TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Casos: QUALIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  4.392 Palavras (18 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 18

QUALIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Marcial Martins Cabral¹

Simone Sícora Poleto²

RESUMO

Este Artigo foi elaborado através de uma Revisão Bibliográfica, com o objetivo de salientar a importância da qualidade de ensino na educação superior na atualidade. Hoje observamos alguns fatores como: docentes com formação de má qualidade, docentes desatualizados atuando na arte de ensino, mau planejamento dos cursos universitários, dentre outros, são os principais causadores da perda de qualidade de ensino na educação superior. Com as mudanças na sociedade, na produção, na ciência e na tecnologia, a educação também precisa mudar. Deste modo, espera-se que com esse artigo, os docentes que atuam na educação superior se conscientizem da importância de que o ensino na educação superior seja de qualidade e assim, consequentemente, auxiliem seus alunos desde sua constituição de cidadãos, até sua capacitação profissional, para que estejam preparados para cumprir as inúmeras exigências do mercado de trabalho.

Palavras-chave: Qualidade de Ensino. Educação Superior. Docente.

QUALITY OF TEACHING IN HIGHER EDUCATION

ABSTRACT

This article was prepared by a literature reviw, with the aim of emphasizing the importance ofteaching quality in higher education today. Today, we found that importance teachers with such factors aspoortraining, outdated teachers working in the art of teaching, poor planning of the university, among others, are the main causes of loss of quality of teaching in higher education. With the changes in society, in production, science and technology, education must also change. Thus, it is expected that with this article, teachers who work in higher education are aware of the importance of teaching in higher education is quality and so, consequently, help their studentssince its inception as citizens, to their professional training so they are prepared to meet the numerous demands of the labor market.

Keywords: Quality of Education. Higher Education. Teacher.

_______________________

¹Especialização em Metodologia de Ensino na Educação Superior/FACINTER.

²Professora Mestre – Orientadora de TCC FACINTER.

INTRODUÇÃO

Atualmente, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Desta forma, espera-se que os formandos no ensino superior, estejam plenamente capacitados para exercer a sua profissão e sejam cidadãos responsáveis que correspondam com as demandas atuais, exigidas pelo mercado de trabalho.

No entanto, muitas universidades não estão preocupadas com a qualidade de ensino que estão promovendo, ou seja, notamos hoje uma perda significativa da qualidade de ensino na educação superior.

Esse fato entra em conflito com o que a própria sociedade espera da educação superior, pois, espera-se que o seu papel não seja apenas de formar profissionais de acordo com o que o mercado requer, mas que ajude a construir pessoas conscientes de nossa realidade, de modo que possam contribuir como cidadãos e como profissionais, a transformar a nossa sociedade em uma nação mais justa.

Nesse sentido, para que um ensino seja de qualidade, é necessário que os alunos aprendam mais e melhor, isto é, precisa contribuir para uma excelente formação do aluno como profissional, cidadão, rumo à autonomia e à criticidade.

Existem muitos fatores que tem contribuído para essa perda de qualidade no ensino superior, entre elas, podemos citar: professores formados em uma área específica e não na área da educação, docentes que ensinam do modo como aprenderam, ou seja, de maneira desatualizada, a expansão de vagas na área da educação, a falta de afetividade no ensino, etc.

Todavia, as consequências são trágicas. Vemos hoje profissionais despreparados para exercer sua profissão, profissionais sem capacidade de competir com aqueles que tiveram uma formação de excelente qualidade, enfim, a perda da qualidade no ensino superior transformou-se em uma crise mundial, gerando grandes desafios e tensões a população.

Portanto, podemos afirmar que a qualidade de ensino na educação superior atualmente tornou-se uma preocupação de todos. Assim, é importante que cada instituição esteja atenta aos professores que compõem o corpo de docentes em sua universidade, qual a metodologia de ensino que está sendo utilizada por eles, qual a opinião dos alunos, pais e da sociedade sobre o ensino que está sendo aplicado e o que os empregadores acham sobre o ensino que seus alunos receberam durante sua formação profissional.

Com certeza, se atentarmos a esses fatores, poderemos contribuir para que os nossos alunos sejam não apenas profissionais responsáveis, mas para que sejam cidadãos responsáveis pelo futuro da nossa nação.

OS PRINICIPAIS FATORES E AS CONSEQUÊNCIAS DA PERDA DA QUALIDADE DE ENSINO

Atualmente, vivemos em uma sociedade com grandes expectativas que a educação superior mude, capacite seus alunos, transformando-os em um novo tipo de trabalhador, estando completamente adaptado às novas demandas. Deste modo, torna-se cada vez mais importante a qualidade de ensino na educação superior (SUHR, 2008).

Entretanto, conforme o autor relata ao mesmo tempo em que é necessário um maior número de pessoas para compor os processos formais de ensino na educação superior, a precariedade e a perda da qualidade de ensino nessa mesma categoria, dificultam o acesso que o aluno deveria ter ao conhecimento (SUHR, 2008).

Consequentemente, essa perda de qualidade no ensino causará grandes dificuldades ao aluno, que necessitará de um conhecimento pleno de sua profissão para poder exercer funções mais nobres dentro de uma empresa, e para competir com aqueles que tiveram cursos de formação com excelente qualidade (SUHR, 2008).

É por esse motivo que ressaltamos a importância do ensino superior ter como referência os objetivos da formação humana, desenvolvendo um trabalho pedagógico que considere a teoria como o elemento central, plenamente capaz de realizar a reflexão sobre o real (SUHR, 2008).

Segundo Kuenzer (2002), a educação superior deve ser “o lugar de aprender interpretar o mundo para poder transformá-lo, a partir do domínio das categorias de método e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com