TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS SOBRE O MEIO AMBIENTE

Por:   •  16/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS SOBRE MEIO AMBIENTE DE ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FRANCISCO JOSÉ DE SANTANA EM POMBAL-PB

HÉVILA SILVA DOS SANTOS GOMES 1; JOÃO FILIPE ALVES DE SOUSA 2; KARDELAN ARTEIRO DA SILVA3; ELICARLA BARBOSA MOITINHO 4; LUIZ GUALBERTO DE ANDRADE SOBRINHO 5

( 1) Graduanda do Centro de Ciência e Tecnologia Ambiental; Universidade Federal de Campina Grande; Pombal-PB (hevilag18@gmail.com)

( 2) Graduando do Centro de Ciência e Tecnologia Ambiental; Universidade Federal de Campina Grande; Pombal-PB (felipe.a.sousa01@gmail.com)

( 3)Graduando do Centro de Ciência e Tecnologia Ambiental; Universidade Federal de Campina Grande; Pombal- PB (kardelanok0@gmail.com)

( 4) Graduanda do Centro de Ciência e Tecnologia Ambiental; Universidade Federal de Campina Grande; Pombal-PB (elicarlamoitinho@gmail.com)

( 5) Docente do Centro de Ciência e Tecnologia Ambiental; Universidade Federal de Campina Grande; Pombal-PB (luiz.gualberto@gmail.com)

RESUMO:A educação ambiental é de extrema importância na sensibilização social para a conservação do meio ecológico. Assim, com o intuito de compreender o entendimento das crianças sobre o meio ambiente, o presente trabalho objetiva analisar representações gráficas de alunos do ensino fundamental,utilizando-se a técnica de mapas mentais. Para isso foi feita uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco José de Santana, situada em Pombal/PB com alunos do 5º ano. Foi solicitado, ao grupo de estudantes, que representassem de forma gráfica, o entendimento deles pelo que seria meio ambiente, a partir de seu cotidiano. Na análise dos resultados, pode-se perceber que a maior parte da turma, cerca de 59% tem visão antropocêntrica, entretanto, existe uma quantidade significativa de alunos que não reconhecem o homem como parte do meio ambiente, representando uma visão de aspecto naturalista. Com isso, há a necessidade de incluira educação ambiental em recinto escolar para a percepção do homem como parte integrante do meio ambiente.

PALAVRAS-CHAVE: Educação ambiental, mapas mentais, sensibilização.

INTRODUÇÃO: Com o surgimento da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) nos anos 80 no Brasil, a educação ambiental (EA) tornou-se, objeto de estudo, discussão e crítica por parte de educadores e ambientalistas, buscando, de tal forma, a conscientização e, além disso, a sensibilização dos indivíduos quanto a preservação e conservação do meio ambiente. Nesse contexto, a EA traz a comunidade o quanto o ambiente é importante, oferecendo, por isso, alternativas de atitude com oportunidades voltadas a uma política de sustentabilidade para os indivíduos. (GONZALEZ, 2006).Os indivíduos reagem e respondem diferentemente às ações sobre o ambiente em que vivem. Sendo assim, as manifestações daí decorrentes são resultado das percepções (individuais e coletivas), dos processos cognitivos, julgamentos e expectativas de cada pessoa (FERNANDESet al., 2003).

Os mapas mentais são uma forma de linguagem que reflete o espaço vivido por um determinado indivíduo. O estudo da percepção, por meio de representações, como os mapas mentais, faz-se necessário para entender as relações e interações entre o homem e o ambiente (BERTIN, 2014). Portanto, a representação gráfica ou ambiental do meio busca uma percepção mais realista da visão do indivíduo sem a interferência de conceitos pré-formados. Otrabalho objetivou analisar as representações gráficas sobre Meio Ambiente, através de mapas mentais, dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco José de Santana situada em Pombal/PB.

MATERIAIS E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada do dia 9 de Junho de 2017, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco José de Santana (EMEF), situada na Rua Maria Rosicler Salgado Bandeira, bairro Francisco Paulino – Pombal/PB. A escola funciona nos turnos matutino e vespertino com o Ensino Fundamental I. O corpo discente da instituição é constituído por alunos advindos do próprio bairro, vizinhança e zona rural com faixas etárias variadas.

Foi solicitado, ao grupo de estudantes, que representassem, de forma gráfica, o que eles entendem por meio ambiente, levando em consideração seu mundo vivido, o cotidiano, o lugar em que vivem. Inicialmente, fez-se a introdução de conceitos sobre o tema abordado e, em seguida, a realização dos desenhos feitos pelos alunos.A pesquisa foi realizada com os alunos do 5° ano da escola, onde cada aluno fez a sua representação gráfica, totalizando 22 desenhos desenvolvidos no dia.

RESULTADOS E DISCUSSÕES: Ao analisar os mapas mentais dos alunos, foi constatado um maior número de desenhos de meio ambiente com interferência humana (Figura 1), ou seja, as crianças têm uma visão que o ser humano faz parte da natureza e a modifica, deste modo, a mesma não é mais vista como algo intocado.

Figura 1: Mapa mental representando o convívio desarmonioso com o meio ambiente versosharmonioso.

[pic 2]

                  Fonte: Amanda Procópio Araújo, 10 anos

Percebe-se então uma predominância da visão antropocêntrica cerca de 59,1% dos desenhos. Outrossim, a visão naturalista foi de 40,9% dos desenhos desenvolvidos em sala de aula, que é caracterizada pela exclusão do ser humano do meio,(REIGOTA, 2002). Conforme mostra a Figura 2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (473.8 Kb)   docx (197.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com