TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quase Deuses

Monografias: Quase Deuses. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 3

O filme é baseado em fatos reais, conta a história de um marceneiro Vivien Thomas, que tem o nome de mulher por sua mãe achar que ele seria uma menina quando veio ao mundo, e assim desejou não mudar o seu nome, pois toda a papelada do registro dele já estava pronta.

Nos EUA naquela época os negros eram descriminados, viviam na verdade uma liberdade escravizada eram tratados muito mal e ainda não podiam frequentar os mesmos ambientes das pessoas brancas.

Vivien aprendeu técnicas de marcenaria com o seu pai, mas, na verdade, o seu sonho era ser médico, porém ele era de família pobre, não tinha dinheiro para estudar e ainda era negro. Ele passou anos de sua vida guardando dinheiro em um banco para fazer sua faculdade de medicina, porém o banco faliu perdendo todas suas economias. Muitas pessoas ficaram desempregadas inclusive Vivien, pois havia uma grande depressão econômica então davam preferencia a pessoas que tinham família para sustentar. Mas ele conhece um médico, Dr. Alfred Blalock, que o contrata para trabalhar em seu consultório como um simples faxineiro. Esse trabalho foi uma ótima oportunidade para demonstrar que gostava da medicina e ainda tinha muito conhecimento, assim entre as suas faxinas ele encontrava um tempinho para estudar todos os livros que encontrava por aquele escritório. Seus conhecimentos cresciam cada vez mais, até que o Dr. Alfred percebeu a grande inteligência de Vivien. Assim decidiu subi-lo para o cargo de auxiliar.

Por volta do ano de 1945 o Dr. Alfred Blalock se torna o novo presidente e chefe do departamento de cirurgias do Hospital Universitário John Hopkins, e é claro que Vivien vai junto com o Dr. Alfred para auxiliá-lo no laboratório, onde ele assume a missão de pesquisar uma solução para uma doença conhecida como o caso do Bebê Azul, causada por um problema cardíaco, onde a pessoa fica sem oxigenação correta no organismo, causando a morte com o passar do tempo. Seus testes eram feitos em cachorros, para que depois pudessem fazer a cirurgia em pessoas.

Todos veem com olhos torcidos a presença de Vivien no laboratório, pois além de ser negro, ele nunca havia estudado medicina. Muitos na Universidade tentam fazer com que o Dr. Alfred esqueça o caso, mas ele se mantém firme nas pesquisas junto a Vivien. Finalmente eles encontram uma possível solução por meio de uma intervenção cirúrgica (fato que não era visto com bons olhos, pois até então se acreditava que o coração não poderia ser operado). Mas Vivien Thomas não era médico, então o Dr. Alfred ficou com os créditos da cirurgia. Logo Vivien deixa o laboratório, mas não consegue esquecê-lo e tempos depois pede pra voltar ao hospital. Os anos passam e mesmo sem ter estudo consegue seu tão sonhado título de médico e se torna o Diretor de Laboratórios do Hospital.

O filme mostra as dificuldades, as poucas oportunidades de trabalho e de estudos para quem é negro e pobre, o preconceito racial, a questão da ética, pois Vivien não tinha muitas oportunidades e mesmo assim não desistiu do seu sonho de ser médico. Ele mostrou que com esforço, luta e dedicação, tudo pode ser alcançado, e foi isso que ele fez, revolucionou a medicina, enfrentou o preconceito e conseguiu o tão sonhado certificado de médico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com