TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário PMA II Logística

Por:   •  7/11/2012  •  2.076 Palavras (9 Páginas)  •  1.282 Visualizações

Página 1 de 9

Informações Gerais:

1) Qual o nome fantasia da empresa?

TNT Express

2) Qual é o ramo de atividade, o segmento e o mercado em que a empresa atua?

Transporte internacional de cargas, entrega de pacotes, documentos e itens de frete .

3) Quais sãos os produtos comercializados e/ou produzidos?

O ramo de atuação desta empresa é o transporte de cargas não havendo, portanto, a produção de nenhum produto, apenas o seu transporte.

4) Quais sãos os principais fornecedores?

Cartonagem e Litografia Anapolina

Embalo Embalagens Logísticas

FB Palletes

Embalo Embalagens Lógicas

FIB Indústria e Comércio de Embalagens

5) Qual é o público alvo?

Qualquer pessoas física / jurídica que necessite de opções para o transporte nacional e internacional de qualquer modalidade, quantidade e peso de carga, correspondência e afins.

Administração de Materiais

1) Qual a importância da Administração de Materiais para a empresa? Explique.

A administração de materiais é bastante ampla e pode contribuir a partir do momento que envolve as seguintes atividades:

Gerenciamento dos recursos materiais, gerenciamento dos estoques de materiais auxiliares, produtos/materiais em processo;

Gerenciamento dos Recursos Patrimoniais como Equipamentos, instalações, prédios, veículos, etc;

Compras: O que deve ser comprado, como deve ser comprado, quando deve ser comprado, onde e de quem deve ser comprado, por que preço e em que quantidade deve ser comprado.

Do desempenho satisfatório dessas atividades dependem os Departamentos de Vendas, Produção, Manutenção, os Setores Administrativos, etc. Tendo – se ainda que considerar que o número de itens e a diversidade dos mesmos é grande, que as informações tem de ser precisas e rápidas e que a manutenção de estoques representa parcela significativa do ativo da empresa, etc.

2) Como está organizada na empresa a operação COMPRAS? Como esta operação se relaciona com as demais?

A função compras é um segmento essencial da empresa que tem por finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços e planejá – las quantitativamente e satisfazê – las no momento certo, com as quantidades corretas, verificar se recebeu efetivamente o que foi comprado e providenciar andamento.

Independente do porte da empresa, os princípios básicos da organização de compras têm alguns critérios mínimos de organização tais sejam: Autoridade para compra, registro de compra / preço, estoque / consumo, fornecedores, arquivos e especificações, arquivo de catálogos. E completando a organização podemos incluir ainda: Estudo de mercado, pesquisa de fornecedores, estudo de materiais, análise de custos, cotações, desisão sobre a forma que será feita a compra, negociação de contratos, e após estas etapas a aquisição, conferência de requisições, acompanhamento da recepção d material. Manutenção dos estoques mínimos, evitar excessos e obsolescência de estoque e ainda cuidar das relações comerciais recíprocas.

3) Existem sistemas para controle de estoque? Defina-os

Os estoques, em qualquer tipo de organização, são bens destinados à venda ou produção, ligados com os objetivos e atividades da empresa. Representam, dentro da maioria das companhias industriais e comerciais, um dos ativos mais importantes do capital circulante e da posição financeira. Os produtos e materiais que compoem o estoque variam de empresa para empresa, e normalmente estão classificados nas seguintes categorias: mercadorias para revenda; produtos acabados e em elaboração; matérias-primas; materiais auxiliares e almoxarifado. Os estoques merecem uma atenção especial por parte da equipe responsável pelo gerenciamento e auditoria do mesmo, pois a sua avaliação no início e no fim do período contábil reflete diretamente na apuração do Lucro Líquido de cada empresa.

3) De que forma o departamento de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com