TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a qualidade?

Relatório de pesquisa: Qual é a qualidade?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.810 Palavras (12 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO 4

O que é qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo? 5

O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução? 6

Quais foram os principais “gurus” da Qualidade? 7

Quais são os oito princípios da Gestão da Qualidade? Explicar 7

CICLO PDCA 9

O que é TQM e como o Ciclo PDCA contribui para uma melhor gestão em TQM?. 9

Controle da Qualidade On-Line 10

Ferramentas da Qualidade, quais as mais importantes identificadas pela equipe?. 11

Processos de Melhoria Contínua 11

CONCLUSÃO 13

Referências Bibliográficas 14

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo retratar a importância da Gestão de Projetos na administração das empresas apresentando as necessidades mais evidentes na execução de um projeto, devemos ter idéias, produtos, clientes, localização e pessoas envolvidas. Um projeto deve ter objetivo claro e só assim chegará ao final do projeto com sucesso.

O que é qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?

Qualidade tem a ver, primordialmente, com o processo pelo qual os produtos ou serviços são materializados. Se o processo for bem realizado, um bom produto final virá naturalmente. A qualidade reside no que se faz, aliás em tudo o que se faz e não apenas no que se tem como consequência disso. Ou, em outras palavras, todos os processos de uma determinada atividade são importantes; se os processos forem desenvolvidos com qualidade, o produto final terá qualidade.

Qualidade é a adequação ao uso de processos e técnicas que garante a fabricação de produtos ou serviços gerando satisfação aos clientes e lucros para as empresas. Ex: Produto bem elaborado sem retrabalhos. Se perguntarmos a várias pessoas leigas“O que é Qualidade?”, provavelmente receberemos várias respostas diferentes. A Qualidade está ligada a sentimentos subjetivos que refletem as necessidades internas de cada um. Muitas pessoas avaliam a Qualidade pela aparência, outras se voltam à qualidade do material com que é feito o produto, outras ainda, avaliam a Qualidade de alguma coisa pelo preço. Existem várias dimensões da Qualidade. A Qualidade Total é muito abrangente e se dedica a estudar a satisfação dos clientes. O conceito de cliente deve ser estendido ao ponto de todos, numa organização serem considerados clientes. São os clientes externos (todos que entram em contato com a organização e que não é parte integrante da mesma) e os clientes internos (todos os funcionários e setores da organização). Dessa forma são avaliadas as relações dos diversos departamentos de uma organização e as relações desta com a sociedade como um todo. Qualidade é a condição necessária de aptidão para o fim a que se destina. A evolução do sistema, pela capacidade de progredir com base em seus erros; os vários elementos, organizadamente interagindo, caracterizam a multiplicidade da qualidade de produtos e serviços, cuja adequação final ao uso depende de todos e cada um dos itens que o compõem. O conceito de qualidade alterou a estrutura dos sistemas de produção, fazendo com que ocorressem contrastes entre os sistemas tradicionais e os sistemas gerados pelo novo conceito de qualidade.

O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução?

Para garantir a qualidade, as empresas prestadoras de serviços precisam atender ás exigências e especificações relativas à forma de produção dos produtos e serviços. A essa forma de produzir que atende a requisitos de garantia da qualidade chamamos de Sistema de Gestão da Qualidade. Existem diversas formas de desenvolver o sistema de gestão de uma empresa. Desde a artesanal, em que o dono do negócio toma conta de todas as atividades executadas pelos profissionais da equipe, incluindo a entrega do produto ou serviço ao cliente, até a forma mais complexa, em que todas as fases do trabalho são planejadas a partir das orientações da administração superior da empresa. Quando uma organização institui o seu sistema de gestão está estabelecendo, portanto, uma forma de administração adequada ao porte da empresa, ao tipo de produto ou serviço oferecido, ás características das pessoas que compõem a equipe de trabalho. A norma NBR ISSO 9000:2000 é clara quando diz que o sistema de gestão da qualidade estabelece a política e os objetivos da qualidade, bem como as diretrizes que vão possibilitar à empresa atingir tais objetivos. Esse sistema pode ajudar as organizações a aumentar a satisfação do cliente. A política da qualidade fornece a diretriz para estabelecer e analisar criticamente os objetivos da qualidade, que, por sua vez, precisam ser coerentes com a logística da política geral da organização. O cumprimento dos objetivos da qualidade pode ter um impacto positivo na qualidade final do produto, na eficácia operacional e no desempenho financeiro da empresa, conduzindo, assim, à satisfação e confiança dos clientes. Modelo evolução O Japão inicia, então, sua revolução gerencial silenciosa, que se contrapõe, em estilo, mas ocorre paralelamente, à revolução tecnológica “barulhenta” do Ocidente e chega a se confundir com uma revolução cultural. Essa mudança silenciosa de postura gerencial proporcionou ao Japão o sucesso de que desfruta até hoje como potência mundial. O período pós-guerra trouxe ainda dimensões novas ao planejamento das empresas. Em virtude da incompatibilidade entre seus produtos e as necessidades do mercado, passaram a adotar um planejamento estratégico, porque caracterizava uma preocupação com o ambiente externo às empresas.

A crise dos anos 70 trouxe à tona a importância da disseminação de informações. Variáveis informacionais, sócio-culturais e políticas passaram a ser fundamentais e começaram a determinar uma mudança no estilo gerencial. Na década de 80, o planejamento estratégico se consolida como condição necessária, mas não suficiente se não estiver atrelado às novas técnicas de gestão estratégica. A gestão estratégica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com