TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES PARA PROVA DE SOCIOLOGIA

Artigo: QUESTÕES PARA PROVA DE SOCIOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  3.242 Palavras (13 Páginas)  •  3.462 Visualizações

Página 1 de 13

QUESTÕES PARA A PROVA DE SOCIOLOGIA – II SEMESTRE

Serviço Social Unopar – Professor Sérgio – Agosto de 2013

1. Por que a Sociologia não existia nas sociedades pré-capitalistas?

Porque a sociedade não era um objeto de estudo. As pessoas moravam fora dos centros, eram pacatas, produção manufatureira, baseada em economia de subsistência e em trocas.

2. Por que a Sociologia é conhecida como a ciência da crise?

A sociologia é uma ciência que surge em meio à queda da sociedade feudal e a consolidação na nova civilização, a capitalista. Com uma história “nova”, onde o homem confronta-se com problemas inéditos, a sociologia vem com intuito de compreender a nova sociedade formada. Ela nasce após a revolução industrial. Junto com o crescimento cidades e a sociedade passa a ser objeto de estudo.

3. O que é Sociologia?

4. R= é a ciência da sociedade pela interação dos homens na sociedade é que estudo o ser humano nas suas diversas associações.

É a ciência da sociedade, que em sua unidade trás à tona, conteúdos e processos humanos por meio de associação em unidades concretas. É a interação dos homens na sociedade, estuda o ser humano nas suas diversas associações.

5. Comente sobre o surgimento da Sociologia na Europa e no Brasil.

A sociologia como disciplina científica surgiu no início do século XIX, como uma resposta acadêmica para o novo desafio da modernidade: o mundo estava se tornando cada vez menor e mais integrado, a consciência das pessoas sobre o mundo estava aumentando e dispersando. Os sociólogos não só esperavam entender o que mantinha os grupos sociais unidos, mas desenvolver um “antídoto” para a desintegração social.O termo foi cunhado por Auguste Comte, da palavra latinsocius (associação) e o grego lógus (estudo).

O surgimento da Sociologia no Brasil, também conhecida como Sociologia Brasileira, teve início a partir das décadas de 1920 e 1930, quando os estudiosos dessa área passaram a se dedicar a pesquisas que visavam construir um entendimento acerca da formação da sociedade brasileira analisando temáticas cruciais para essa compreensão. Assim, eles voltaram-se para estudos referentes a escravatura e a abolição, estudos sobre índios e negros e o êxodo dessas populações, e mesmo analises sobre o processo de colonização.A compreensão desses assuntos mostrou-se realmente uma vez que se buscava compreender a formação da sociedade brasileira. Isso porque a formação da população brasileira, das relações de trabalho e da consciência e cidadania, passava inevitavelmente pela compreensão destas temáticas.

6. Fale sobre o método positivista.

Para Comte, o Positivismo é uma doutrina filosófica, sociológica e política. Surgiu como desenvolvimento sociológico do Iluminismo, das crises social e moral do fim da Idade Média e do nascimento da sociedade industrial - processos que tiveram como grande marco a Revolução Francesa (1789-1799). Em linhas gerais, ele propõe à existência humana valores completamente humanos, afastando radicalmente a teologia e a metafísica (embora incorporando-as em uma filosofia da história). Assim, o Positivismo associa uma interpretação das ciências e uma classificação do conhecimento a uma éticahumana radical, desenvolvida na segunda fase da carreira de Comte.É uma ciencia que conslida a ordem pública – Ordem e Progresso.

7. Comente o núcleo da Filosofia de Comte.

O núcleo da filosofia de Comte se baseia na idéia de que a sociedade só pode ser convenientemente reorganizada através de uma completa reforma intelectual do homem. Com isso, distintingue-se de outros filósofos de sua época como Saint-Simon e Fourier, preocupados também com a reforma das instituições, mas que prescreviam modos mais diretos para efetivá-la. Enquanto esses pensadores pregavam a ação prática imediata, Comte achava que antes disso seria necessário fornecer aos homens novos hábitos de pensar de acordo com o esta¬do das ciências de seu tempo. Por essa razão, o sistema comteano estruturou-se em torno de três temas básicos. Em primeiro lugar, uma filosofia da história com o objetivo de mostrar as razões pelas quais uma certa maneira de pensar (chamada por ele filosofia positiva ou pensamento positivo) deve imperar entre os homens. Em segundo lugar, uma fundamentação e classificação das ciências baseadas na filosofia positiva. Finalmente, uma sociologia que, deter¬minando a estrutura e os processos de modificação da sociedade permitisse a reforma prática das instituições. A esse deve-se acrescentar a forma religiosa assumida pelo plano de renovação social, proposto por Comte nos seus últimos anos de vida.

8. Diferencie positivismo Ortodoxo e Heterodoxo.

Os adeptos do Positivismo se dividiram em dois grupos opostos: Um Ortodoxo que seguia Comte em sua fase religiosa e outro Heterodoxo que se manteve fiel aos primeiros estudos científicos e filosóficos de A. Comte.

9. O que são fatos sociais?

Fatos sociais são “coisas”. Com essa afirmação, Durkheim se refere a qualquer “coisa”, própria da sociedade a que pertence um indivíduo, capaz de exercer algum tipo de coerção sobre ele, Isso significa que o fato social é independente e exterior ao indivíduo, e é capaz de condicionar ou mesmo determinar suas ações.

10. Quais as características dos Fatos Sociais?

Os fatos sociais podem, assim, ser definidos por três princípios básicos:

• a coercitividade, ou força que exercem sobre os indivíduos, obrigando-os, através do constrangimento, a se conformar com as regras, normas e valores vigentes;

• a exterioridade, ou fato de serem padrões exteriores aos indivíduos e independentes de sua consciência;

• a generalidade, ou fato de serem coletivos e permearem toda a sociedade sobre a qual atuam.

11. Por que o nome Funcionalismo?

Funcionalismo (do Latim fungere, ‘desempenhar’) é um ramo da antropologia e das ciências sociais que procura explicar aspectos da sociedade em termos de funções realizadas por instituições e suas conseqüências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com