TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELIGIÃO PARA MARX

Por:   •  16/9/2016  •  Ensaio  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

Carl Max :Religião

Para Marx  a religião é fruto o da vida insatisfatória imposta ao homem, na qual ele busca consolo, é utópica e alienante .

Marx vê a religião como um mero instrumento ineficiente para a correção  dos efeitos causados por forças opressoras na sociedade, sendo necessária o combate diretamente a elas.

Exemplo 1 :  Morte opressora

Oprimido:

Religioso

Opressor:

 Morte

Opressão:

O homem é oprimido pelo medo de morrer

Solução segundo Marx:

Para Max o homem não deve  temer a morte e se alienar a deus por causa dela, mas

acabar com ela ,ou seja,  conseguir métodos de ficar vivo eternamente .

Exemplo :  Religião opressora

Oprimido:

Ateu

Opressor:

Religião

Opressão: Regras e limitações impostas por valores morais e divinos, renúncia a certos comportamentos como, (trair, mentir , trapacear , fornicar ,etc).

Solução segundo Marx:

Para Marx o homem, não deve se ater as regras impostas pelas religiões, mas acabar com elas.

    Considerações:

    O trabalho projetado pelo homem é fruto da necessidade que ele tem em  atender às suas demandas, sendo sua liberdade limitada no capitalismo, pelo capital  e no  comunismo , pelo estado.  

    Assim como os valores na visão de Carl Max, a liberdade dentro de uma sociedade pode ser subjetiva e parcial,  alienada  à diversos  fatores. No comunismo ela é limitada e distribuída de forma igualitária pelo estado, o qual concentra os meios de produção e determina às atividades a serem desempenhadas por cada individuo, impossibilitando que o fruto de seu trabalho seja atribuído a si. Sendo suas qualidades e desempenho indiferentes na distribuição dos resultados, comprometendo a aquisição de benefícios e ferindo os princípios de independência e manipulação do trabalho a favor de seu progresso.                                                                                                                                  

    O capitalismo concentra liberdade no capital e não no trabalho, sendo possível qualquer individuo criar as condições para angariá-lo, o próprio mérito conquistar os meios de produção, ascender de classe social podem  ser considerados como  ganho de liberdade dentro de uma sociedade capitalista .

   O trabalho perde a identidade com o seu fruto  devido a transformação das necessidades humanas propiciadas pelo avanço tecnológico dos meios de produção , mas continua sendo o seu  supridor.  Como meio de troca, possibilita usufruir do fruto alheio a seu mérito, resultando em  perda de realização, mas  em ganho de satisfação.

A proposta será dividir a turma em dois grupos . Os quais defenderão pontos de vista contrários as suas convicções.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com