TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELACIONAMENTO PESSOAS X ORGANIZAÇÕES

Trabalho Universitário: RELACIONAMENTO PESSOAS X ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  2.501 Visualizações

Página 1 de 5

RELACIONAMENTO PESSOAS X ORGANIZAÇÕES

Em outros termos, o relacionamento indivíduo x organização nem sempre é um relacionamento cooperativo e satisfatório. Muitas vezes é um relacionamento tenso e conflitivo. Para Argyris, a organização tende a criar nos indivíduos um profundo sentimento íntimo de frustração, de conflito, de malogro e uma curta perspectiva temporal de permanência, na medida em que é formalizada e rígida. Isto acontece em virtude das exigências que as organizações formais impõem aos indivíduos, bitolando o seu desempenho e confinando-os em tarefas restritivas e destituídas de oportunidades para a manifestação de responsabilidade, de autoconfiança e de independência. Assim, os indivíduos tornam-se apáticos, desinteressados e frustrados. Argyris preocupa-se em delinear rumos para uma integração indivíduo-organização realmente efetiva. Para ele, a parcela maior de responsabilidade pela integração entre os objetivos da organização e os dos indivíduos recai sobre a alta administração. Enquanto os indivíduos buscam suas satisfações pessoais (salário, lazer, conforto, horário mais favorável de trabalho, oportunidades de carreira, segurança no cargo etc.), as organizações, do mesmo modo, têm necessidades (capital, edifícios, equipamentos, potencial humano, lucratividade, oportunidades de mercado etc.).

Indivíduos

Os especialistas em RH costumam desenvolver duas alternativas para estudar os indivíduos. (dotado de características próprias e personalidade e individualidade, valores, atitudes, motivações e objetivos), e os indivíduos como recursos (dotados de habilidades, capacidades, destrezas, conhecimentos necessários para tarefas organizacionais).

O homem é um animal social porque se caracteriza por uma irreprimível tendência à vida em sociedade e tem participações multigrupais. Vive em organizações, em ambientes cada vez mais complexos e dinâmicos. Montou um sistema total, dentro do qual organiza e dirige seus assuntos.

A viabilidade humana é enorme, cada pessoa é um fenômeno multidimensional, sujeito as influencias de uma enormidade de variedade. O raio de diferenças em aptidões é grande e os padrões de comportamento aprendidos são bem diversos.

As diferenças fazem com que cada pessoa tenha as suas próprias características de personalidade, suas aspirações, seus valores, suas atitudes, suas motivações, suas aptidões, etc. cada pessoa é um fenômeno multidimensional sujeito as influencias de uma enormidade de variáveis. Variáveis internas e externas.

Lewin compreende duas teorias de comportamento humano.

1) o comportamento humano é derivado da totalidade dos fatos existentes que envolvem.

2) Esses fatos coexistem têm o caráter de um campo dinâmico, no qual cada parte do campo depende de uma inter-relação dinâmica com as outras. É o chamado campo psicológico; que é o espaço de vida que contêm a pessoa e seu ambiente psicológico. O ambiente psicológico ou comportamental é o que a pessoa percebe e ambiente psicológico determinando um campo dinâmico.

Organização

O ser humano é social e interativo. A vida das pessoas constitui numa infinidade de interações com outras pessoas e com as organizações. Com isto o ser humano não vive isoladamente, mas em constante convívio com seus semelhantes. Os mesmos cooperam uns com os outros devido suas limitações, formando uma organização. Para alcançar seus objetivos. A organização é um sistema de atividades conscientes. Coordenadas de duas ou mais pessoas. A cooperação entre elas é essencial para a existência da organização. Há pessoas capazes de se comunicarem e que estão dispostas a contribuir cm a ação conjunta a fim de alcançarem um objetivo comum.

Contribuir com a ação significa, sobretudo, disposição para sacrificar o controle da própria conduta em benefício da coordenação. Essa disposição de participar e contribuir para a organização varia de individuo para individuo.

As organizações permitem satisfazer diferentes tipos de necessidades do individuo. Emocionais, espirituais, intelectuais, econômicas etc. as organizações existem para cumpri objetivos que os indivíduos isoladamente não podem alcançar em face das suas limitações individuais.

As organizações estão passando por mudanças e transformações e cada dia que passa, seja introduzindo novas e diferentes tecnologias, modificando seus produtos ou serviços ou alterando o comportamento das pessoas. Com isto a organização passa por diferentes eras da organização. Era da industrialização clássica; era da industrialização neoclássica e era da informação.

Na moderna sociedade em que vivemos, quase todo o processo produtivo é realizado dentro das organizações. As organizações como sistemas sociais se caracteriza por ser uma sociedade composta de organizações. O homem moderno passa a maior parte do tempo dentro das organizações. Das quais depende para nascer, viver, aprender, trabalhar, ganhar seus salários, curar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com