TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario SGA

Exames: Questionario SGA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 4

Hoje o1) Considerando os diversos tipos de ambiente, classifique os casos abaixo:

a. Fazenda de cana-de-açúcar.

Resp.:

b. Mata Atlântica preservada.

Resp.: um ambiente de vasta biodiversidade, mas com intensa pressão devastadora. A Mata Atlântica compreende a região costeira do Brasil. Seu clima é equatorial ao norte e quente temperado sempre úmida ao sul, tem temperaturas médias elevadas durante o ano todo e não apenas no verão. A alta pluviosidade nessa região deve-se à barreira que a serra constitui para os ventos que sopram do mar. Seu solo é pobre e a topografia é bastante acidentada. No inteiror da mata, devido à densidade da vegetação, a luz é reduzida. 

c. Serrana.

Resp.:

2) Considerando os diferentes ambientes de suporte a vida, diferencie litosfera, hidrosfera e atmosfera.

Resp.: Litosfera: é a camada sólida mais externa de um planeta rochoso e é constituída por rochas esolo. No caso da Terra, é formada pela crosta terrestre e por parte do manto superior. Apresenta uma espessura variável, sendo mais espessa sob as grandes cadeias montanhosas. Está dividida em placas tectónicas. É um dos três principais grandes ambientes físicos da Terra, ao lado da hidrosfera e da atmosfera, que, na sua relação enquanto suportes de vida, constituem a biosfera. Composta pelas rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, a litosfera cobre toda a superfície da Terra, desde o topo do Monte Evereste até as profundezas das Fossas Marianas. Nas regiões continentais é constituída principalmente por rochas graníticas, ricas em alumínio e silício (a crosta continental), também denominada de Sial. Já nas áreas oceânicas predominam as rochas basálticas (crosta oceânica) compostas por minerais ricos em silício e magnésio, denominada deSima. A estrutura da litosfera vem-se alterando através dos tempos, seja pela ação dos chamados agentes externos (meteorismiodermoplastia, erosdemorsplatia, antropismoplaty), seja pela atuação dos agentes internos: falhas e dobramentos que conduzem à formação de montanhas ou vulcanismos.

Hidrosfera: é a esfera de todas as águas do planeta, os quais formam uma camada descontínua sobre a superfície da Terra. Compreende todos os rios, lagos, lagoas, mares e todas as águas subterrâneas, bem como as águas marinhas e salobras, águas glaciais e lençóis de gelo, vapor de água, as quais correspondem a 71% de toda a superfície terrestre, sendo que os oceanos são responsáveis por 97,2% de toda a água, isso significa que cerca de 2/3 da superfície terrestre é coberta por oceanos. A hidrosfera é uma das divisões dabiosfera. Incluem-se na hidrosfera todos os organismos vivos que habitam na água ou dependem dela e também todos os habitats aquáticos. A hidrosfera e a atmosfera juntas permitem a vida no planeta, tendo sido também os agentes formadores dos mais importantes combustíveis fósseis: o petróleo e o carvão. Compõe junto com a atmosfera e a litosfera as três principais camadas da Terra.

Atmosfera: é uma camada de gases que envolve (geralmente) um corpo material com massa suficiente. Os gases são atraídos pela gravidade do corpo e são retidos por um longo período de tempo se a gravidade for alta e a temperatura da atmosfera for baixa. Alguns planetas consistem principalmente de vários gases e portanto têm atmosferas muito profundas (um exemplo seria os planetas gasosos).

3) Conceitue população e comunidade biológica.

Resp.: População: é o conjunto de pessoas ou organismos de uma mesma espécie que habitam uma determinada área, num espaço de tempo definido. Ou seja, cada grupo de organismos de uma mesma espécie que vivem em uma determinada comunidade, constituem populações biológicas.

Comunidade biológica: se refere ao conjunto das diferentes espécies que habitam o mesmo local.  As comunidades dependem de fatores físicos e químicos (abióticos) para sobreviver, como água, minerais, umidade do ar, temperatura, dentre outros.

4) Os ecossistemas são, obrigatoriamente, grandes ambientes?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com