TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Justiça O Que é Fazer A Coisa Certa

Casos: Resenha Justiça O Que é Fazer A Coisa Certa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2013  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  3.557 Visualizações

Página 1 de 2

"Justiça, O que é Fazer a Coisa Certa"

O livro faz jus ao título e nos faz refletir integralmente durante a leitura, através dos casos abordados em qual seria a atitude, qual seria a decisão correta a se tomar.

Dentro deste contexto nos debatemos por inúmeras vezes na distinção entre Moral e Justiça:

"Moral"-relacionado aos costumes,valores,intenção.

"Justiça"-igualdade social,equiparação,adequação.

Como podemos então, distinguir a Moral da Justiça, sendo estes dois argumentos tão estreitamente relacionados e ao mesmo tempo tão controversos?

Várias decisões tomadas em casos solucionados pela Magistratura como sendo Justos muitas vezes não estão vinculados com a Moral.

Dentro destes aspectos podemos dizer que o livro se baseia em três abordagens de Justiça:

A Utilitarista que diz que devemos definir a justiça e determinar a coisa certa a fazer perguntando-nos o que maximizará o bem estar ou a felicidade da sociedade como um todo.

O Pensamento Libertário que diz que a distribuição justa de renda e riqueza é aquela que tem origem na livre troca de bens e serviços, em um mercado sem restrições.

E o Mercado que diz que justiça é dar às pessoas o que elas moralmente merecem ,alocando bens para recompensar e promover a equidade.

Como futura Operadora do Direito me vi por diversas vezes na leitura, questionando a mim mesma os assuntos tratados aqui de forma intrigante e que nos faz refletir de maneira profunda em determinados assuntos tratados como o suicídio assistido, as cotas de vagas nas universidades, artifícios que um advogado pode se utilizar para dar declarações verdadeiras porém envazivas do que simplesmente dizer mentiras puras, e até mesmo a formulação da nossa Constituição que realizada por um determinado grupo de pessoas nossa Lei Suprema, que invoca princípios como a dignidade da pessoa humana, garantia dos nossos Direitos Fundamentais, esta seria considerada como justa?

Enfim ,"Justiça, o que é fazer a coisa certa" nos leva a ponderar de maneira inteligente a Moral com a Justiça para tratarmos casos relacionados á nossa vida cotidiana e aplicarmos também na rotina Jurídica ao longo da carreira enquanto estudantes e futuros profissionais da área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com