TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a distinção entre ética e moral?

Por:   •  7/4/2015  •  Abstract  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 2

Qual a distinção entre ética e moral?

Ética é um conjunto de conceitos que existem para orientar as ações entre indivíduos, se referindo a algo mais particular de cada ser para com os outros. Moral tem uma amplitude maior, sendo assim espécies de regras sociais que variam de acordo com sua cultura.

O que é necessário considerar para a formulação de juízos éticos? Explique

O principal necessário para o juízo ético é o ponto de vista imparcial do caso analisado. O que diferencia o juízo moral do juízo ético é justamente isso: no juízo ético, além da análise em relação à sociedade em que se encontra, deve-se dar atenção, também, para o que pode ser considerado justo para a convivência.

Qual a relação entre Ética e Felicidade para Aristóteles?

Para Aristóteles a felicidade reside em uma união espiritual e material, onde o homem pode sentir-se dono de si mesmo. A felicidade acaba sendo a prática da virtude, do pensar, de exercer a sabedoria humana.

Discorra sobre o imperativo categórico e o agir por dever como fundamentos da ética kantiana:

A ética kantiana tem como imperativo categórico um único conceito: o da ética universalista. Neste conceito, tem-se que os atos devem ser vistos por uma lei universal, em que os mesmo seriam considerados justos e éticos de forma universal e não de acordo com alguma sociedade especifica.

Que critérios podem ser utilizados para fundamentar nossas escolhas considerando a teoria ética utilitarista?

O principal critério da ética utilitarista é buscar o maior quantidade de felicidade no final.

Quais as principais críticas elaboradas por Nietzsche e Foucault à moral?

A critica de Nietzsche é em relação a generalização pois conceitos de “bom” variam. Para Foucault o código moral de uma certa sociedade se relaciona como os indivíduos agem entre si levando o código em consideração ou não

Como a ética da alteridade de Emmanuel Levinas apresenta a responsabilidade para com o outro, considerando a radicalidade da diferença?

O conceito da ética da alteridade de Emmanuel Levinas leva em consideração de que possuímos um “rosto”, o qual é notado e levado em consideração perante as atitudes tomadas. Às vezes tais rostos de determinados indivíduos são invisíveis para outros, não sendo considerados nos atos tomados, as vezes sendo “não-éticos”.

Em que consiste o princípio de responsabilidade de Hans Jonas?

É uma reformulação do imperativo kantiano adequado para os dias atuais, ele relaciona a responsabilidade com a ética, considerando ações capazes de garantir a “permanência de uma vida autenticamente humana sobre a terra” sejam as mais valiosas e o objetivo a ser alcançado. Assim, sem espera de reciprocidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com