TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova de Sociologia

Por:   •  3/12/2021  •  Ensaio  •  1.900 Palavras (8 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO - UNIFSA[pic 1]

,PRÓ-REITORIA DE ENSINO

NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO - NUAPE

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS

PROFESSOR: LUIZ VIEIRA DE LIMA

                 ALUNO (A)  ARTUR ARAÚJO DE ALMEIDA

                Nome do aluno (a) completo e legível

       TURMAS: 22T1A/22T2A/22T3A/22T4A                             DATA: 28-09-2021

                                     1ª  AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO

1. Esta atividade contém 01 questão discursiva e 05 objetivas que contemplam os conteúdos e habilidades da unidade 1 da nossa disciplina e terá um valor total de 10 pontos.

2. Verifique a data ou período de acesso a essa atividade e resolução das questões, para não perder o prazo.

3. Leia com atenção cada item desse instrumento avaliativo, observe as instruções para respostas das questões objetivas (marque apenas uma resposta por questão)

4. Responda cada questão discursiva em no mínimo 08 linhas e no máximo 12 linhas, com posicionamentos fundamentados no material didático disponibilizado na sala de aula do AVA e nas discussões nos momentos síncronos, respeitando a organização de parágrafos, correção gramatical, ideias logicamente encadeadas, reflexão crítica, leitura e interpretação.

5. Você terá para responder às questões objetivas e discursivas no horário da nossa aula ou conforme instrução definida na especificidade desse instrumento avaliativo.

6. Quando terminar, envie sua avaliação no espaço indicado na própria ferramenta disponibilizada para essa atividade e aguarde a correção, resultado e feedback pelo professor responsável.

7. A avaliação estará disponível na Plataforma Blackboard, a partir do horário da aula da data marcada, e permanecerá acessível por 24 horas.

QUESTÃO 1 (valor: 1,6)

Renascimento foi um movimento cultural, econômico e político, surgido na Itália no século XIV e se estendeu até o século XVII por toda a Europa. Inspirado nos valores da Antiguidade Clássica e gerado pelas modificações econômicas, o Renascimento reformulou a vida medieval, e deu início à Idade Moderna.

Os itens abaixo apresentam as características do Renascimento. Alguns são “certos” e outros “errados”, identifique-os.

(   CERTO  ) o teocentrismo medieval foi recusado. Em seu lugar, os humanistas propunham o antropocentrismo, isto é o homem no centro de tudo. Consequentemente os intelectuais , artistas e cientistas do renascimento foram agnósticos e ateus.

(   CERTO  ) o experimentalismo foi valorizado. Próprio de uma visão de mundo que acreditava em explicações racionais. Os renascentistas queriam o conhecimento e acreditavam na capacidade humana de atingir as verdades.

(   CERTO  ) coerente com a visão racionalista de mundo, os renascentistas não aceitavam a realidade medieval. Sem serem ateus os renascentistas, os humanistas criticavam o clero.

(   CERTO  ) ao contrário da medievalidade, que condenava qualquer forma de prazer, o humanismo renascentista era hedonista. A busca do prazer era uma das metas humanas, assim com pensavam os antigos.

(  ERRADO   ) houve uma dessacralização das artes. Isso pode ser demonstrado pela valorização do corpo humano – com uso frequente do nu.

JUSTIFICATIVA:

Em muitos setores significativos, mudou apreciavelmente o tom e a substância do discurso sociológico sobre o passado, o presente e o futuro da cultura em geral, sobre as instituições, o conteúdo das aspirações e relações individuais, e também sobre a matéria e a organização da ciência, da tecnologia e da epistemologia. Primeiro, é necessário identificar os domínios específicos nos quais as alegações pós-modernas diferem das noções dominantes da representação moderna da sociedade e da ciência. Finalmente, propor-se-á aqui uma alternativa à análise pós-moderna, uma alternativa que depende de características básicas do pensamento moderno e que, entretanto, incorpora eventos que transformaram inegavelmente o homem, a máquina, o material e a epistemologia nas últimas décadas e que, desse modo, redesenha o mapa da modernidade especificando as componentes e os modos de interação e extensão alternativos. Essa hipótese pode ser vista como uma ponte entre a modernidade clássica e a pós-modernidade, e também como um desvio em relação a estas.
Essa linha de pensamento pode ser, por ora, grosseiramente rotulada de «pós-pós-modernidade». O lugar central atribuído aqui ao conhecimento e à epistemologia não é despropositado, em vista de sua primazia no fluxo da ação hodierna.

OBS: JUSTIFIQUE OS ITENS CONSIDERADOS ERRADOS.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A) E – E – C – C – C

B) C – E – C – C – E

C) C – C – E – E – C

D) E – C – C – C – E

E) E – C – C – C – C  

QUESTÃO 2 -  (valor: 1,6)

O mercantilismo foi a política econômica predominante no estado moderno. Analise as alternativas abaixo e marque a única que não é uma característica do mercantilismo.

A) Havia uma preocupação, quase onipresente, com o acúmulo de metais preciosos. Quanto maior o acúmulo desses metais, mais poderoso seria o país.

B) Os países de política econômica mercantilistas eram fechados, protecionistas e contrários ao livre comércio.

C) O chamado “pacto” colonial era uma das manifestações da política mercantilista, pois implicava em monopólio da metrópole sobre a colônia.

D) O mercantilismo foi uma doutrina econômica defensora da não intervenção do Estado na economia.

E) O estímulo à expansão marítima e colonial e o estabelecimento de monopólios caracterizam as políticas mercantilistas.

QUESTÃO 3 -  (valor: 1,6)

A partir de 1760 teve início na Inglaterra um processo de intenso desenvolvimento das forças produtivas, que viria a ser conhecida como “Revolução Industrial”.  Sobre esse tema, analise os itens abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (167.8 Kb)   docx (43.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com