TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA - AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A UTILIZAÇÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Casos: RESENHA - AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A UTILIZAÇÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/1/2015  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  1.734 Visualizações

Página 1 de 4

SILVA. Evellyn Ledur da. GIORDANI, Estela Maris. MENOTTI, Camila Ribeiro.

AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A UTILIZAÇÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

Disponível em: <http://www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario8/_files/qMP2rpp.pdf> Acesso em: 09/06/2014 às 17 h 00 min.

RESENHA – AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A UTILIZAÇÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

O texto “AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A UTILIZAÇÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM” refere-se a um artigo escrito pelas autoras como resultado de uma pesquisa realizada e teve como objetivo responder questionamentos e anseios sobre a utilização de materiais didáticos por professores na educação básica. O artigo está dividido em sete partes.

Na introdução as autoras discorrem sobre do que trata o texto, os objetivos, fazem alguns questionamentos, fazem uma breve explicação sobre o tema e afirmam que quando o professor se apropria, desenvolve e adapta o material didático e o utiliza adaptando ao contexto dos alunos a aula resulta mais produtiva para o professor e para o aluno. E ainda ressaltam a importância da disciplina de Didático nos cursos de Pedagogia e nas licenciaturas.

Na segunda parte no item “O processo de ensino e aprendizagem e os materiais didáticos” as autoras defendem que o profissional professor é de extrema importância para o futuro da sociedade e deste modo, depende de sua formação didática o modo ou modelo operativo que utilizará na construção de sua prática nos processos que utiliza para a organização das situações de aprendizagem dos alunos. E voltam assim a defender e ressaltar a importância do papel da didática na formação de um professor e fazem uma fundamentação teórica a respeito da didática.

Já na terceira parte no item “Materiais didáticos e as tendências pedagógicas” dizem que a educação, ao longo da história, sofreu diversas transformações que atingem todos os indivíduos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Podendo ser verificado isso ao analisar as diferentes tendências pedagógicas, as quais possuem suas características próprias. E afirmam que nenhuma dessas correntes esgotou-se, uma vez que todas fazem parte do cotidiano escolar e que de algum modo estão incorporadas nas práticas pedagógicas. E seguem nesse item apresentando algumas concepções pedagógicas, suas principais características e o papel que é dado ao material didático em cada uma.

No item “As Dificuldades com materiais didáticos no processo ensino-aprendizagem” as autoras apresentam que os materiais didáticos, utilizados em aula, possuem a função de mediação, de forma que facilitem as crianças a construção dos conhecimentos escolares. E a sua importância tem sido muito discutida e que na pesquisa realizada por elas com 35 professores por meio de um questionário de 4 perguntas, chegaram a conclusão que os materiais didáticos são muito considerados pelos docentes, porque facilitam de forma agradável o desenvolvimento do conhecimento infantil. E também discorrem neste item como foi analisados as questões 1, 2 e 4, apresentam as respostas obtidas e chegam a conclusão que as dificuldades dos alunos, são as mesmas que os professores possuem para ensiná-los.

Enquanto que na quinta parte do artigo no item “Materiais didáticos e prática docente” as autoras continuam a análise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com