TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÕES SOBRE OS PROCESSOS DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Monografias: REFLEXÕES SOBRE OS PROCESSOS DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 6

REFLEXÕES SOBRE OS PROCESSOS DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Reflexão inicial

A gestão de EaD leva em consideração a educação como uma prática social e que tem características específicas dada a relação de flexibilidade tempo/espaço, sendo que as ferramentas tecnológicas e de comunicação possibilitam a compensação dessas limitações espaço-temporais.

A questão pedagógica deve considerar este modo de educação e suas particularidades, sendo que o público-alvo deve ser abordado com metodologias especificas e materiais base e de apoio mais objetivos e diretos que permitam a interação entre os educadores e estudantes a fim de consolidar a relação ensino-aprendizado.

Processos de Gestão em Cursos a Distância

A gestão dos cursos devem levar em consideração as especificidades anteriores de forma a tornar possível a execução de cursos a distancia com qualidade. Quanto aos processos, os mesmos devem ter controles que garantam a segurança das informações, atendam as necessidades de ensino e que propiciem a segurança de que é o próprio estudante que faz as atividades. Também devem existir canais de comunicação que deem a oportunidade de feedback para um melhor aprimoramento nos níveis macro, meso e micro.

Os níveis e as Dimensões no Processo de Gestão de Cursos a Distância

Segundo (novoa 1999), há três níveis de gestão- Macro, Meso e Micro, que estão articulados à prática e teoria em uma dinâmica da organização escolar. O nível Meso ocorre como variável, o Macro relações pedagógicas e o Micro está associado a processo de ensino- aprendizagem.

É importante ressaltar que nos níveis Macro, Meso e Micro do sistema as decisões políticas formam o conjunto pedagógico, tecnológico e administrativo. A gestão de um sistema EaD, está ligada ao tempo e espaço, e configura como uma rede do processo pedagógico e do sistema educativo.

Através do nível Macro é possível compreender as dinâmicas das politicas públicas, essas dinâmicas envolvem:

• Diretrizes curriculares, critérios de avaliação institucional;

• Termos de compromissos institucionais;

• Sistema de planejamento integrado entre secretaria e demais órgãos do MEC, na oferta de cursos a distancia;

A EaD no nível Meso articula dinâmicas através das instituições de ensino superior. Dinâmicas caracterizadas por critérios de criação e expansão de curso são caracterizadas como:

• Avaliações institucionais;

• Projetos de ensino e extensão;

• Normas criadas a processos seletivos entre equipes e estudantes;

• Projetos da EaD do plano de desenvolvimento institucional;

A EaD forma concepções a fim de investir na formação profissional do estudante através do ensino de qualidade.

O nível Micro com dinâmicas voltadas para o ensino e a pesquisa, cuja forma de ensino é presencial e trabalhada sobre praticas pedagógicas, individualizados, porém na EaD a forma de desenvolvimento se dá por equipe.

O nível Micro é exemplificado através de vários aspectos, que podem ser destacados como:

• Definição de abordagem de EaD ( material didático, planejamento, avaliação de aprendizagem do curso).

• Inserção de EaD no projeto politico;

• Atividade ligada ao ensino, pesquisa e extensão de curso na EaD;

Dimensão administrativa – financeira

A dimensão administrativa – financeira relaciona-se com o Macro e Micro que define o EaD , no nível Macro a procedimentos para provação de novos cursos, quantidades de vagas, formas de seleção de alunos, contratação de professores, estruturas físicas, além de outros. Ainda são destacados recursos financeiros que refletem diretamente na dimensão pedagógica. Alguns exemplos são a quantidade de encontros presenciais, a carga horária da disciplina, tipo de material didático e articulação do tempo pra que sejam realizadas tais atividades.

Dimensão pedagógica

A dimensão pedagógica de um curso a distância insere-se no nível micro e tem inicio com um projeto pedagógico que deve ser um desdobramento do Plano de Desenvolvimento Institucional(PDI) (Rodrigues Carvalho, 2011, p.41). Porém pode convergir para outros aspectos como: perfil do profissional, definição dos tipos de material didático, acompanhamento do estudante, formação de equipes, processos de avaliação do curso, etc. Em relação aos níveis macro, meso e micro, sua operacionalização envolve o desenvolvimento de ações integradas, de acordo com os aspectos mencionados acima.

Dimensão tecnológica

A dimensão tecnológica, embora esteja relacionada com a dimensão administrativa, as tecnologias utilizadas em EaD exigem um processo de gestão específico que levam em conta os aspectos da flexibilidade de tempo e espaço que envolvem direta ou indiretamente com a dimensão pedagógica. Exemplos disso são: gerenciamento do sistema acadêmico, manutenção e atualização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), treinamento e suporte dos estudantes e equipe pedagógica do curso, definição do perfil do participante no ambiente virtual, e outros. Pode-se afirmar que gerar processos de gestão integrados implica adotar posturas de mudança das concepções e de cultura da organização do processo educacional.

Então, para realizar cursos a distância no ensino superior, implica ir além do planejamento pedagógico ou da estrutura tecnológica. Segundo Medeiros, esta realização necessita da definição de uma política pública de EaD, nos níveis macro, meso e micro de gestão e da criação de situações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com