TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A HISTÓRIA DA COISAS

Dissertações: Resenha A HISTÓRIA DA COISAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  10.399 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Crítica

O vídeo A HISTÓRIA DAS COISAS, apesar de ser uma crítica ao consumismo norte americano, aplica-se perfeitamente a sociedade de consumo em que vivemos no Brasil nos dias atuais.

O processo de globalização que trouxe inúmeras vantagens as sociedades, como a facilidade e velocidade nas informações, também fez com o que o processo de consumo envolvesse o mundo inteiro.

Fica claro no vídeo, que os produtos que consumimos aqui no Brasil, de grandes grifes norte americanas, são produzidas com matérias-primas de diversas partes do mundo, e produzidas nos países latinos, na Ásia ou África, com uma mão-de-obra semi escrava.

Logo, o ápice do consumismo que se iniciou nos Estados Unidos no início da década de 50, já se encontra espalhado pelo mundo todo, e de forma tão enraizada, que as novas gerações não se reconhecem sem o consumismo.

A mídia tem papel fundamental nesse sistema, pois ela é o veículo pelo qual os setores de publicidade das grandes empresas bombardeiam toda a população com os mais recentes lançamentos, instigando as pessoas a consumirem cada vez mais.

Outra crítica bastante relevante exposta pelo vídeo é o fato de os bens já serem produzidos com a sua vida útil limitada. A verdade é que todo mundo já ouviu de algum parente de mais idade que “no meu tempo as coisas duravam mais”. O vídeo mostra que essas pessoas estavam cobertas de razão.

As técnicas publicitárias fazem com que as pessoas consumam o que não precisam (e que muitas vezes não podem), de forma desenfreada, e muitas vezes com uma falsa visão, achando que são bens necessários. Esse consumismo exagerado chega a casos extremistas, tornando-se uma patologia.

O vídeo expõe dados alarmantes de onde todo esse consumo desenfreado pode resultar que é a escassez de recursos naturais, a mudança climática, de forma a trazer inúmeros malefícios para a população.

Fica claro também as mudanças de hábitos como a reciclagem do lixo, apesar de serem mudanças necessárias, não serão isoladas suficientes para reverter o quadro caótico em que se encontra o meio ambiente. Para resgatar a saúde do meio ambiente, seria preciso muito mais. Uma postura diferenciada das grandes empresas, para que fosse reduzida a quantidade de tóxicos emitidos, a quantidade de lixo produzido.

Isso não é um problema de um país isolado, mas de todos os países juntos, por que os efeitos da produção de uns, reflete em todos os outros. Por isso, de nada adianta, enviar as fábricas mais poluentes para outros países, e nem tampouco exportar o seu lixo, para que seja armazenado em outros locais.

Deste modo é necessária uma urgente mudança de consciência de toda a população, e principalmente uma nova forma de educar as novas gerações, para que o consumo não tenha mais a mesma importância que tem hoje, levando-as a terem um pensamento politicamente correto, e obviamente, menos consumista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com