TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade Na Educação Superior

Ensaios: Qualidade Na Educação Superior. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2013  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Denise Pereira

RESUMO

O presente artigo visa estabelecer parâmetros sobre a qualidade da Educação Superior em nosso país, trazendo temas atuais e possíveis propostas para melhorar o Ensino Superior.

Palavras-chave:, Educação, Qualidade, Ensino Superior.

Abstract

This article aims on establishing parametres about the quality of college Education in our country,bringing actual themes and possibles purposes to improve the college education

Keywords: Public Institutions, Education, Quality.

INTRODUÇÃO

A qualidade da educação no ensino superior no Brasil há muitos anos vem sofrendo com o descaso por parte do Poder Público, bem como a ganância das Universidades privativas, que tem como objetivo enriquecer cada vez mais sem preparar seus futuros profissionais.

O que podemos aferir é que cada vez num número crescente os Ilustres Professores, Mestres e Doutores são desmotivados com a falta de recursos e baixos salários , esses incompatíveis com suas especializações e com a deficiência de profissionais capacitados.

Bem como, no dizer de M. L. Cardoso, de questionar

...o despreparo profissional e o pouco empenho no trabalho que encontramos hoje na Universidade brasileira por parte de alguns docentes, mesmo quando as condições de trabalho oferecidas, ainda que precárias, permitem e até facilitam a realização de estudos pós-graduados, bem como a preparação de cursos de qualidade e a realização de pesquisa.

Por outro lado temos alunos desmotivados e cada vez mais ingressando com menor idade nas Universidades/Faculdades, completamente despreparados e imaturos, não vivenciando a realidade de que aquele estudo ali será o seu futuro.

Hoje estamos vivenciando a triste realidade na área do Direito, onde está comprovado a má formação dos alunos universitários , onde em uma prova para aferir o conhecimento estamos lidando com um índice absurdo de 90% de reprovação no Exame d Ordem, uma constatação que comprova a péssima qualidade de ensino nas Universidade e Faculades de Direito em nosso País.

"O Exame não pode ser difícil a ponto de ser encarado como um concurso público, selecionando apenas os melhores, mas também não pode deixar de garantir a verificação de um mínimo de conhecimento jurídico, capaz de habilitar o bacharel a defender os direitos de outras pessoas", diz o presidente da OAB. "A baixa aprovação não está no teor do exame, mas é diretamente influenciada pelo resultado ruim dos alunos oriundos de faculdades que oferecem ensino de pouca qualidade. Muitas dessas instituições aprovam abaixo da média nacional. Algumas chegam a ‘zerar’ em termos de aprovação"

.

Neste raciocínio pensamos nas seguintes hipóteses: se houvessem mais provas para medir conhecimento conseguiríamos bons profissionais em todas as áreas? Se tivéssemos professores mais capacitados teríamos alunos mais dedicados? Se houvesse um empenho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com