TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUINTESSÊNCIA

Exames: QUINTESSÊNCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  2.029 Palavras (9 Páginas)  •  1.376 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GESTÃO HOSPITALAR

RUTE MARIA MARTINS CAPRA

QUINTESSÊNCIA

Jahu

2012

RUTE MARIA MARTINS CAPRA

QUINTESSÊNCIA

Trabalho apresentado ao Curso Gestão Hospitalar da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Comportamento Organizacional;Gestão de Pessoas e Introdução a Economia; Processos Administrativos

Orientadores: Profes. Elisete Alice Zampronio de Oliveira; Monica Maria Silva; Wilson Salvalagio e Dirceu Casa Grande Junior

Jahu

2012

SUMÁRIO

1. PRIMEIRO DESAFIO 3

2. SEGUNDO DESAFIO 4

3. TERCEIRO DESAFIO 5

4. QUARTO DESAFIO 8

5. CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1. PRIMEIRO DESAFIO

As organizações empresariais de um modo geral, se constituem invariavelmente de elementos formais e de elementos informais. Entre os elementos formais podemos destacar Missão, os Valores e as Necessidades de Organizações/empresas como estas a “Quintessência”. A partir dessas informações, identifique e descreva quais são os aspectos formais que integram uma organização/empresa desse tipo, com esse porte e com as características descritas tomando como ponto de partida, a própria Quintessência e as informações descritas no case.

Em seguida, explique como a empresa funciona do ponto de vista de sua forma e operacionalização, considerando para isso as seguintes questões: quais são os recursos de entrada que “Quintessência” utiliza para realizar suas atividades? Que tipos de processos, tarefas e atividades estão presentes na atividade da organização/empresa? Quais os objetivos que uma empresa como a “Quintessência” busca atingir e quais são os resultados esperados?

Os aspectos formais que integram a organização da empresa Quintessência são:

a) Missão: Oferecer produtos e serviços desenvolvidos com dedicação, ética e responsabilidade social, que permitam maior lucratividade e um crescimento sustentável, proporcionando uma melhor qualidade de vida de seus clientes e colaboradores;

b) Visão: Alcançar a liderança no mercado de manipulação de medicamentos na cidade onde atua através da qualidade de seus produtos e serviços.

c) Valores: Eficácia, Qualidade, confiabilidade, competência, atuação ética, humanização e responsabilidade social.

Após 22 anos de atuação no mercado farmacêutico, buscando atender todas ou quase todas as demandas de medicamentos homeopáticos e alopáticos a empresa Quintessência possui hoje: cinco lojas; um laboratório para manipulação homeopáticos; um laboratório para medicamentos alopáticos; uma equipe com cerca de 100 funcionários dentre eles 15 farmacêuticos.

Devido à necessidade de estruturar melhor a capacitação de seus colaboradores os sócios da Quintessência investiram na criação do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC-Q) e um Centro de Treinamento (CTQ).

Como o seu mercado de trabalho vem se tornando cada vez mais volátil o grande desafio da Quintessência é manter a boa qualidade do atendimento englobando produtos e serviços buscando a diferenciação dentro do seu campo de atuação, ofertando aos seus clientes medicamentos homeopáticos, alopáticos, fitoterápicos, orto-moleculares, florais e cosméticos; assistência farmacêutica; projetos de responsabilidade social e ambiental; diversos canais de atendimento (internet, telefone, fax e lojas); entregas em domicilio e via sedex para todo o Brasil, assim como plantões aos domingos e feriados.

O publico alvo da Quintessência engloba os profissionais da saúde, consumidores individuais e empresas conveniadas.

2. SEGUNDO DESAFIO

De acordo com dados da Associação Nacional de Farmaceuticos Magistrais (ANFARMAG), o Brasil já é o maior mercado mundial de farmacias de manipulação. São 7 mil estabelecimentos do gênero no pais, com um crescimento de 40% entre os anos de 2002 e 2007, gerando 80.000 empregos diretos, responsáveis por um faturamento anual de R$ 1,5 bilhão resultantes da manipulação de aproximadamente 3 milhões de receitas ao ano.

Podemos observar que existe um mercado bastante promissor neste segmento. Considerando a informação que de 2002 a 2007 os estabelecimentos deste gênero cresceram 40% no Brasil, para esta empresa em particular ainda há espaço para crescimento no mercado em que ela está inserida? As ações tomadas pela empresa representam aumento de custo. Ainda assim é possível crescer no mercado e aumentar ou manter a margem? As ações tomadas permitem isto ou provocarão diminuição da margem?

Com base no texto faça sua argumentação justificando-a.

Mesmo o Brasil se tornando o maior mercado mundial de farmácias de manipulação, a procura por medicamentos manipulados ainda é pequena, representa em torno de 8% a 10% de todo medicamento vendido no País, o que, segundo o Dr. Hugo Guedes “o medicamento manipulado caminha para expansão em nichos que compreendem crianças e idosos, principalmente com anti-hipertensivos – produtos que não oferecem dosagem especifica para esse publico e com as drogas órfãs. A industria tem uma formula padrão e produz milhões daquela formula, por outro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com