TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidades Início Conceitos

Tese: Qualidades Início Conceitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  Tese  •  3.526 Palavras (15 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 15

Índice

Conceitos Inicias sobre Qualidade 5

O que significa qualidade? 5

Como seu conceito se alterou ao longo do tempo? 5

O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução? 5

As Eras da qualidade 6

1. Era da inspeção: Anos 20 6

2. Era do controle estatístico: Anos 30 e 40 6

3. Era da qualidade total: Anos 50 6

4. Era da qualidade total: A partir dos anos 80 7

Os gurus da qualidade: 7

William Edwards Deming (1900-1993) 7

Walter Shewhart (1891-1967) 7

Joseph M. Juran 8

Philip B. Crosby 8

Armand V. Feigenbaum 8

Kaoru Ishikawa 9

Quais são os oito princípios da Gestão da Qualidade? 10

Foco no cliente 10

Liderança 10

Envolvimento das pessoas 10

Abordagem de processo 10

Abordagem sistêmica para a gestão 10

Melhoria contínua 11

Abordagem com base em dados para a tomada de decisão 11

Relações de fornecimento mutuamente proveitosas 11

Quadro 1 – Ciclo PDCA 12

CICLO PDCA 12

O que é TQM e como o Ciclo PDCA contribui para uma melhor gestão em TQM? 13

Quadro 2 – Ferramentas de Planejamento da Qualidade 14

Ferramentas da Qualidade mais importante identificadas pela equipe 16

Gráfico de Pareto 16

PDCA 17

Diagrama de Causa e Efeito 18

Por que o Processo de Melhoria Contínua deve ser constante? 20

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 22

Conceitos Inicias sobre Qualidade

O que significa qualidade?

Qualidade é a adequação ao uso, é a conformidade às exigências esta é a definição técnica estabelecida pelo ISO – INTERNATIONAL STANDARDIZATION ORGANIZATION, situado na Suíça e responsável pelas normas de Qualidade, em diversos setores, no mundo inteiro. Qualidade tem a ver, primordialmente, com o processo pelo qual os produtos ou serviços são materializados. Se o processo for bem realizado, um bom produto final advirá naturalmente. Todos os processos de uma determinada atividade são importantes; se os processos forem desenvolvidos com qualidade, o produto final terá qualidade.

A Qualidade está ligada a sentimentos subjetivos que refletem as necessidades internas de cada um. Muitas pessoas avaliam a qualidade pela aparência; outras se voltam à qualidade do material com que é feito o produto, outras, ainda avaliam a qualidade de alguma coisa pelo preço. Existem várias dimensões da Qualidade.

Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?

A concepção de qualidade modificou-se ao longo do tempo acarretando mudanças relevantes em sua forma de gestão. Essa evolução ocorreu em quatro eras: da inspeção, do controle estatístico da qualidade, da garantia da qualidade e do gerenciamento estratégico da qualidade. Nesse processo a qualidade deixa de ser vista como um problema a ser resolvido e passa a ser considerada uma oportunidade de vantagem competitiva frente à concorrência.

O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução?

Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um sistema de gestão para dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à qualidade. Em outras palavras, é um conjunto de regras mínimas, com o objetivo de orientar cada parte da organização para que ela execute corretamente e no tempo devido, suas tarefas, em harmonia com as outras, estando todas direcionadas para o objetivo comum da organização: a satisfação do cliente.

A expansão da indústria no início do século XX e, particularmente, a invenção da produção em massa de Henry Ford fizeram surgir outro desenvolvimento extremamente importante na construção do edifício da moderna administração: o controle da qualidade. O controle da qualidade evoluiu para a administração da qualidade total. Dentro do contexto mundial, a busca da competitividade tem exercido um papel relevante para o aprimoramento e conquista de novos mercados. A Qualidade Total está sendo visualizada como uma forma de gerenciamento que, quando implementada, visa melhorar de modo contínuo o desempenho organizacional. A evolução da qualidade para a moderna administração da qualidade total é uma história que tem três períodos, filosofias ou “eras” principais.

As Eras da qualidade

1. Era da inspeção: Anos 20

Onde produtos são verificados um a um, os clientes participam da inspeção, e as inspeções eram realizadas para encontrar defeitos, mas não produziam qualidade.

2. Era do controle estatístico: Anos 30 e 40

Os produtos são verificados por amostragem, os departamentos especializados faz controle da qualidade e ênfase na localização de defeitos.

3. Era da qualidade total: Anos 50

O processo produtivo é controlado, toda a empresa é responsável, ênfase na prevenção de defeitos, e a qualidade assegurada; sistema de administração da qualidade.

4. Era da qualidade total: A partir dos anos 80

Crescente Globalização da economia e acirramento da competição pelos mercados consumidores; as empresas passaram a conduzir suas ações considerando: os mercados, a satisfação dos clientes e o conhecimento e habilidades dos seus funcionários; tendo uma visão estratégica da qualidade, onde passou a ser requisito necessário para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com