TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA: ARTIGO CICLO VITAL

Por:   •  16/10/2018  •  Resenha  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  1.887 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA CRÍTICA:

PERES GONÇALVES, Josiane. CICLO VITAL: INÍCIO, DESENVOLVIMENTO E FIM DA VIDA HUMANA POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCADORES.

A autora Josiane Peres Gonçalves ao escrever o artigo sobre os ciclos da vida preocupou-se em pesquisar sobre cada ciclo na vida do ser humano. Pesquisa que partiu do ponto educativo, onde ao analisar que na área escolar não trabalha-se somente com crianças nem tão pouco com adolescentes, mas que naquele meio a família estaria envolvida. Para entender e compreender a vida de cada um, é necessário lidar com todos que estão em sua volta.

Sabe-se que ninguém é igual, cada pessoa tem seu próprio jeito, sua forma de agir, e isso vem desde o nascimento até o fim do ciclo. Uns vivem mais, outros vivem menos. Uns completam o ciclo, outros ficam pela metade. Uns nem chegam a nascer.

A autora baseou-se nos autores Bee, Papalia, Olds e Feldman que destacam em suas obras as diversas fases da vida, e como em cada uma delas passa-se um processo em diferentes momentos. Iniciando por: fecundação, partindo para o pré natal e períodos fetais, ao nascimento que que inicia-se a fase da infância dividida em três períodos, adolescência, pré e média adolescência, idade adulta, adulto jovem, meia idade, idoso ou velhice e assim chegando ao fim do ciclo vital, a morte.

A fase da fecundação é sim um momento importante do ciclo vital, pois é nela em que inicia-se o processo da vida. Onde o espermatozoide penetra a parede do óvulo da mulher. Segundo Josiane Peres Gonçalves:

“Todo esse processo que inclui a fecundação, a locomoção pelas trompas de Falópio, até a chegada e fixação no útero, é que caracteriza o início de uma nova vida. A partir dali ela irá se desenvolver passando por muitos ciclos, sendo finalizada pela morte.”

O pré natal é separado por três fases:

Estágio Germinal (da fecundação até a segunda semana)- zigoto.

Período Embrionário (de duas a oito semanas) – embrião.

Período Fetal (de oito semanas até o nascimento) – feto.

Após essas fases, inicia-se o período da infância que é dividida por três etapas. Nessas três etapas a criança passa por grandes mudanças e conhecimento, aprende a andar, falar, em que o raciocínio começa a ser gerado. Ao analisar esta etapa de uma criança, entende-se que é a base principal para a vida, principalmente na terceira infância que é de 6 a 11 anos, fase em que se constrói suas opiniões, suas amizades, suas decisões sociais e suas grandes escolhas .

Partindo dessa fase extensa que é a infância, passa-se para a adolescência que também é dividida em três etapas:

Pré adolescência

Adolescência média

Adolescência maior ou juventude

Nesse período de muitas mudanças o adolescente passa por uma grande transição. Compreende-se que há uma diferença entre cada um, por suas genéticas, metabolismos, vale ressaltar que ninguém é igual. Então, na maioria das vezes um irá se desenvolver antes do outro, tanto fisicamente quanto mentalmente.

O período da juventude é o passaporte para a fase adulta, onde as decisões e escolhas são sérias, os pensamentos são outros, as responsabilidades são maiores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com