TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVISÃO PARA PROVA DE SOCIOLOGIA

Por:   •  17/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 3
  1. CONCEITUE SOCIOLOGIA ENQUANTO CIÊNCIA

A Sociologia sendo estudiosa das relações entre os indivíduos, é uma ciência que surgiu através da psicologia. Ela vai apropriar-se de uma problemática social, que se tornará objeto de estudo, onde os estudiosos encontraram soluções para os problemas levantados, ou seja, a sociologia estuda o homem e o meio humano e seus conflitos sociais, desta forma a sociologia é o estudo e o conhecimento objetivo da realidade social. Segundo Durkheim a sociologia tem por finalidade não só explicar a sociedade como também encontrar soluções para a vida social.

  1. DESCREVA DE FORMA NARRATIVA EM QUE CONTEXTO HISTORICO A SOCIOLOGIA GANHOU REPERCUSSÃO COMO CIÊNCIA.

O surgimento da sociologia se constituiu com a necessidade de resolver os conflitos existentes na sociedade entre o século XVIII e XIX, com a desagregação da sociedade feudal, com a consolidação da sociedade burguesa. Foi quando as crises começaram a acontecer, crises em todos os aspectos, econômicos, científicos, tecnológicos, políticos e principalmente social, acontecimentos como: a Revolução Industrial, que trouxe consigo as conseqüências dos avanços de uma sociedade. Aumento da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, da criminalidade, da violência, das doenças etc... Na busca de melhorar as condições da população, aparecem as preocupações de estruturar uma ciência que explique as relações sociais e que pretenda fazer deste conhecimento um instrumento de ação.

  1. A SOCIOLOGIA UTILIZA COMO OBJETO DE ESTUDO OS PROBLEMAS SOCIAIS SURGIDOS EM UM DETERMINADO CONTEXTO. DESCREVA ALGUNS DESSES PROBLEMAS SOCIAIS QUE SUBSIDIARAM O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA.

Os dilemas enfrentados pela sociedade como: o paradoxo entre a riqueza e miséria, a desagregação da sociedade feudal, a consolidação da sociedade burguesa, crises econômicas, cientificas, tecnológicas, políticas, a Revolução industrial, a introdução das maquinas a vapor, destruição do trabalho próprio, da mão de obra, desemprego, crianças no campo de trabalho e sobrecarregados, formação dos sindicatos, a Revolução Francesa, reivindicações dos direitos trabalhistas, dos direitos civis, políticos etc, levaram a necessidade de estudos para a melhoria do caos em que a sociedade se tornou meio a tantos acontecimentos.

OBS: a nº 3 está bem parecida com a 2 por causa da relação entre as perguntas. O que você acha?

  1. SENDO DURKHEIM O PAI DA SOCIOLOGIA, QUAIS OS PRINCIPIOS DEFENDIDOS POR ELE PARA TORNAR A SOCIOLOGIA, UMA CIÊNCIA VALORATIVA DE CONHECIMENTO.

Enfatiza a necessidade de o pesquisador manter uma postura de neutralidade diante dos objetos estudados.

Ressalta que o observador deve deixar de lado os sentimentos e valores pessoais em relação a acontecimentos a serem estudados.

Nega qualquer envolvimento afetivo do pesquisador com o objeto pesquisado.

Aconselha que os objetos sejam vistos como coisas.

observa que os fenômenos sempre devem ser observados dentro de uma visão coletiva. As atividades individuais não interessam à sociologia. A sociologia trata dos fatos realizados por toda a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (114.3 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com