TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE FÍSICA: UMA ÊNFASE PARA A TERCEIRA IDADE RUMO À QUALIDADE DE VIDA

Por:   •  24/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.548 Palavras (19 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 19

universidade nilton lins 

Curso de educação física

ATIVIDADE FÍSICA: UMA ÊNFASE PARA A TERCEIRA IDADE RUMO À QUALIDADE DE VIDA

Manaus-Amazonas

2017

JOSIEL MARTINS DA SILVA

ATIVIDADE FÍSICA: UMA ÊNFASE PARA A TERCEIRA IDADE RUMO À QUALIDADE DE VIDA

Artigo apresentado para obtenção de nota parcial na disciplina de Metodologia Científica, ministrada pela Professora Esp. Regma da Silva Magno, no curso de Educação Física da Universidade Nilton Lins.

Manaus-Amazonas

2017

ATIVIDADE FÍSICA: UMA ÊNFASE PARA A TERCEIRA IDADE RUMO À QUALIDADE DE VIDA

RESUMO

Objetivo: demonstrar a importância da atividade física na senescência. Foi realizada uma revisão bibliográfica pelo método descritivo, na qual serão avaliados artigos científicos na língua portuguesa, indexados nas bases de dados scielo, pubmed, lilás, revistas, periódicos e acervo de Livros na Universidade Nilton Lins. Resultados: Foram encontrados 7 artigos científicos, sendo selecionados 5 que preencheram os critérios de inclusão, 2 foram excluídos  por não apresentar valor cientifico e demais obras na Biblioteca da Universidade Nilton Lins. Conclusão: Podemos afirmar que através de estudos recentes mostra-se os benefícios da atividade física supervisionada na promoção da qualidade de vida na população idosa, proporcionado uma maior expectativa de vida.

Palavras-chave:; Idoso; Atividade física; Qualidade de vida.

ABSTRACT


Objective: demonstrate the importance of physical activity in senescence. A bibliographic review was carried out by the descriptive method, in which scientific articles in the Portuguese language, indexed in the scielo, pubmed, lilac, magazines, periodicals and collection of books at Nilton Lins University, will be evaluated. Results: 7 scientific articles were found, 5 of which were found to meet the inclusion criteria, 2 were excluded because they did not present scientific value and other works in the Nilton Lins University Library. Conclusion: We can state that recent studies show the benefits of supervised physical activity in the promotion of quality of life in the elderly population, providing a longer life expectancy.

Keywords: Elderly; Physical activity; Quality of life.

1 INTRODUÇÃO

O envelhecimento com qualidade de vida, traz benefícios tanto para a família, onde o idoso irá se manter ativo na velhice, como para as organizações governamentais e não governamentais, diminuindo custos financeiros.  Diante disso o tema do trabalho é o idoso, com delimitação do tema: Atividade Física: Uma ênfase para a terceira idade rumo à qualidade de vida, buscando através da problematização: A prática regular da atividade física pode proporcionar maior qualidade de vida 3° idade? Onde o objetivo geral é demonstrar a importância da atividade física na senescência, com objetivos específicos em analisar os benefícios fisiológicos adquiridos nas praticas recreativas, identificar os exercícios contra indicados para os idosos e descrever algumas doenças que afetam o idoso no seu sedentarismo. Estudos realizados pela OMS – Organização Mundial da Saúde (2007) indicam que a atividade física em geral, regular e controlada por profissionais da Educação Física, está associada diretamente a melhorias da saúde e condições físicas dos praticantes, reduzindo os níveis de ansiedade, stress e fortalecendo o sistema imunológico, tornando o organismo menos propicio a doenças. Com isso, justifica-se esse estudo numa revisão bibliográfica pelo método descritivo, em realizar um levantamento sobre os benefícios da atividade física na pratica clinica buscando as mais atualizadas evidencias sobre o tema.                                        Foi realizada uma revisão bibliográfica pelo método descritivo, na qual serão avaliados artigos científicos na língua portuguesa, indexados nas bases de dados scielo, pubmed, lilás, revistas, periódicos e acervo da universidade Nilton Lins. Após levantamento dos artigos, foi verificado se os trabalhos estavam de acordo com a revisão proposta. Os critérios de inclusão dos artigos foram: Questão investigada, Tipo de metodologia aplicada, com supervisão cardiovascular e idioma do texto (português). Foram excluídos os artigos que não se adequaram ao tema da pesquisa, outro idioma que não seja os citados e que apresentavam baixa integridade cientifica ou não indexados.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

2.1 ENVELHECIMENTO

O envelhecimento é um processo de diminuição orgânica e funcional, não decorrente de doença, que acontece inevitavelmente com o passar do tempo. (SANTOS, 2013, p. 15-20). O envelhecimento é considerado um fenômeno natural, mas que comumente denota-se um aumento na fragilidade e instabilidade, conseguinte da influencia dos agravos à saúde e do estilo de vida (MORELLI, 2013, p. 22-30).

Depreende-se por idosos indivíduos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos de idade (JESUS, 2005, p. 35). Nas ultimas décadas a população brasileira, vem passando por transformações tanto a nível demográfico, como aumento da expectativa de ida quanto na proporção de idosos. A relação desproporcional entre mortalidade e morbidade aumentou a perspectiva de vida da população idosa (IBGE., 2015).

Segundo o ultimo censo do IBGE (2015), o Brasil apresenta 23 milhões de pessoas idosas apresentando 11,8% da população brasileira. Aumentou a expectativa de vida para 74 anos, porém a inda entre as mulheres existem uma forte diferença (77,7 anos) e homens (70, 6 anos).

Os fatores como estilo de vida, condições sócio- econômicas e doenças crônicas são variações no processo de envelhecimento de uma pessoa idosa. (GORZONI, 2006, p. 42-50).

Alterações orgânicas, psicológicas e funcionais são fatores somatórios da senescência no envelhecimento normal, enquanto senilidade são afecções que acometem indivíduos idosos frequentes. (MACEDO, 2006 p. 22).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (198.8 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com