TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTAGIO

Por:   •  6/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ – BREVES

FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS

JULIE HÉLLEN RAMOS SEGUNDO

RELATÓRIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III - REGÊNCIA

BREVES-PARÁ

2016


JULIE HÉLLEN RAMOS SEGUNDO

RELATÓRIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III - REGÊNCIA

Relatório do Estágio Supervisionado III – Regência, apresentado à Faculdade de Ciências Naturais, do Campus Universitário do Marajó – Breves, da Universidade Federal do Pará, como requisito parcial para a obtenção de conceito na disciplina Estágio Supervisionado III.

BREVES-PARÁ

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. ENTRADA DO ESTAGIÁRIO NO CAMPO DO ESTÁGIO        5

3. RELATOS E REFLEXÕES        6

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        8


1. INTRODUÇÃO

O estágio Supervisionado III foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental prof.ª Odízia Corrêa Farias, que está localizada na Avenida Rio Branco, 1420, Centro Breves-PA, Onde seus níveis de ensino onde seus níveis de ensino são a partir do fundamental maior, de 6º e 7º ano, e 7ª e 8ª serie, pois está ocorrendo à passagem de série para ano. O horário de funcionamento pela parte da manhã é das 06h30min com a entrada dos funcionários, e 07h30min com a entrada dos alunos, e 12h15min com a saída dos mesmos. Pela parte da tarde o horário da entrada é 13h30min e a saída às 18h15min. O período de realização do estágio foi dia 15 de agosto a 8 de setembro de 2016.

O estágio teve como objetivo Geral: relatar as atividades desenvolvidas durante a prática de Ensino de Ciências (Estagio III) na escola campo. E os específicos: Descrever as etapas de observação, participação e regência do Estagio Supervisionado III; Apresentar as atividades pedagógicas realizadas na escola campo durante a observação e regência.

O estágio como Regência, é porta de entrada para o aluno vivenciar as experiências adquiridas durante sua formação. Nesse momento, faz-se necessário o domínio de uma postura capaz de suprir as necessidades até então conquistadas. Na certeza de levar o conhecimento para os alunos, o estudante estagiário, passa com o Estágio Regente, a promover suas interdisciplinaridades adquiridas. Nesse momento, a presença da práxis torna-se indispensável, uma vez que se fará jus de seu conteúdo, colocando-o em exercício.

O estágio teve como carga horária prevista e efetivada de 40 horas/ aula em sala de aula.


2. ENTRADA DO ESTAGIÁRIO NO CAMPO DO ESTÁGIO

De início tive uma conversa com a coordenadora pedagógica, falando da intenção do estágio de regência naquele espaço, onde a mesma, muito atenciosa e receptiva, me orientou a procurar os professores de ciências, onde marquei horário para maiores esclarecimentos. Conhecendo a proposta de estágio, os professores também me recebem com muita atenção, aceitação e incentivo. Obedecendo aos critérios regimentais da referida instituição, passo a vivenciar meu estágio obedecendo às normas padrões já pré-estabelecidas.


3. RELATOS E REFLEXÕES

        Para dar início as atividades foram realizadas observações das aulas do professor orientador, para conhecer melhor a turma onde iríamos realizar o estágio. Essas atividades foram escolhidas, a partir do conteúdo ministrado a primeira foi no 7º ano com o conteúdo “Briófitas e Pteridófitas”, onde levamos amostras para uma melhor compreensão do conteúdo.

 A segunda atividade foi desenvolvida no 9º ano com o conteúdo de “Movimento”, que foi feita uma demonstração com os alunos. Em que foi utilizado uma fita métrica, e um cronômetro, para enfatizar um caminho percorrido por um aluno. Facilitando a aprendizagem do conteúdo com a prática feita.

        A relação professor – estagiário, foi bem direta pelo professor A, que logo no primeiro dia de observação forneceu os conteúdos para as aulas que iríamos realizar. Enquanto que o professor B foi dificultoso, pois estava substituindo a professora da turma e não estava com os conteúdos, o mesmo já nos entregou os conteúdos vésperas da regência.

A relação alunos – estagiários, não tive problema, pois os professores possuíam um domínio total de classe, o que facilitou o desenvolvimento do assunto e a participação de todos.

        Os conteúdos foram selecionados a partir dos livros didáticos, e outras fontes para enriquecer o conhecimento do aluno.

        Foi feito um levantamento prévio do conteúdo em cada aula, para contextualizar com a realidade dos alunos. Sendo assim após o levantamento prévio, iniciávamos o conteúdo, com o que eles já tinham exposto e contextualizávamos com a realidade dos mesmos.

        No ato das explicações sobre os conteúdos apresentados, fazíamos uma conexão com o assunto e o tema da atualidade, os fazendo refletir e analisar os conteúdos com um olhar mais explorador para sua realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (106.4 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com