TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE A LOGÍSTICA NA EMPRESA DP WORLD E SUAS RELAÇÕES SINDICAIS

Por:   •  25/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.403 Palavras (10 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA

Curso Superior de Tecnologia em Logística

Julia Mergulhão Lopes

PROJETO INTEGRADOR IA

RELATÓRIO SOBRE A LOGÍSTICA NA EMPRESA DP WORLD E SUAS RELAÇÕES SINDICAIS

Santos

2020

INTRODUÇÃO

O projeto tem como objetivo apresentar a empresa DpWorld abordando os assuntos relacionados ao seu ramo de atividade, suas relações sindicais e uma breve descrição das atividades logísticas na empresa.

A DpWorld é considerada um dos maiores e mais modernos terminal portuário privado do país, possuindo tecnologia, performance, inovação e compromisso com a sustentabilidade. É uma empresa que faz parte do Grupo DP World (Dubai Ports World) no qual é especializada em logística de carga, operações de terminais portuários, serviços marítimos e zonas de livre comércio.

Está localizada na margem esquerda do Porto de Santos, proporcionando 1000 empregos diretos e 2000 empregos indiretos.

 Formada em 2005 pela fusão da Dubai Ports Authority e da Dubai Ports International, a DP World processa 70 milhões de contêineres que são trazidos por cerca de 70.000 embarcações anualmente. Isso equivale a aproximadamente 10% do tráfego global de contêineres, responsável por seus 82 terminais marítimos e interiores presentes em mais de 40 países. Até 2016, a DP World era principalmente uma operadora de portos global e, desde então, adquiriu outras empresas na cadeia de valor (WIKIPÉDIA).

A empresa mantém aproximadamente 60 terminais portuários, em seis continentes, incluindo projetos novos na Índia, Europa, África, Oriente Médio e América do Sul. Investe constantemente em infraestrutura de terminais, instalações e capacitação de pessoas no qual possui uma equipe formada por mais de 28.000 colaboradores que atendem seus clientes ao redor do mundo.

Em um processo ocorrido no mês de dezembro de 2017, a DP World Santos foi criada após a consolidação da compra da Embraport (empresa Brasileira de Terminais Portuários) por parte do Grupo DP World (Dubai Ports World).

1. Plano de Desenvolvimento da Pesquisa

O trabalho realizado para a apresentação da empresa DpWorld aborda a forma como é o desenvolvimento da empresa do setor portuário, abrangendo a sua história, suas operações logísticas e suas relações sindicais.

Para o desenvolvimento deste projeto, o procedimento metodológico desenvolveu-se por meio de pesquisas realizadas na internet, consulta de dados divulgados no site da empresa, e uma breve entrevista com um colaborador da companhia, tendo como objetivo de integrar as disciplinas desenvolvidas ao decorrer do semestre, possuindo como base o conhecimento adquirido ao longo do curso.

 


2. Nome da Empresa e Ramo de Atividade

A DP world, é uma empresa de logística com sede em Dubai , Emirados Árabes Unidos, que atua no ramo de atividade logística de carga, operações de terminais portuários, serviços marítimos e zonas de livre comércio, sendo considerado um dos maiores terminal do país.

Sua atividade no Brasil iniciou-se no ano de 1994, quando o  Grupo Coimex tinha o objetivo de construir um terminal privado e potencializar o desenvolvimento econômico no Porto de Santos, no qual foi adquirido uma área de aproximadamente um milhão de metros quadrados na área continental de Santos, localizado na ilha de Barnabé, na margem esquerda do Porto, uma área estratégica com acesso por via marítima, rodoviária e ferroviária. O empreendimento conta com 653 metros de cais, 207 mil m² de pátio e capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a um container de 20 pés).

A DP World tornou-se um dos principais players do setor de infra-estrutura da América do Sul com uma rede de terminais de contêineres no Peru, República Dominicana, Argentina, Equador e Suriname e continuamos comprometidos com o nosso papel de facilitador de comércio global e visando uma estratégia mais ampla para crescer setores complementares na cadeia de suprimentos global“  BIN SULAYEN.

A partir de 1998 deu-se início aos estudos de impacto ambiental, que resultaram no desenvolvimento de vários Programas Ambientais, ocorrendo no ano de 2005 a aprovação de licenças prévia (IBAMA), em 2006 obtiveram a licença e autorização da instalação para que o terminal pudesse dar início às obras e, em 2007, teve início a construção de um aterro piloto para estudo do solo da região.

Um grande passo importante foi dado em 2009, com a entrada de dois acionistas: Odebrecht Transport e a Dubai Ports World (DP World). Já em 2010, as obras se intensificaram e seguiram em plena expansão até o final do primeiro semestre de 2013, quando foi concluída a primeira fase do projeto. No dia 3 de julho do mesmo ano, o Terminal celebrou o início das operações com a chegada do primeiro navio, o Mercosul Manaus. Em 2015, iniciou-se também, as operações ferroviárias.

Em dezembro de 2017, a DP World adquiriu a parte adicional de 66,67% da empresa que pertencia a Odebrecht Transport, passando a ser a única acionista da companhia, resultando na alteração da marca Embraport para DP World Santos.

Em 2018, a DP World Santos e Fibria firmaram um contrato para operação e armazenagem de celulose. O novo complexo abrange um armazém de 35 mil metros quadrados, com capacidade estática para armazenagem de mais de 150 mil toneladas da matéria-prima.

Todo o Projeto Celulose foi pensado para conciliar eficiência com sustentabilidade, visto que prevê a recepção de 100% das cargas por ferrovia por meio de uma moderna pera ferroviária, que será integrada às operações internas do novo armazém. (DP WORLD, 2020).

O empreendimento conta com capacidade de movimentação anual de 1,2 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) e 3.6 milhões de toneladas de celulose.

As novas instalações fazem parte de uma estratégia de diversificação de serviços e, além disso, consolidam ainda mais a empresa como um complexo objetivo para movimentação de cargas.

[pic 1]

Figura 1- Terminal DPWorld

 

2.1 Organograma e suas principais áreas.

[pic 2]

3. Relações sindicais

O sindicato que representa os operadores portuários do estado de SP é a SOPESP. Está situado na cidade de Santos, na Rua Amador Bueno, 333, sala 1.604, bairro Paquetá.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com