TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATIVO A RESÍDUOS PARA DIFERENTES DESPESAS DE QUALIDADE

Projeto de pesquisa: RELATIVO A RESÍDUOS PARA DIFERENTES DESPESAS DE QUALIDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.818 Palavras (8 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 8

1° OS DESPERDIÇIOS DEVEM SER TRATADOS COM PRIORIDADE PELAS EMPRESAS QUE BUSCAM COMPETIVIDADE E PRODUTIVIDADE, BEM COMO SUA PERMANENCIA NO MERCADO INTERNO E INTERNACIONAL.

RELACIONE OS DESPERDICIOS COM OS DIVERSOS CUSTOS DA QUALIDADE.

Operações e organizações que produzem um bem, a maior parte da função operações está relacionada a manufatura, isto é, a produção do bem em questão. A área de operações tem uma estratégia funcional, que está diretamente relacionada à estratégia organizacional, que consistem em um conjunto de tarefas e decisões coordenadas que precisam ser tomadas para atingir as exigências dos objetivos competitivos da empresa Essa estratégia deve definir as tecnologias, recursos humanos, organização, capacidade, interfaces e infra-estrutura da empresa. Superar os concorrentes pode ser entendido como o primeiro e mais importante fundamento para a sobrevivência da organização. Buscar essa superação, entretanto, não é algo automático ou que se consiga sem uma estrutura que sirva de base para tal objetivo. Alguns aspectos servem de base para que seja possível alcançar uma vantagem competitiva em manufatura e todos eles podem ser descritos pelo termo “fazer melhor”. Fazer melhor, Fazer certo (Vantagem de qualidade); fazer rápido (Vantagem de velocidade); fazer pontualmente (Vantagem de confiabilidade); Mudar o que está sendo feito (Vantagem de flexibilidade) e fazer barato (Vantagem de custo). A competitividade no mercado internacional

As indústrias e os mercados que evoluem com o tempo, o mesmo ocorre com a dinâmica competitiva entre as empresas. Por isso, muitas empresas tentam estabelecer qualidade de produto, superioridade tecnológica, ou relações vantajosas com os fornecedores, a fim de desenvolverem uma vantagem competitiva. Expor-se à competição do mercado internacional remete a maiores riscos e incertezas que, em alguns casos, podem não ser suportados por determinadas organizações. Aponta seis fatores que compõem um produto competitivo, sendo eles:

 a qualidade a fim de evitar futuros prejuízos financeiros e perda de competitividade;

 O design para agregar valor e criar identidades visuais para produtos, definindo a personalidade das empresas no mercado;

 A embalagem que, além de sua função de proteção deve promover o produto;

 O preço que precisam estar em consonância com preços correntes para produtos similares ou substitutos no mercado-alvo, contando para a formação do preço final fatores tais como tarifas de importação e outros impostos, frete, seguro, taxas e comissões para o agente comercial;

 O serviço pós-venda que pode se tornar o diferencial em face de produtos semelhantes em matéria de qualidade e preço;

 A marca, com a qual o consumidor se identifica com o produto e a empresa que o lança no mercado. Para as pequenas empresas, ingressar no mercado internacional envolve maiores dificuldades, como o desconhecimento e fragilidade da marca, o acesso aos canais de distribuição e o conhecimento das reais necessidades de consumidores distribuídos pelo mundo.

Os sistemas de custeio utilizado nas empresas por longa data trazem informações distorcidas onde “os sistemas tradicionais de custos que as empresas industriais têm usado por décadas para mensurar seus produtos estavam agora, entretanto, fornecendo informações altamente distorcidas”. O desenho do sistema de custos da empresa deve considerar, primordialmente, as necessidades da informação do usuário final. A baixa produtividade relativa desses últimos residiria, em formas inadequadas de trabalho que levavam ao desperdício. Se fosse possível obter a eliminação de todos os tipos de desperdícios.

 Reduzir a parcela de atividades que não agregam valor:

Este princípio é considerado o mais fundamental da construção enxuta que melhora a eficiência dos processos e reduz as perdas eliminando algumas atividades de fluxo, disponibilizando equipamento, ferramentas, informações e locais adequados visando à redução de movimentos desnecessários. Segundo as atividades podem ser definidas como:

• Atividades que agregam valor ou atividades de transformação ou conversão de material ou informação, na direção que é requerido pelo consumidor.

• Atividades que não agregam valor, também denominadas de desperdício.

• Atividades que consomem tempo, recursos e espaço, mas que não acrescentam valor ao produto.

 Aumentar o valor do produto através da consideração das Necessidades dos clientes:

Este princípio é baseado nas necessidades dos clientes externos e internos e na geração de valor. Considera-se os clientes internos os trabalhadores da empresa e os clientes externos os adquirentes dos imóveis.

Segundo o valor não é uma qualidade inerente ao processo de conversão, mas é gerado como consequência do atendimento aos requisitos do cliente.

 Reduzir a variabilidade

O principal objetivo da implantação do sistema de gestão da qualidade na empresa é manter uma padronização na execução de seus serviços e na sua organização. Para isso será necessário evitar a variabilidade que pode ocorrer com bastante frequência nos canteiros de obra. Existem diversos tipos de variabilidade, relacionados ao processo de produção, como por exemplo, a variação dimensional dos materiais entregues, a variabilidade existente na própria execução de um determinado processo e a variabilidade da demanda, que está relacionada aos desejos e ás necessidades.

 Reduzir o tempo de ciclo:

Um tempo de ciclo é composto pela soma de todos os tempos (movimento, espera, processamento e inspeção) na geração do produto. Este principio da construção enxuta tem origem na filosofia do “Just-in-Time”. Com o principal objetivo de minimizar o percurso do material no canteiro até o seu destino final aonde ocorrerá os processamento ou conversão, neste princípio será desenvolvido a sincronização do fluxo de materiais e mão-de-obra através de programações repetitivas e padronizadas tornando o sistema de produção menos vulnerável a mudanças de demanda.

 Simplificar através da redução do número de passos ou partes

Este princípio consiste na redução do número de componentes em um produto ou a redução do número de partes ou estágios em um fluxo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com