TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE PÚBLICA

Por:   •  8/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  995 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE PÚBLICA

Adriana Mércia Sousa Silva

Parnaíba

2018

Adriana Mércia Sousa Silva

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE PÚBLICA

Relatório apresentado a Universidade Estadual do Piauí, Campus Alexandre Alves de Oliveira, curso Bacharelado em Odontologia, como requisito parcial de avaliação do estágio supervisionado em saúde pública, sob supervisão da Prof° Moara e Silva Conceição Pinto.

Parnaíba

2018

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        RELATÓRIO        5

3.        CONSIDERAÇÕES        7

4.        REFERÊNCIAS        7

  1. INTRODUÇÃO

Relatório de estágio supervisionado do 10° semestre de Odontologia, de 2018, sob a supervisão da Professora Moara Pinto. Realizado na Unidade Básica de Saúde Samaritana/CAIC, bairro Piauí e posteriormente no Centro de Especialidades Odontológicas, no período de setembro a dezembro do ano corrente, com a carga horária correspondente a 180 horas. As atividades foram realizadas em dupla, com a aluna Beatriz da Silva Rocha.

A proposta de atuação nos propiciou uma oportunidade para colocarmos em prática toda a teoria aprendida ao longo da graduação, assim como, oferecer conhecimento através de palestras para toda a comunidade que frequentava a unidade de atenção básica.

A Atenção Básica é desenvolvida por meio de um conjunto de ações práticas, que requerem para sua implementação grande pluralidade de atitudes, habilidades e conhecimentos técnicos e científicos de relativa baixa complexidade. Pode ser entendida como o nível de entrada no sistema de saúde, fornecendo atenção sobre a pessoa para todas as condições, além de coordenar e integrar a atenção obtida em outro lugar ou por terceiros. Representa a base do trabalho de todos os outros níveis do sistema de saúde e atua de modo a oferecer ações de promoção de saúde, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação. A Atenção Básica enfoca os problemas de saúde mais prevalentes de cada grupo social. Suas ações visam a modificar as condições de vida da comunidade, em função do controle de fatores sociais e ambientais, além de hábitos e estilos de vida, com o propósito de estimular atitudes saudáveis e eliminar riscos (STARFIELD B, 2002; DOMINGUEZ, 1998; MARTIN ZURRO A, CANO PÉREZ JF, 1999). Já a Atenção Secundária é formada pelos serviços especializados em nível ambulatorial e hospitalar, com densidade tecnológica intermediária entre a atenção primária e a terciária, historicamente interpretada como procedimentos de média complexidade. Esse nível compreende serviços odontológicos especializados, como Periodontia, Endodontia, Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Diagnóstico, Prótese e Atendimento a pacientes com necessidades especiais.

Assim sendo, o principal objetivo do estágio supervisionado foi inserir o aluno na prática da saúde pública, dando-o a oportunidade de vivência nas práticas mais realizadas no âmbito da saúde pública, tanto na atenção básica como na atenção especializada.

  1. RELATÓRIO

Na Atenção Básica, durante o período proposto para cumprimento do estágio, foi feito o acompanhamento na Unidade Básica de Saúde do atendimento odontológico realizada pela dentista Dra. Lorena Ferreira Evangelista que era responsável por atender a área do Módulo 22, UBS Samaritana/CAIC. Eram realizados cerca de 8 procedimentos, sendo que 2 eram reservados para atendimento de urgência odontológica. Dentre os atendimentos, foram observados cuidados aos pacientes com necessidades específicas, serviços em odontopediatria, pacientes diabéticos, hipertensos e com necessidades especiais. Os principais serviços assistidos incluem instrução de higiene oral, profilaxia, raspagem, exodontias, procedimentos restauradores, urgência endodôntica e diagnóstico de patologias.

Foi percebido a integração da equipe na Estratégia de Saúde da Família (ESF), onde o trabalho deve ser realizado de forma multidisciplinar. Esta experiência foi fundamental para nossa formação acadêmica pois nos levou a compreender o funcionamento da ESF e o elo essencial entre Agente comunitário de saúde, Dentista e Técnica de Saúde Bucal.

Durante o período foram realizadas ações de promoção de saúde bucal que é um dos principais objetivos da Estratégia de Saúde da Família. As ações foram desenvolvidas através de palestras lúdicas sobre escovação, doença cárie e instrução de higiene oral para crianças de 3 a 7 anos, na escola CAIC, que fica na área de cobertura da equipe da ESF que estávamos integradas. Também foram realizadas ações de saúde coletiva para adolescentes de 15 a 17 anos, estudantes da escola CAIC, onde foram promovidas palestras sobre gengivite, doença periodontal e instrução de higiene oral. Também foi realizado Aplicação Tópica de Flúor e encaminhamento para consulta na Unidade Básica de Saúde.

 As atividades de promoção de saúde foram muito importantes no estágio supervisionado pois o modelo de atenção vigente, saúde coletiva, abrange muito além do tratamento de doenças já instaladas, mas sim uma mudança nos comportamentos dos indivíduos, focando nos seus estilos de vida e promovendo uma modificação na sua maneira de pensar e agir.

Também foram realizados acompanhamentos de especialidades odontológicas na atenção secundária do serviço público, Centro de Especialidades Odontológicas de Parnaíba. Os procedimentos de endodontia observados incluem biopulpectomia e necropulpectomia com técnicas manuais e mecanizadas com localização foraminal, realizados pela Dra. Moara e Silva Conceição Pinto. Na prótese, sob supervisão do Dr. Hudson Oliveira Silva, observamos etapas do planejamento de prótese total, como moldagem, adaptação do plano de cera e entrega da prótese.  O tratamento oferecido nos Centros de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e foi importante o estágio realizado em conjunto entre os dois níveis de complexidade dos modelos de atenção, para assim também entendermos como funciona a integralidade que envolve promoção, proteção e recuperação da saúde.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (141.7 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com