TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova de Sociologia

Por:   •  23/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

Sociologia – Prova I

Aluno(a) 1: Ana Laura Rodrigues de Aguiar Xavier

Aluno(a) 2:

Respostas:

Questão 1)

  • Èmile Durkheim foi um dos primeiros sociólogos, ele é considerado por muitos um dos pais da Sociologia. O sociólogo sofreu grandes influências do positivismo de Augusto Comte, sendo assim, ele define a sociologia como um objeto de estudo. Segundo Durkheim, para estudar uma sociedade, deve-se entender os fatos sociais.

        Fatos sociais são instrumentos sociais e culturais que moldam as ações do indivíduo. De acordo com o sociólogo esses fatos são anteriores às ações individuais, ou seja, a sociedade molda a ação do indivíduo e independe dela. A sociedade age de forma coletiva, através da solidariedade mecânica e orgânica.

        A solidariedade mecânica está ligada a consciência coletiva, ela se caracteriza por ser uma sociedade mais simples, em que o indivíduo se considera parte da sociedade como um todo. Já a solidariedade orgânica é uma sociedade moderna, que através da divisão social do trabalho, temos vontades individuais que formam o todo da sociedade.

  • Karl Marx viveu na época da Revolução Industrial e procurava compreender e criticar o capitalismo, tendo em vista que segundo o pensador as principais mudanças do mundo moderno estavam atreladas a esse sistema econômico. Para ele existem 2 elementos principais em uma empresa capitalista: o capital (qualquer bem) e a mão de obra assalariada (trabalhadores).Segundo Marx quem detém o capital é a classe dominante e os trabalhadores formam a classe operária, sendo que essas classes possuem uma relação de exploração .

        O pensamento de Karl Marx estava embasado na concepção materialista da história. Essa concepção diz basicamente que as mudanças sociais são influenciadas primeiramente pela economia e não pela ação humana. Marx destacou que na progressão de estágios históricos, um modelo que se destaca contradiz o modelo anterior na economia. Sendo assim, Marx pensava que o sistema que iria se opor ao capitalismo seria um sistema sem classe social em que o poder econômico se encontraria sob a propriedade comunal.

  • O estudo de Marx e Durkheim se diferenciam bastante devido ao foco dado para a sociedade. Enquanto Durkheim esteve focado em analisar a vida em sociedade e os efeitos da sociedade no indivíduo, Marx estava preocupado em analisar as relações entre classes e as mudanças econômicas de sua época.
  • Os pensamentos desses dois sociólogos se assemelham, quanto ao objeto de estudo: a sociedade e como ela afeta os indivíduos e suas ações, mesmo tendo focos diferentes.

QUESTÃO 2)

        Segundo a legislação, é obrigatório que haja um responsável técnico para cada construção civil realizada no país. No entanto, é notório que grande parte da população habita em casas construídas fora desse parâmetro da lei. Tal fato gera inúmeros problemas para a obra, sendo que sem a análise profissional, podem haver várias falhas na construção, podendo fazer com que a construção venha a cair, ou esteja alocada em um lugar improprio (como encostas), ou até não possua recursos básicos, como luz, esgoto e água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com