TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Economia Ambiental

Por:   •  21/10/2015  •  Exam  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Disciplina

Economia Ambiental

 Professor

Graziella Garcia

Aluno

Engenharia

Ambiental

Turma

Data

20/11/14

LISTA DE EXERCÍCIOS

QUESTÃO 01 – Segundo Bockstael et al. (1995), o objetivo imediato da modelagem econômica-ecológica é a representação das interações entre os ecossistemas e a atividade humana, ilustrando de que maneira as intervenções antrópicas modificam os ecossistemas e como diferentes configurações ecossistêmicas contribuem para o bem-estar humano.  Nesse sentido, quais seriam os requisitos necessários para modelagem econômica-ecológica? Não encontrei resposta.

QUESTÃO 02 – Segundo Daly e Cobby (1988), em cinco gerações, cada membro da última será um descendente de 16 pessoas de diferentes origens, o que dificulta alguém se preocupar e tomar alguma atitude em relação a deixar uma herança para descendentes futuros. Do ponto de vista econômico, qual é a limitação da proposta do desenvolvimento sustentável? Não encontrei resposta

QUESTÃO 03 – Explique como as contribuições de Georgescu-Roegen representam uma ruptura como paradigma dominante na Economia Neoclássica.

Georgescu-Roegen nunca usou a expressão "Economia Ecológica" e não fazia nenhuma militância ambientalista, mas suas contribuições representam a linha demarcatória entre o que pode ser considerado Economia Ecológica e as vertentes ambientais da Economia Neoclássica. Ambos, depleção de recursos e poluição são inevitáveis. Por isso, para a Economia Ecológica, uma questão central é a da escala da economia, ou seja, do tamanho dela frente ao ecossistema

O pensamento de Georgescu-Roegen representa uma revolução científica exatamente por ter saído do paradigma que delimita as fronteiras do processo econômico onde a circulação de mercadorias pode ser observada.

Georgescu-Roegen não era um reducionista, pois não acreditava que o todo é simplesmente a soma aditiva de suas partes. Atribuía a devida importância à emergência de propriedades num nível superior de integração que não são passíveis de ser explicadas pelos modos de ação de seus componentes tomados de maneira isolada. Na verdade, sua crítica à Economia Neoclássica trouxe à tona um debate mais amplo sobre a ciência clássica e a ciência moderna. Mostrou que a complexidade de macrossistemas biológicos ou sociais não pode ser compreendida com base numa epistemologia mecanicista. A Mecânica não distingue o passado do futuro, e não leva em conta as mudanças qualitativas e irreversíveis. A lei da Física que diferencia o passado do futuro e mostra a importância das mudanças qualitativas e irreversíveis no universo é a Lei da Entropia

QUESTÃO 04 – Na teoria dos recursos exauríveis (recursos não renováveis), para diferenciar os recursos economicamente aproveitáveis dos que estão apenas dispersos são utilizados os conceitos: reservas, recursos e recursos hipotéticos. Nesse contexto, diferencie esses conceitos.

A reserva mineral implica em algum tipo de medição física que tenha sido feita sobre o teor e quantidade de concentração mineral in situ e, além disso, que sua extração seja viável do ponto de vista tecnológico, hoje e num futuro próximo, e que possa ser realizada com lucro. O recurso, por sua vez, não apresenta o mesmo nível de detalhamento, embora sua existência seja conhecida. Já os recursos hipotéticos são todos os recursos conhecidos e não conhecidos, mas possíveis de existir numa determinada porção da crosta terrestre, e capazes de serem utilizados no futuro.

QUESTÃO 05 – A caixa de MacKelvey possibilita que se visualize a delimitação entre reserva, recurso e recursos hipotéticos, a partir de critérios tecnológicos e econômicos. Diferencie esses conceitos.

A caixa de Mackelvey é limitada, pois não incorpora questões ambientais e sociais que, na atualidade, adquirem importância crucial para determinação de uma reserva. Além disso, o critério do que é “economicamente viável”, via de regra, é distorcido por não incorporar o fluxo energético, pois, à medida que a extração aumenta, surge a necessidade de alcançar reservas de menor teor e/ou de mais difícil acesso, o que abre a possibilidade de energia requerida para isso ser superior à energia obtida a partir dessa extração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (166.6 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com