TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidades Trabalhadas Ne Educação física

Pesquisas Acadêmicas: Qualidades Trabalhadas Ne Educação física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 6

AGILIDADE

CONCEITO E CARACTERÍSTICAS

Componente neuromotor caracterizado pela troca rápida de direção, sentido e deslocamento da altura do centro de gravidade deda altura do centro de gravidade de todo o corpo ou parte. Necessita da combinação entre força, velocidade e coordenação. O desenvolvimento da agilidade se dá através de quatro fatores:através de quatro fatores: Manejo do centro de gravidade em relação a altura; Troca na direção do movimento do corpo; Troca de ritmo. As duas primeiras variáveis são de força e as duas últimas são de coordenação.

ESPORTES E ATIVIDADES

Ela é fundamental na prática de esportes e na vida de todos os dias. Juntamente com a força e a resistência muscular, a agilidade é uma modalidade necessária em práticas esportivas como no futebol, no caso dos dribles, ou das acrobacias, no caso das lutas como o boxe tailandês e a ginástica artística. A agilidade A agilidade aparece nos esportes como: Basquete, boxe, vôlei, mergulho, esgrima, basebol, etc. E atividades como tocar um instrumento musical, dançar, trava-línguas, etc. (o mais rápido possível).

VELOCIDADE

CONCEITO E CARACTERÍSTICAS

Qualidade particular do músculo e das coordenações neuromusculares que permite a execução de uma sucessão rápida de gestos que, em seu encadeamento, constituem uma só e mesma ação, de uma intensidade máxima e de uma breve duração. É comum a divisão em 3 partes:

-VELOCIDADE DE REAÇÃO: “entendemos por velocidade de reação o tempo requerido para ser iniciado uma resposta a um estímulo específico.”

-VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: “é a capacidade máxima de um indivíduo deslocar-se de um ponto para o outro. Também é conhecida como velocidade de movimento, se destaca nos esportes coletivos e também em provas de velocidade do atletismo.”

-VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS: “é muito importante em vários desportos e há também uma grande necessidade de seu reconhecimento em atletas por parte dos treinadores.

ESPORTES E ATIVIDADES

Atletismo, futebol, artes maciais; corrida, agir muito mais veloz que o normal.

EQUILÍBRIO

CONCEITO E CARACTERÍSTICAS

ESPORTES E ATIVIDADES

Slackline, ginásticas, yôga,

FORÇA

CONCEITO E CARACTRÍTICAS

Levando em conta os seus aspectos físicos e psíquicos representa uma grande dificuldade, característica humana, com qual move-se uma massa, sua capacidade em dominar ou reagir a uma resistência pela ação muscular. É é “a habilidade de um músculo ou grupo muscular de vencer uma resistência produzindo tensão na ação de empurrar tracionar ou elevar.

ESPORTES E ATIVIDADES

Levantamento de peso, artes maciais, ballet, musculação, ginástica (rítmica, olímpica, artística); estendido o braço por muito tempo, empurrar, levantar, andar, etc.

FLEXIBILIDADE

CONCEITO E CARACTRÍTICAS

Capacidade dos tecidos corporais em permitir, sem danos ou lesões, a ampla movimentação em uma articulação ou grupos de articulações, ou então, como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento.

ESPORTES E ATIVIDADES

Ginásticas rítmica e artística, yôga, alongamento, preparação esportiva, espreguiçar, etc.

Salto em Quadrante

Objetivo: Medir a agilidade na mudança da posição do corpo através de um salto.

Material: Algo para marcar o chão e cronôetro.

O testando inicia atrás da linha e ao comando do avaliador salta para comando do avaliador salta para o quadrante 1 e assim sucessivamente para os quadrantes 2, 3 e 4 até o comando de “pare”.

O resultado é dado pelo número de vezes que o testando aterriza em zonas corretas em 10 segundos. É computado o melhor de dois resultados. Pode-se alterar as regras e os comandos.

Formalmente, é penalizado em meio ponto toda vez que aterriza sobre a linha ou no quadrante impróprio. OBS.: As linhas têm 91,5 cm de comprimento, as zonas são numeradascomprimento, as zonas são numeradas e as penalizações são subtraídas do total de pontos obtidos pelo testando.

SEMO

Objetivo: Medir a agilidade geral do corpo movendo-se frontal, traseira e lateralmente.

Material: Cronômetro e 4 cones.

Resultado: É computado o melhor resultado de duas tentativas executadas pelo testando. Não pode cruzar as pernas na corrida lateral.

Dança da Cadeira - Corre Cotia - 06/07/05

Objetivo: Agilidade

Duração: 20 min

Material: Cadeiras, realizada na quadra ou pátio

Faixa Etária: 9 anos em diante

Formação: em círculo, o assento da cadeira voltado para fora do círculo; todos sentados. Execução: todos sentados, retira-se uma cadeira e o aluno permanece do lado de fora da roda. A professora fica dentro do círculo, andando e cantando a música com todos; o aluno acompanha a professora. Quando esta tocar na cabeça de um aluno sentado, este deverá se levantar e correr do lado contrário do colega que já estava do lado de fora. Final: Eles competem, para ver quem sentará primeiro

(Obs: variação do corre cotia)

Futbeisebol - 06/07/05

Objetivo: trabalhar a velocidade, agilidade, resistência aeróbia e anaeróbia

Duração: 30 minutos

Material: uma bola de borracha, e cinco garrfas pet.

Faixa Etária: 09 em diante

1passo - a escolha dos times deve ficar equilibrada para que não haja uma equipe mais forte que a outra.

2º passo - após dividir o grupo coloque um de cada lado do espaço disponível.

3º passo - coloque as garrafas de forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com