TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA AULA DE FÍSICA I DO DIA 16/09/17 NO LABORATÓRIO

Por:   •  22/8/2019  •  Exam  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DA AULA DE FÍSICA I DO DIA 16/09/17 NO LABORATÓRIO

Eliton Ataide Ornelas e Pedro Soares Sobral

20 de setembro de 2017

Resumo

Durante a aula de física I, ministrada pelo professor Daniel, no dia 16 de setembro de 2017 e desenvolvida no laboratório, o objetivo foi o de calcular a densidade de um objeto metálico semelhante a uma esfera seccionada com um pequeno orifício no centro. Inicialmente o objeto foi pesado em uma balança para descobrir-se o valor de sua massa. Nessa medida a massa apresentou um valor aproximado de 49,91 g, com erro relativo de 0,03 g. No mesmo instante, foi realizado a medida do raio e da altura da esfera por meio de uma régua. O valor obtido pela medida do raio foi de 1,55cm e sua altura em 0,8cm.

Com os valores da massa, do raio e da altura do objeto, o próximo passo foi o de descobrir o valor do volume. Neste caso, utilizamos a fórmula: V = π.r².h, onde V= volume; π = constante, r = raio e h = altura.

Tendo por base tais medidas, passou-se a realizar os cálculos necessários para se chegar ao valor da densidade, sendo que, no desenvolver das operações, trabalhamos com as margens de erro de cada medida, conforme as operações envolvendo incertezas repassadas anteriormente na aula teórica.

Sabendo-se que para se chegar ao valor da densidade temos que dividir o valor da massa pelo valor do volume do objeto, tendo, portanto, a seguinte fórmula: D = m / v, sendo que D = densidade; m= massa e v= volume.

Resultou-se em um volume calculado de 6,032cm³ e sua densidade igual a 8,27g/cm³, podendo ser comprovado que a densidade de um objeto é inversamente proporcional ao seu volume.

Introdução

O objetivo desta aula no laboratório de física foi exercitar, na prática, as definições e explicações teóricas desenvolvidas no horário anterior da aula e, a partir disso, verificar os resultados obtidos mediante a utilização das operações com incertezas, onde se verifica as margens de erro máximas e mínimas, bem como o valor médio das medidas do objeto. Com isso, foram testadas as habilidades de observação, desenvolvimento prático da teoria estudada e recapitulação de metodologia (fórmula) estudada em tempos passados, neste caso da densidade de um objeto.

Para se atingir o objetivo, foi utilizada a explanação teórica, um objeto metálico semelhante a um cilindro seccionado com um orifício circular no centro; uma balança de precisão; calculadora; caderno; lápis; borracha e o auxílio do instrutor.

Materiais e Métodos

Material utilizado: caneta, lápis, caderno, borracha, objeto metálico e balança de precisão. A busca pelos objetivos se deu mediante auxílio do professor e reflexão acerca do assunto abordado. As medidas foram verificadas por meio de uma régua e balança de precisão. Para a massa do objeto, o erro relativo ficou estipulado em 0,03 g, o qual foi percebido pela calibragem da balança antes do objeto ser colocado sobre ela. Já o erro do valor do volume foi definido à partir da combinação dos valores das medidas que foram necessárias para se chegar ao valor do volume, ou seja, altura e raio, sendo que ambos possuem uma margem de erro de + ou – 0,05 cm. Todas as medidas, tanto as realizadas pela régua, quanto através da balança, foram repetidas para obtenção de uma certeza maior do resultado.

Dados e Análise

A partir das medidas realizadas, foram coletadas as seguintes informações:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com