TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE EM ALFABETIZAÇÃO

Artigos Científicos: QUALIDADE EM ALFABETIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 2

Como podemos discutir “qualidade em alfabetização”, cuja configuração deste objeto não está definida com suficiente clareza.No Brasil esse tema e reincidente nas discussões e na produção cientifica da área educacional e decorre das inúmeras pesquisas, estudos e seminários. Fato é que já não seria mais necessário tal discussão sobre esse tema.

Um ponto fundamental esta fora das discussões no Brasil sobre “qualidade em alfabetização são elas propriedades, atributos e condições. É preciso ter clareza que propriedades, atributos e condições devem ser questionados. A avaliação sobre qualidade não é tarefa fácil, porque precisa ter um determinante, que diga que nível de domínio da leitura e escrita esse aluno deve ter para ser considerado alfabetizado.

“A leitura como atividade interativa no desenvolvimento social e crítico do aluno”(Pacheco, Flavio Tomaz)

Em países de Primeiro Mundo a grande dificuldade é a qualidade da alfabetização um número considerável de pessoas não possuem habilidades de leitura e escrita, ou seja, encontram dificuldades em fazer uso em situações sociais especificas, não sabem ler ou escrever textos acima de certo nível de dificuldades, mesmo estes tendo quase sempre concluído o Ensino Fundamental. O caso aqui em questão é a falta de qualidade do alfabetismo ou letramento e não da alfabetização.

Já em países de Terceiro Mundo as propriedades, atributos e condições não são as mesmas de lá. Neste caso o Brasil está incluso e é a falta de qualidade em alfabetização lembrando que: alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. Aqui em nosso país o problema é que todos aprendam a ler e escrever e que todos possam fazer uso ainda que apenas para escrever ou ler um simples bilhete.

Mas, essas pesquisas, seminários e estudos precisam levar em consideração a realidade em diferentes regiões sejam elas zonas rurais, zonas urbanas, interior agrícola ou grandes centros industrializados sem esquecer (sexo, cor, raça, etc) dessa criança o que beneficia uns e penaliza outros. Não levar em conta o contexto histórico, social, econômico, politico, cultural, educativo afirma Soares tem “como consequência a discriminação que acaba ocorrendo entre escolas que servem a classes sociais diferentes, ou a regiões diferentes, ou a grupos sociais diferentes”.

O que nos parece e que devemos ao menos refletir sobre a proposta de Soares, Magda que devemos buscar uma “ideologia” e uma “politica para a alfabetização da criança brasileira”. Talvez seja o que falta para uma qualidade em alfabetização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com