TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro “Justiça - o que é fazer a coisa certa”,

Por:   •  20/4/2015  •  Resenha  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  6.205 Visualizações

Página 1 de 4

JUSTIÇA: Certo ou Errado

O livro “Justiça - o que é fazer a coisa certa”, capítulo 1 – fazendo a coisa certa, escrito pelo autor de Michael J. Sandel. Livro este traduzido 13ª edição de Heloisa Marias e Maria Alecie Máximo, publicado pela Editora Civilização Brasileira. Capitulo este que analise assuntos da vida coletiva, como justiça e direitos, honra e virtude, moral e lei, na qual Sandel propõe um exercício ao senso crítico do leitor com instigações, que nos leva a questionar o que é justiça, e faz refletirmos sobre morais baseados no pensamento de grandes mestres da filosofia e da política e ilustrado com exemplos da vida cotidiano.

Primeiramente Sandel, usou como exemplo o furacão Charley que varreu a Flórida no verão de 2004, onde depois da grande catástrofe ocorrida; o comércio valendo-se disto começou aplicar preços extorsivos. Onde os moradores tinha que pagar preços exorbitantes por serviços que eram realmente indispensável naquele momento. Os moradores se revoltaram com estes preços abusivos, e como na Florida tem uma lei que regulamenta isto, os moradores então recorreram ao Estado para as devidas providencias.

Alguns reclamantes até ganharam indenizações, mas outros já não tiveram a mesma sorte, pois alguns economistas alegavam que os preços são fixados de acordo com a oferta e a procura, dizendo que não existe “preço justo”. O procurador-geral da Florida Crist, até defendeu a lei contra o abuso de preço, mas ficou só em declaração e não em atitude para resolver a situação. Nesse caso, o correto seria o Estado regular o mercado ou vice-versa?

De acordo com Sandel, é errado os vendedores de mercadorias valer-se de um desastre natural cobrando preços quanto até o mercado possa suportar? Se dizermos sim, o que o Estado deve fazer para combater? Ou estaria interferindo nos direitos dos vendedores como dos compradores?. Leva-nos a refletir sobre está questão de como o individuo deve tratar um ao outro, e como a sociedade deve se organizar. E até onde a justiça está certo. Os compradores estão certos de não querer se explorados, ou os vendedores de poder aumentar os seus ganhos com está grande procura por mercadorias. Então onde está a justiça? Em aumentar o bem-estar, respeitar a liberdade ou prover a virtude. E será que a sociedade justa procura promover a virtude dos seus cidadãos? Ou o correto seria o Estado regular o mercado ou vice-versa?

Segundamente Sandel, traz como exemplo a questão de quem merece receber a medalha de Coração de Púrpura, onde o Exercito dos Estados Unidos, entrega para soldados feridos ou mortos em um combate. Mas com atual guerra dos Estados Unidos com Iraque e Afeganistão, tem surgido muitos soldados, com diagnósticos de estresse pós-traumático ou depressão profunda. Muitos defensores alegam que estes soldados também deveriam receber a medalha de Coração de Púrpura. Diante desta proposta, um grupo de consultores estudou a questão e chegaram a conclusão que os soldados com ferimentos físicos teriam direito a está medalha.

Gerando um conflito sobre caráter moral e valor militar. Onde quem tem direito de ganhar uma medalha militar? Quem derramou sangue e sofreu danos no seu corpo ou quem sofreu traumas e tem depressão, que sacrificaram tanto pelo seu país? Logo Sandel, traz este exemplos para o nosso dia-a-dia como devemos definir os direitos básicos dos cidadãos, e se é certo que decisões econômicas erradas, as pessoas merecem moralmente e por quê. Questão está que vivenciamos diariamente a econômica do Estado castigando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com