TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RDR ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Trabalho Escolar: RDR ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  3.269 Palavras (14 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 14

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO

(Planejamento de produção)

O planejamento da produção é uma função que consiste em determinar níveis capacidade, produção, estoques e falta de estoques, com a finalidade de melhor satisfazer os níveis de vendas planejados pela empresa.

Planejar a produção torna-se relativamente fácil, sempre que a demanda for constante. O mesmo não acontece quando a demanda varia de um período a outro. Para poder satisfazer essas variações na demanda, sem incorrer em custos devidos à falta de estoques, as empresas costumam agir geralmente de duas maneiras:

a) Produzir em antecipação à demanda; aproveitando a capacidade ociosa em períodos de pouca demanda;

b) Desenvolver formas de ampliar a capacidade de produção como horas extras ou turnos adicionais, com a finalidade de equilibrar a produção com a demanda nesses períodos de alta demanda.

O planejamento e controle da produção estão, basicamente, formados por cinco etapas:

1. -Planejamento estratégico (longo prazo);

2. -Planejamento agregado da produção (médio prazo);

3. -Planejamento mestre da produção (médio prazo);

4. -Programação de componentes – MRP;

5. -Execução e controle.

Estas cinco fases do planejamento da produção deveriam ser realizadas por todo tipo de empresa, independente de seu tamanho e atividade, embora a maneira como estas, deverá ser desenvolvida, e dependerão muito das características próprias de cada sistema produtivo.

O planejamento agregado da produção tem como principal objetivo, determinar níveis de produção em unidades agregadas ao longo de um horizonte de tempo, o qual flutua geralmente entre seis a dezoito meses de modo a cumprir com as previsões de demanda, mantendo o mínimo de estoque possível e, tendo um bom nível de atendimento ao cliente.

SÍNTESE DOS CONCEITOS

Just in time

Refere-se a uma das tentativas de eliminar desperdícios da produção.

o desperdício é o resultado de qualquer atividade que adiciona custo sem adicionar valor, como o movimento desnecessário de materiais e a acumulação de estoque em excesso.

Para chegar às causas do desperdício, a filosofia JIT acredita que um ambiente confuso e sujo cria certo desperdício pelo local de trabalho, enquanto o ambiente limpo e organizado torna os trabalhadores mais calmos e seus pensamentos mais claros.

Engenharia simultânea

O conceito é de tudo que ocorre ao mesmo tempo, pois várias atividades são desenvolvidas simultaneamente. A utilização da engenharia simultânea traz várias vantagens, como a redução do período gasto para o lançamento do produto. A qualidade é melhorada, já que todos os envolvidos contribuem com o projeto.

Tecnologia de grupo

A base dessa tecnologia é o conceito de famílias de peças ou grupos de peças similares, ligando assim, todas as operações de um processo. Comparando a tecnologia de grupo com os layouts clássicos, observa-se que as células dessa tecnologia encurtam as distâncias entre as operações com roteiros de fabricações semelhantes, agrupados em processos produtivos comuns, facilita a definição de células de produção.

Consócio Modular

Foi inaugurada na cidade de Resende Rio de Janeiro, a fábrica de montagem da Volkswagen com isso deu início a uma nova forma de gestão do processo produtivo em uso desde o tempo em que a Ford idealizou a linha de montagem, em que a empresa comprava as peças e componentes, recebia, inspecionava, armazenava e depois era usada na montagem do produto final tudo sob sua responsabilidade. Sendo o novo sistema chamado de Consócio Modular, a empresa delega a terceiros, seus parceiros, não só fornecimento das peças ou componentes como também sua montagem com seus próprios colaboradores no produto final.

Células de Produção

Seja através de sistema de classificação ou da matriz de processos, visando melhorias nos processos produtivos, é o conceito de células de produção ou manufatura. Com isso famílias de peças que precisam ser fabricadas com certa frequência e em lotes pode ser manufatura celular, onde é um conjunto de máquinas para produzi-las. O conjunto de máquinas vem a ser célula de manufatura. Existem algumas vantagens das células de manufatura:

• Aumentam a densidade de máquinas, minimizando a distância no fluxo de produção.

• A alimentação da célula pode ser feita por gravidade.

• A capacidade produtiva da célula torna-se flexível.

• Devido á proximidade melhora o relacionamento entre colaboradores, facilitando o trabalho em equipe.

Desdobramento de função qualidade

Vem a ser a metodologia que leva em conta o projeto do produto, as principais exigências do consumidor. O próprio nome já diz a qualidade é desdobrada em funções que primam pelos seus procedimentos objetivos em cada estágio do ciclo de desenvolvimento de um produto.

Comakership

É o mais alto nível de relacionamento entre cliente e fornecedor, representado por conceitos como os de confiança mútua, participação e fornecimento com qualidade assegurada. Esse termo poderia ser traduzido como co-fabricação, pois o fornecedor participa ativamente, envolvendo-se com as várias fases do projeto, como seu planejamento, custos e qualidade, pois possui a garantia de contratos de fornecimento de longo prazo.

Sistemas Flexíveis De Manufatura

É o conjunto de máquinas de controle numérico interligadas por um sistema central de controle e por um sistema automático de transportes.

Manufatura Integrada Por Computador

É a integração total da organização manufatureira por meio de sistemas de computadores e filosofias gerenciais que melhoram a eficácia da empresa.

Benchmarking

São comparações das operações de um setor ou de uma organização em relação aos outros setores ou concorrentes diretos ou indiretos. Este acompanhamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com