIVA

        A necessidade de humanização e o estreitamento da relação entre o ‘cuidador’ e aquele que é ‘cuidado’, não se resume apenas a um reconhecimento de indivíduos, cidadãos pagadores de impostos, merecedores de atendimento especial. A intenção de ‘humanizar’, como o próprio nome diz, remete às características de humanidade, de respeito com o próximo. O acolhimento ao Paciente e a Família é realizado pelo Serviço Social, busca a humanização do atendimento, visando um tratamento digno; minimizando a ansiedade dos pacientes e familiares no impacto da internação. Além disso, o programa busca detectar possíveis agravantes psicossociais que possam interferir na alta hospitalar. As ações do Projeto de Humanização foram elaboradas de maneira a intervir na melhoria diária dos processos de trabalho e na qualidade da promoção da saúde.

        A tarefa de ‘humanizar’ requer competência técnica, envolve interesse e é pautada no carinho e dedicação com o outro. Já que o tratamento humanizado é uma das grandes metas do Hospital, é preciso oferecer todas as condições para que os pacientes sintam que estão recebendo um atendimento completo. O assistente social é responsável por atuar diretamente com a família dos pacientes. É um trabalho de acolhimento que faz toda diferença para quem está passando por um momento difícil. A assistência social atua em todas as áreas do Hospital: Pronto Atendimento, Ambulatório Assistência. Além de prestar todo o apoio, a assistente social também trabalha conscientizando os pacientes e familiares sobre as rotinas e normas do Hospital.

        Por fim, esperamos que a partir deste projeto de intervenção possa haver reflexões, tanto no meio acadêmico, por contribuir para nossa formação profissional enquanto acadêmicos do curso de Serviço Social, quanto aos usuários da política de assistência social, no sentido de colaborar para processo de participação e oferta de serviços na garantia de seus direitos.

OBJETIVOS

        3.1 OBJETIVO GERAL

        

        O Projeto de         Ação tem como objetivo oferecer palestras e acompanhamento aos pacientes do HMB juntamente com seus familiares.

        3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Viabilizar o acesso aos cidadãos para que os mesmos, conheçam seus Direitos, visando fortalecer as ações afirmativas das famílias, com intuito de que possam superar as dinâmicas de discriminação social e consequentemente valorizar a estima e propiciar a inserção nos diferentes âmbitos da sociedade;
  • Trabalhar com a autonomia das famílias;
  • Proporcionar momentos de integração com os pacientes;
  • Acionar os pacientes a rede de serviços sócioassistenciais.

  1. PÚBLICO-ALVO

        Usuários atendidos pelo Hospital Municipal de Barreiros – PE, sejam os que se encontram internados ou que adentram no hospital no atendimento emergencial que logo após são liberados, os que vem para consultas ou voltas de consultas ambulatoriais. 

  1. METAS A ATINGIR

        Tendo como definição de resultados imediatos às metas que dizem respeito à proposição de situações concretas e tangíveis a serem produzidas no Hospital Municipal de Barreiros, com base na realização das ações, o monitoramento e a avaliação se darão de forma sistemática, por tratar-se de famílias em situação de risco, tendo, portanto, o serviço de acompanhamento de assistência social, psicológica, pedagógica organizado por uma equipe multiprofissional com qualificação específica para tal atividade que utilizam a rede para atendimento dessas questões, incluindo-as no âmbito social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (128.8 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com