TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Bibliográfica do Livro Metodologia do Trabalho Acadêmico

Por:   •  24/11/2016  •  Resenha  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  1.736 Visualizações

Página 1 de 2

2016

Resenha Bibliográfica do Livro Metodologia do Trabalho Acadêmico

Cap. 2- A Pesquisa

FONTANI, K.; LOURENÇO,R.L. Metodologia do Trabalho Acadêmico. Edição 2016. Curitiba: SGEC- Secretaria Geral de Educação e Cultura, 2016.p.21-31

Kátia Alves de Oliveira Fontani é professora aprovada em monografia em 2008 com o tema. O estatuto da criança e do adolescente: Direitos e Deveres sobre a Educação. Tem aperfeiçoamento, especialização em direito educacional. Centro Universitário Claretiano de Batatais. Rosymeire Loureiro Lourenço é doutorada em Ciências Contábeis, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui mestrado em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (2010) e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná (2007). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

O Livro Metodologia do Trabalho Acadêmico, editado e publicado no Brasil em 2016, faz parte da grade curricular do Instituto Teológico Quadrangular. Composto de 74 páginas e 5 capítulos, o Livro aborda; Sete temas principais a saber: Ciência e Conhecimento, Metodologia, Método, e Tipos de Pesquisa, Metodologia de Pesquisa, Normas Técnicas da ABNT.

O capitulo 1 objeto desta resenha tem como título: Metodologia do Trabalho Acadêmico. Na introdução do capitulo, as autoras afirmam que a Metodologia da Pesquisa irá ensinar como desenvolver e apresentar trabalhos durante o curso de Teologia. As mesmas garantem aprendizado em: conceitos de Ciência e Conhecimento, aplicações metodológicas no desenvolvimento das suas pesquisas e habilitará para apresentar trabalhos acadêmicos ressaltam que é importante destacar que, ao realizar um trabalho acadêmico é preciso levar em conta a autenticidade do mesmo. Ao trabalho feito com esmero, e pautando-se em bibliografias fidedignas, chamamos de ''Produção Científica".

A Produção Científica não pode ser feita a esmo, sem quaisquer cuidados ou recursos apropriados. O capitulo ajudará a compreender o papel da pesquisa e do pesquisador, bem como o significado de metodologia e métodos munirá você da necessária consciência zelosa ao fazer um trabalho acadêmico, e o ajudará a realiza a chamada produção científica com expressiva qualidade.

Ciência é um conhecimento científico prático e sistemático. Também é conhecimento baseado num método científico, organizado, metódico de pesquisa. O conhecimento apresenta quatro níveis: Conhecimento Popular, Conhecimento Empírico, Conhecimento Científico, Filosófico e Teológico. O conhecimento não vem somente dos livros, ou dos meios acadêmicos, o ser humano pode estar em constantemente aprendendo. O conhecimento científico é resultado do que chamamos de investigação científica, por meio de estudos e pesquisas. Pesquisar é o ato de indagar, investigar, fazer busca a respeito de um determinado assunto ou situação.

É importante compreender que pesquisa e pesquisador tem uma relação extremamente importante. Para realizar uma pesquisa é necessário que o pesquisador busque conhecimento em profundidade na área que será abordado. A metodologia apresenta os procedimentos asserem utilizados pelos pesquisadores.

Portanto o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com