TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA : A HISTÓRIA DAS COISAS

Artigo: RESENHA : A HISTÓRIA DAS COISAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2014  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 3

Vídeo : A história das coisas

A história das coisas é um filme pequeno mas muito interessante e de muito conteúdo ele identifica a relação entre os problemas sociais e meio-ambiente, e atenta para a urgência em encontrarmos novas formas de criar um planeta mais sustentável. Trata do complexo sistema que vai da extração, passa pela produção, distribuição, consumo e acaba no tratamento do lixo. Atualmente, nós Vivemos em uma sociedade onde a política capitalista desenfreado é o principal fator que move a economia. Sendo possível compreender a relação estabelecida entre diversos problemas ambientais e sociais e a necessidade urgente de criarmos um mundo sustentável e justo.

Nos últimos anos, a questão ambiental ganhou extrema força. A humanidade começa a criar a consciência de que todos os nossos atos, sem exceção, têm alguma consequência, direta ou indireta. Nesse período, muito se discutiu, alarmou e analisou sobre o que estamos fazendo com o nosso próprio planeta. Isso gerou questionamentos, sendo alguns deles mostrados no vídeo, gerando uma certa crítica sobre o consumismo excessivo que faz a produção de lixo e demanda de matéria-prima, principalmente nos estados unidos, ser extremamente alta. Propositalmente, as indústrias desenvolvem novos produtos, baseado em um sistema de produção linear, onde os recursos naturais são utilizados e devolvidos ao meio-ambiente em forma de agentes tóxicos, e a mão-de-obra é pouco valorizada, tornando os indivíduos presentes neste sistema cada vez mais submissos à forma em que ele é desencadeado. Produtos estes, criados de forma a serem descartados rapidamente, tornando assim possível que a sociedade busque cada vez mais obter mais e mais do mesmo.

Para esse sistema de consumo funcionar, não é levado em conta às consequências que serão deixadas para as próximas gerações, gerando o consumismo exagerado, onde a valorização e realização pessoal conquistada através de um ciclo interminável de consumo e desperdício. Pode-se constatar também, a deficiência na administração da economia de materiais, que é a relação entre o caminho e a execução do processamento de todas as etapas de produção, bem como o uso de matérias primas para desenvolvê-los.

Este problema envolve, além do consumo desordenado, o mau uso das nossas fontes de energia e bens naturais, destruição do meio-ambiente, através da sua exploração desenfreada, sem uma metodologia para recompô-los de forma sustentável. Grandes empresas tem se fixado em diversas partes do mundo, poluindo e degradando o ambiente em sua volta. Os impactos causados por esta sede de produção e consumo, de forma não sustentável, em um planeta onde sabemos que os seus recursos são finitos podem ser incalculáveis e já são sentidos, uma vez que podemos verificar o grande numero de doenças por intoxicação, causadas pela liberação de componentes tóxicos, no processo de produção destes bens. Todos nós devemos fazer a nossa parte. Se todos fizessem a sua parte, sem se preocupar se o governo ou as grandes empresas também estão, com certeza ajudaria. Não somos tão impotentes quanto imaginamos ser. Temos o poder de mudar as coisas, sim. Uma outra saída, seria transformar a questão ambiental em algo rentável. Fazer com que preservar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com