TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH

Projeto de pesquisa: RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.030 Palavras (9 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir tem por objetivo demonstrar a reestruturação de uma empresa, utilizando métodos simples das disciplinas; Legislação e praticas trabalhista, que fará com que a empresa trabalhe dentro da lei e não tenha nenhum processo trabalhista. Recrutamento e Seleção ajudarão a planejar as contratações sem que a empresa infle sem necessidades. Administração de benefícios e remuneração, ter por objetivo auxiliar com os benefícios, categorias de salários, como proceder com as definições de PCS. E por fim auditoria em recursos humanos, que tem por objetivo, analisar todos os quadros da empresa, para que os processos estejam sempre de acordo como previsto por lei.

2.4..DESENVOLVIMENTO 10 ATITUDES QUE OS RECRUTADORES MAIS VALORIZAM EM CANDIDATOS.

PESQUISA PUBLICADA PELO CAREERBUILDER MOSTRA AS CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS MAIS BUSCADAS NA HORA DA AVALIAÇÃO DE CANDIDATOS A OPORTUNIDADES PROFISSIONAIS:

Não são sós as habilidades técnicas que você aprende na faculdade ou no dia a dia que interessam aos recrutadores. A maneira como você se comporta pode ser igual ou até mais importante para quem vai “bater o martelo” de uma contratação. É o que mostra uma pesquisa feita com mais de 2,1 mil recrutadores e profissionais de recursos humanos, publicada pelo site americano Career Builder. Segundo o levantamento, 77% dos entrevistados colocam técnica e personalidade em pé de igualdade durante a avaliação de um candidato. Com isso, quando dois candidatos têm um currículo semelhante, as atitudes de um deles podem ser decisivas. Um dos motivos para isso é que o perfil comportamental de uma pessoa pode falar muito (ou não) sobre sua adaptação ao novo ambiente de trabalho, segundo o que Rosemary Haefner, presidente de RH do site, sugeriu no relatório de apresentação da pesquisa. No texto, ela pontua que questões como solução de problemas, motivação e gerenciamento de pessoas estão intimamente relacionadas às habilidades comportamentais de um profissional. Segundo a pesquisa, são 10 as características de personalidade mais buscadas durante a avaliação de potenciais funcionários. Confiram quais são na tabela abaixo:

Características Percentual de recrutadores que procuram esta característica em candidatos

Ética 73%

Segurança 73%

Atitude positiva 72%

Automotivação 66%

Trabalho em equipe 60%

Organização para gerenciar múltiplas prioridades 57%

Capacidade de trabalhar sob pressão 57%

Efetividade na comunicação 56%

Flexibilidade 51%

Confiança 46%

2.5 ABERTURAS DE VAGAS INTERNAS A necessidade de contratação para o momento é de um (a) recepcionista, pode-se fazer um recrutamento interno, pois há alguns auxiliares que se destacam na atividade e vem esperando oportunidade para mostrar seu talento, a divulgação de vaga ocorrerá através de informativos internos, todas as auxiliarem interessado na vaga receberá uma ficha de inscrição, depois de preenchidas as fichas deverão ser entregue ao responsável de RH, que fará a entrevista individual com cada candidato. A escolha de fichas de inscrições é devido à agilidade que repercute, pois se o salão possui quatro auxiliares a seleção será mais rápida e eficaz. Como o recrutamento ocorreu internamente o candidato passará por uma entrevista com o profissional de Rh e irá descrever por qual motivo ele merece está “promoção”, e algumas perguntas serão aplicadas para saber ao certo qual real interesse do candidato na vaga: (1) O que melhor o qualifica para o cargo em questão? (2) Quais seus maiores interesses quanto ao cargo em questão? (3) Você se manteve atualizado na sua área de atuação? Como? (4) O que o motiva em nossa empresa? (5) Por que deveríamos dar-lhe a promoção? Como o recrutamento ocorreu de forma interna não há

necessidade de 15 perguntas, cinco são o suficiente, pois já conhecem o profissional, a organização tem que saber quais são os objetivos para o futuro. O conhecimento da área será questionado e por fim o teste prático este será mais longo podendo durar uma semana.

2.5.1 ABERTURAS DE VAGA EXTERNA Em questão a vaga de recepcionista, a divulgação poderá ocorrer em agências especializadas em recrutamento e seleção, o profissional de Rh da organização encaminhará todos os requisitos para a vaga e a agencia fará a pré-seleção em dinâmica de grupo com alguns candidatos. Requisitos básicos; moças de 18 a 35 anos, ensino médio completo, disponibilidade de horário, atenciosa, cordial, saiba lidar com o publico, que tenha empatia e boa dicção, aquelas que estiverem dentro do padrão estipulado, serão encaminhadas para a empresa onde passarão por uma entrevista individual, onde seu currículo será analisado pelo entrevistador ao mesmo tempo em que ocorre a entrevistas, o candidato responderá um questionário, para que não fique nenhum vestígio de não conformidade. O fato de ter escolhido as agencias de recrutamento e seleção para a divulgação da vaga é que geralmente as agencias possui um banco com vários candidatos em espera, à seleção ocorrerá com agilidade.

2.6 POLITICA DE CARGOS E SALÁRIOS A elaboração de um PCS inicia-se pela composição dos cargos e funções que irão compor a carreira funcional da empresa e deve conter: a) O perfil dos cargos analisado, b) A descrição de cada cargo ou função, c) As tabelas de cargos, suas classes e respectivos salários, d) A forma de progressão de níveis dentro de uma mesma faixa salarial e, e) A forma de progressão de uma faixa salarial para outra, de acordo com Chiavenato (2004, p.299) “o nível de salários é o elemento essencial tanto na posição competitiva da organização no mercado de trabalho como nas relações das organizações com os próprios empregados”.

2.6.1 DESCRIÇÕES DOS CARGOS A descrição das atividades profissionais de cada cargo, nas organizações, serve como ponto de partida para melhor estruturar as atividades no gerenciamento das pessoas dentro da empresa. Conhecer a descrição de cargo da vaga em aberto e realizar uma análise completa é fundamental para garantir o sucesso do processo seletivo.

2.6.2 PROCEDIMENTOS E POLÍTICAS DE REMUNERAÇÃO Este documento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com