TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO CLASSIFICANDO AS ATIVIDADES DE MANUTENÇÃO DO POSTO DE ABASTECIMENTO

Pesquisas Acadêmicas: RELATÓRIO CLASSIFICANDO AS ATIVIDADES DE MANUTENÇÃO DO POSTO DE ABASTECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/7/2014  •  2.005 Palavras (9 Páginas)  •  2.043 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

A segurança do trabalho está presente em todos os setores que possa a vir oferecer riscos de acidentes e danos à saúde do trabalhador. Deve haver a prevenção dos riscos relacionada à saúde das pessoas que trabalham em determinados ambiente. Para isso, é de suma importância a vivência do colaborador em seu ambiente de trabalho de forma segura, do qual o ambiente deverá ser um lugar com boas condições para um excelente desempenho do colaborador. O presente relatório foi elaborado especificamente ao fundamento Prevenção e Controle de Riscos em Maquinas e Equipamentos relacionados ao Posto de combustíveis, líquidos e inflamáveis, situado na cidade de Baixo Guandu ES. A falta de conhecimento por parte dos empresários e proprietários de estabelecimentos aos dispositivos normativos de segurança e combate a incêndio previsto na legislação brasileira, implica numa atitude pouco preventiva, e isso talvez seja o fator agravante que mais colabora para o risco de acidentes em nosso país.

A expectativa desse relatório é de que o Posto de líquidos, combustíveis e inflamáveis, já existente, esteja dentro das normas vigentes de Prevenção e Controle de Riscos em Maquinas e Equipamentos e combate á incêndio, tanto na constatação dos dispositivos de segurança no local, quanto ao estado em que se encontram. Caso o contrário ocorra, proporcionaremos uma adequação de acordo com as normas estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

OBJETIVO

Avaliar o posto de líquidos, combustíveis e inflamáveis, já existente, se o mesmo esteja dentro das normas vigentes de prevenção e controle de riscos em maquinas e equipamentos, o sistema de combate á incêndio, instalações sanitárias e do telhado/cobertura da área de abastecimento dos veículos, dos tanques de armazenamento de combustíveis (enterrados ou suspensos), das bombas de abastecimento de combustível, fazer uma análise crítica do "programa de manutenção" atual do posto de abastecimento de combustíveis, descrevendo os seus pontos fortes e fracos.

SISTEMA DE PROTEÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO EXISTENTE

Os sistemas de proteção de combate a incêndio do estabelecimento estão bem localizados e em ambientes de fácil acesso, sinalizados e protegidos contra intempéries e danos físicos em potencial, obedecendo às normas técnicas de segurança.

O posto de combustíveis possui dois extintores classe A e 6 (seis) das classes BC.

Existe um grupo de pessoas capacitadas para atuar na prevenção e combate de incêndio, tomando medidas e ações para a prevenção ou minimização do impacto destrutivo de uma emergência, sinistro, evacuação de ambientes e prestação de primeiros socorros dentro da empresa.

Porém no levantamento realizado do local de estudo não foi detectado nenhum sistema de hidrantes e nem há a presença da brigada de incêndio.

INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

Foi verificada que existem duas instalações sanitárias, as mesmas se encontram em ótimo estado de conservação e limpeza, porem uma é aberto aos clientes e a outra é reservada para os funcionários. No quadro de funcionários esta contemplando uma mulher e de acordo com a Norma Regulamentadora Instalações Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho devem ser separados por gêneros quando houver homens e mulheres no local de trabalho.

A rede de esgoto sanitário do estabelecimento é segregados dos demais efluentes e lançados em rede pública.

TELHADO/COBERTURA DA ÁREA DE ABASTECIMENTO DOS VEÍCULOS

A estrutura do telhado é metálica com colunas metálicas e telhas também metálicas que protege todas as ilhas de abastecimento contra condições intempéries.

A estrutura da cobertura é alta (pé direito na altura de 6m), há uma ventilação natural que reduz a concentração de vapores a níveis muito baixos. Isto faz com que os riscos de explosões provenientes das descargas atmosféricas sejam muitíssimos reduzidos. A proteção contra raios diretos é feita pelo aterramento das colunas, este aterramento é interligado formando uma malha de terra a qual é referia todos os potenciais do posto.

DOS TANQUES DE ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEIS (ENTERRADOS OU SUSPENSOS)

São equipamentos regulamentados de acordo com as Normas Brasileiras no estabelecimento contempla 2 (dois) tanques subterrâneo em aço carbono de paredes duplas um com capacidade de 10 (dez) mil litros contem diesel em seu recipiente e outro com 30 (trinta) mil litros divididos em dois compartimentos contendo gasolina.

Os combustíveis são recebidos de forma a granel, através de caminhão tanque e o combustível é descarregado através de bocas de descargas identificadas no chão com pinturas refletivas e com o código do produto ali armazenado.

DAS BOMBAS DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL

São equipamentos destinados a medir volumes contínuos de combustíveis líquidos, no estabelecimento existem 4 quatro bombas todas as bombas são eletrônicas tipo gabinetes e duplas. O equipamento permite modo abastecimento normal ou com predeterminação em valor R$ / Volume. Após inspeção visual com os colaboradores do posto de combustíveis foi verificado que todos os equipamentos se encontram em ótimo estado de conservação e se nenhuma anormalidade.

ANÁLISE CRÍTICA DO PROGRAMA DE MANUTENÇÃO

Após inspeção visual e através de relato dos colaboradores do posto de combustível foi verificado que a conservação dos equipamentos começa pela manutenção operacional, que exige que os equipamentos e áreas que compõem sua operação estejam arrumados, limpos e adequadamente inspecionados para identificar a necessidade da manutenção técnica. A checagem é feita pela própria equipe do estabelecimento, todos os colaboradores são devidamente treinados para o serviço.

A manutenção técnica é responsabilidade exclusiva de uma empresa especializada com profissionais devidamente treinados e qualificados, a fim de garantir o restabelecimento da operação de forma segura e ambientalmente correta. E esta é realizada somente quando a inspeção operacional detectar sua necessidade.

Mais existem falhas que foram constatados durante inspeção, uma delas é que não foi evidenciada nenhuma documentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com