TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES: PROCESSOS E CADEIAS DE VALOR

Dissertações: QUESTÕES: PROCESSOS E CADEIAS DE VALOR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  1.898 Palavras (8 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 8

QUESTÕES: PROCESSOS E CADEIAS DE VALOR

Rio de Janeiro

2012

Questões para Revisão

1 – Explique a diferença entre a visão funcional de funções ou áreas e a de processos empresariais.

Uma empresa pautada em uma gestão tradicional trabalha dividindo-se em funções básicas, como: produção, finanças, marketing, vendas. Cada um destes setores possui objetivos próprios, separados uns dos outros, e o diálogo ocorre pontualmente, ou seja, é um método hierárquico (vertical), no qual os setores são especialistas nas suas funções e desconhecem o que ocorre nas outras áreas da empresa. Já uma empresa que trabalha com processos empresariais deve estruturar-se de maneira oposta e ter um objetivo comum: atender a um tipo de cliente ou mercado, em outras palavras, seus funcionários não podem separar-se em setores e pensar seu trabalho voltado para este, pois seu objetivo deve ser o mesmo que os outros funcionários: o processo de produção que levará o produto até o cliente; e este processo não pode ser fragmentado, sim sequencial, no qual todos colaboram para o crescimento da empresa, não havendo a estrutura vertical que delimita responsabilidades especificas a cada funcionário e, assim, o próprio potencial deste.

2 – Explique o conceito de processo.

Processo é a um grupo de atividades focadas em resultar em um produto especifico para determinado cliente ou mercado. Estas atividades são ordenadas em uma sequência linear (inicio, meio e fim), não podendo haver separação em setores, visto que estes interrompem este fluxo e causam o desconhecimento do processo produtivo. Trabalhar com processos significa dar importância para custos, prazos, qualidade e, principalmente, a satisfação de seu público alvo. Desta forma busca-se sempre melhorar a realização do trabalho.

3 – Explique a necessidade de dar nomes aos processos.

Dar nome aos processos possibilita a identificação de seu estado (início, término), individualizando-o e personalizando-o.

4 – Indique os principais critérios de avaliação dos processos.

Os principais critérios de avaliação dos processos são: utilidade, coerência, variabilidade, ausência de defeitos, custos, prazos, qualidade do produto, satisfação do cliente e resultados alcançados. E atendem ao propósito de analisar o valor da inovação e definir programas para continua melhora do processo.

5 – Por que razão a satisfação do cliente é o principal critério de avaliação?

Segundo o texto, o cliente é o “arbitro final do projeto, do processo e do desempenho” (p. 159). O valor produzido pela empresa será adquirido por ele que avaliará se suas necessidades foram atendidas com aquele produto. Desta forma, uma empresa que não pensa nos interesses deste consumidor não os alcançará e obterá maus resultados.

6 – Explique a reengenharia de processos.

A reengenharia de processo pode ser explicada através de algumas palavras: reconstrução e reestruturação. Através dela tenciona-se criar um processo inteiramente novo, visto que não adianta apenas melhorar o processo já utilizado pelas empresas, deve-se desconstruí-lo. Ela é um “reprojeto” dos processos de trabalho, visando “reduzir a enorme distância entre a velocidade das mudanças ambientais e o andar vagaroso das organizações” (p.169).

7 – Quais são as características principais da reengenharia de processos?

A reengenharia de processos é pautada nos processos empresariais. Ela vai ao encontro dessa forma de organizar uma empresa. Ela propõe a redução ao essencial (fazer mais com menos), cortando excessos; a renovação da estrutura; a destruição dos padrões antigos para adoção de medidas novas; e foca o processo e não as tarefas fragmentadas.

8 – Explique as consequências da reengenharia de processos.

A reengenharia de processos altera toda a estrutura de uma empresa, fazendo com que o antigo desapareça. Os departamentos cedem lugar a equipes voltadas para os processos e os clientes. A estrutura hierárquica torna-se horizontal, flexível e descentralizada. Os setores fragmentados, com atividades rotineiras passam ao trabalho em equipe, com trabalhos variados instigando à solidariedade, à autonomia, à liberdade criativa, à responsabilidade. Os treinamentos passam à educação integral, enfatizando habilidades e competências. O desempenho é avaliado através dos resultados, e contribuições. Os gerentes passam a ser lideres, devendo instigar a equipe e não subordina-la, deixando de supervisionar para orientar e educar. Desta forma, percebemos a implantação da gestão por processos através da reengenharia de processos.

9 – Mostre a composição de uma equipe de processos e suas características.

Uma equipe de processos é composta por: líder, proprietário de processos e uma equipe de reengenharia. Sendo o líder quem autoriza, coordena e motiva o grupo de reengenharia; providencia recursos; analisa o desenvolvimento destas equipes e acompanha seus resultados. O proprietário de processos é o gerente responsável por um processo específico e pelo esforço voltado para este; precisa estar apto a tomar decisões, pois é o responsável pelo sucesso ou fracasso deste processo. A equipe deve dedicar-se à reengenharia de um processo especifico; ela diagnostica e supervisiona o processo existente.

10 – Explique os processos-chave mais comuns nas empresas.

Os processos-chave são aqueles de maior impacto sobre o cliente, sobre o custo dos produtos e serviços, sobre as pessoas da organização, sobre a tecnologia e sobre a empresa. Quanto menos etapas de processos básicos, mais genéricos eles se tornam, aumentando a possibilidade de aglutina-los, por outro lado, isso diminui a compreensão destes.

11 – Quais são os principais critérios de identificação dos processos a serem reengendrados?

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com