TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Historia da Educação Unidade

Por:   •  17/9/2022  •  Exam  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

1. Conforme consta no livro História da Educação, que formas de escola foram criadas na Europa Ocidental durante a Idade Média? Em linhas gerais, que tipo de educação praticavam?

Uma nova concepção de mundo surge na Idade Média centrada na ideia de um Deus único, onipotente e onipresente, e a formação cristã passa a pautar a educação, que perde o caráter político herdado dos gregos, passando a ser ministrada pelos padres da Igreja Católica. Eram eles os poucos letrados em uma Europa quase toda analfabeta; dessa forma,todo o conhecimento ficou sob controle da Igreja. o ensino da gramática, que no passado, conforme vimos com Quintiliano, tinha finalidade de propiciar cultura geral ao educando, passou a ter caráter instrumental, ou seja, era necessário conhecer as letras exclusivamente para ler as Sagradas Escrituras.

É importante considerar que tratava-se de uma sociedade que vivia uma transição do escravismo para o feudalismo e na qual a vida urbana declinava em favor das atividades no campo (produção feudal), eram muito poucas as cidades, e o empobrecimento cultural enorme. Nesse contexto a educação praticada, em linhas gerais, era em dois tipos de “escola”:

1) nos centros urbanos, as catedrais, onde se ensinava o alfabeto e nas quais as crianças de classes sociais populares, antes segregadas, passavam a aprender o alfabeto;

2) nos mosteiros (cenóbios), longe da vida urbana, e nos quais viviam reclusas as ordens religiosas, praticava se a formação para os próprios quadros da Igreja.

Deste modo grande parte do ensino efetuava-se de forma catequética, isto é, em forma de diálogo entre mestre e discípulo (tudo em latim), mas cujas respostas deveriam ser exclusivamente aquelas esperadas pelos mestres, com pouca ou nenhuma atenção ao ensino da escrita, segundo Manacorda. Para as transgressões e deficiências no estudo, ou nos erros cometidos no canto das orações, o de sempre: a correção não era realizada somente com palavras, mas com castigos.

Referência: BITTAR, Marisa. História da educação: da antiguidade à época contemporânea. p. 25 - 29, 2011.

2. Quanto às universidades, conforme explica o autor Reinholdo Ullmann:

 a) descrevam como transcorria o “rito de iniciação”:

Trata-se de uma cerimônia de purgação, um rito de iniciação para que o indivíduo abandonasse a sua condição original de camponês para se tornar um célebre intelectual.

De acordo com o texto de Ullmann o adolescente era tomava banho e seus dentes eram limpos, utilizava-se fantasia com chifres, dentes, cabelos, barbas postiças, enfim, havia uma espécie de carnaval na recepção dos calouros.

b) caracterizem as corporações:

Trata-se da união, nas universidades, de nobres, burgueses, filhos de agricultores, pobres e uma diversidade de pessoas. O que representa uma grande ruptura para ao estado feudal.Enquanto nas associações sociais não universitárias , religiosas e políticas as relações de poder se davam por uma hierarquia estabelecida entre as classes, nas corporações universitárias não importava a origem do estudante nem do professor.

c) respondam se e por que aconteciam desistências do estudo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com