TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA BIBLIOGRAFICA

Monografias: RESENHA BIBLIOGRAFICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Bibliográfica:

Estruturação da estrutura organizacional: o caso de uma empresa familiar

A.S.Gonçalves

O artigo trata da Estruturação da estrutura organizacional, o caso de uma empresa familiar que devido a necessidade de reestruturação foram necessárias mudanças passando de uma configuração estrutural tradicional para uma estrutura moderna.

Houve uma restruturação quase que total na organização, vários fatores tanto situacionais como circunstancias contribuíram. Muitas mudanças aconteceram no organograma da empresa diretorias foram criadas com o objetivo de abranger todas as fases do processo desde o desenvolvimento ate a comercialização e a especialização e profissionalização dos seus gestores para sair de uma organização tradicional pra a modernização

Os autores comparam a situação da empresa com a situação do país onde os lideres executivos buscam soluções de curto prazo para resolver problemas que vem se arrastando por longas datas como é o caso da inflação. A inflação brasileira está adormecida depois da criação do plano Real, porém, continua aí adormecida sim, porém, não morta.

Ainda falando sobre o momento financeiro do país, esse foi dos fatores que determinaram, uma segunda fase de mudanças na citada organização, que devido a falta de incentivos financeiro no pais os lideres da organização foram buscar conhecimentos e especializações na Europa , Ásia e em outros países desenvolvidos .Como visavam o mercado internacional eram primordial se adequar as regras e padrões internacionais principalmente aos padrões de qualidade. Novos setores foram criados o setor de marketing passou a ser uma diretoria, departamentos como financeiro e contábil foram agrupados em um departamento chamado de controladoria.

Como citam os autores. ’’A análise empreendida demonstra uma tentativa de acomodação entre a lógica burocrática e a lógica da tradição, expressa na permanência das mesmas dependências de poder. O comando da Diretoria de Marketing foi também entregue a um membro da família, que possui, no entanto, pouca formação profissional’’.

Deste modo o que consigo interpretar e que mesmo diante de tantas mudanças mais parte daquela essência familiar ainda foi mantida na organização, muitas foram as mudanças e modernizações, mesmo diante das pressões externas a organização se modernizou e evoluiu em seu negócios e estrutura .A lição que podemos tirar é que as organizações assim como a humanidade devem está pronta para encarar novos desafios e mudanças para se manter vivos .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com