TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quintessência

Projeto de pesquisa: Quintessência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

4 BIBLIOGRAFIA 8

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é a partir do caso Quintessência discutir assuntos pertinentes às disciplinas do semestre, assuntos estes que foram relatados por meio dos conhecimentos adquiridos nas tele-aulas e web-aula mais os materiais complementares como os próprios livros das disciplinas do semestre.

Tudo se inicia com um breve histórico de como surgiu a Quintessência (empresa escolhida para ser estudada no caso) e todo o texto surgiu através de temas como: gestão de pessoas, missão, visão, valores, valores organizacionais, gestão estratégica e por competência, recrutamento e seleção de pessoas, responsabilidade social entre diversos assuntos correlacionados ao que se foi estudado no semestre.

O embasamento teórico do trabalho incluindo citações e referencias foram todos extraídos do livro Gestão de pessoas e Responsabilidade social e ambiental da Universidade.

2 DESENVOLVIMENTO

Em 29 de novembro de 1986 nasce a Quintessência, uma farmácia homeopática formada por quatro jovens farmacêuticos, recém-formados, os quais durante dois anos exerceram todas as funções dentro da farmácia, desde a limpeza até a visitação médica, o fato de eles terem empenhado forças para realizar todas as tarefas do estabelecimento durante estes ano com toda certeza contribuiu para o posterior sucesso no planejamento estratégico da empresa.

Quando se conhece um determinado cargo da empresa também se sabe quais os conhecimentos necessários para que tal tarefa seja feita com efetividade, isso remete ao famoso clichê: “Se você quer saber algo sobre alguém, se coloque no lugar dele”.

Um fator interessante na história da Quintessência é a visão estratégica que aqueles jovens possuíam, eles não se contentaram apenas com uma pequena empresa, em poucos anos já estavam com outras filiais e investiam sem medo em treinamentos para seus colaboradores.

A missão da farmácia é admirável, ela não se preocupa apenas com a qualidade de vida de seus clientes, mas também com a de seus colaboradores, missão essa que fundamenta muito bem a visão de se tornar líder no mercado de manipulação de medicamentos na cidade do Rio de Janeiro.

Seus valores apresentam preocupação com a atuação ética, nas relações baseadas em respeito e dignidade, a excelência na gestão, entre outros, porém o que mais chama a atenção é a valorização de pessoas que esta ligada ao treinamento e a troca de idéias, experiências e valores de sua equipe. É raro encontrar uma empresa que inclua seus funcionários nos seus valores.

A Quintessência compreende que sua equipe é uma peça chave para o sucesso que a tem acompanhado durante todos os anos e por este motivo investe tanto em seus funcionários.

“O planejamento estratégico de Gestão de Pessoas refere-se à maneira como a função de gerenciamento pode contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais, ao mesmo tempo em que favorece e incentiva o alcance dos objetivos individuais dos empregados.” (Pág. 185 do Livro Gestão de Pessoas)

A empresa a princípio não utilizava a gestão de pessoas, mas o modelo tradicional com ênfase em administração de RH, porém um plano de gestão de pessoas está sendo elaborado, gerando resultados consistentes para a empresa, principalmente no aspecto de rotatividade de pessoal. Ainda que a loja possua uma equipe treinada ainda notam-se desníveis no que diz respeito a conhecimento, habilidades e atitudes, o que com toda certeza afeta na qualidade de atendimento aos clientes.

Outro aspecto que afeta muito a efetividade da empresa é o fato de apenas 20% dos colaboradores trabalharem diretamente com computadores, atualmente a tecnologia é um componente quase que obrigatório para qualquer empresa e se a farmácia não se enquadra no quesito informatização há uma falha grave que reterá o possível maior sucesso da loja.

A gestão por competência pode ser entendida a partir de três palavras: conhecimento, habilidades e competências, o que podem ser entendidas como o saber, o saber fazer e o saber fazer acontecer. Características estas que devem andar juntas. Ao observar a identificação dos colaboradores chave que o caso mostra, é possível analisar estes aspectos.

Quase todos os funcionários possuem apenas o 2° grau e apenas os gerentes possuem ensino superior, ou seja, os conhecimentos dos empregados poderiam avançar e muito através de estudos, atitude essa que poderia partir de ambas as partes, seja como algo individual ou com a empresa incentivando seus colaboradores a investirem no saber.

Com relação ao saber fazer não se podem tirar conclusões precisas, porém é possível deduzir que os empregados saibam fazer, já que a maioria lida com o atendimento ao cliente, entretanto pelo fato de o conhecimento não ser tão rico pode haver falhas na questão da habilidade.

E sobre a competência afere-se que entre dezenove funcionários, doze deles possui mais de anos de casa, sendo assim com relação a experiência a empresa esta bem. Um fato curioso é que há empregados com doze e até treze anos de casa, conclui-se então que estes são ótimos funcionários e que provavelmente ajudam muito os colaboradores que possuem menos tempo de experiência.

“O recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos no mercado de recursos humanos para abastecer seu processo seletivo.” ( CHIAVENATO, 2010, p. 114)

A melhor maneira de recrutar pessoas para o cargo de gerência com certeza é a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com