TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Do Artigo: Acúmulo De ácidos Graxos Voláteis (AGVs) Em Reatores Anaeróbios

Artigos Científicos: Resenha Crítica Do Artigo: Acúmulo De ácidos Graxos Voláteis (AGVs) Em Reatores Anaeróbios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  1.064 Visualizações

Página 1 de 2

Diversas características – baixo consumo de energia; baixo custo de implantação – conferem aos reatores anaeróbios um grande potencial de aplicabilidade no tratamento de águas residuárias. A instabilidade desses reatores é um dos fatores que interfere no êxito operacional dos processos de tratamento de esgoto. Assim, a identificação das causas do problema e dos fatores que limitam os processos metabólicos envolvidos é fundamental para o sucesso do procedimento. O artigo apresenta uma visão integrada das principais causas de acúmulo de ácidos graxos voláteis (AGVs) em reatores anaeróbios.

O autor busca esclarecer os processos metabólicos envolvidos no tratamento anaeróbio, estes são muito complexos, pois ocorrem em etapas seqüenciais e dependem da atividade de no mínimo três grupos de microorganismos distintos. Constatou-se que a acumulação de AGVs, principalmente acetato, propionato e butirato, pode ocorrer em sistemas de tratamento em escala real como resultado da não observância das condições ideais de crescimento ou da não observância de limitações cinéticas e termodinâmicas. Esse acúmulo não deve ser encarado como inevitável, mas como um sintoma da deficiência em alguma das etapas do sistema anaeróbio. Os principais fatores que contribuem para a acumulação de ácidos graxos voláteis e que, consequentemente, indicam o grau de estabilidade dos reatores são: limitações cinéticas e limitações termodinâmicas; e também a influência do tipo de reator.

Algumas soluções para este tipo de problema são apresentadas - por exemplo, a regulação de hidrogênio e acetato através da remoção de biogás nas etapas iniciais, estudada por Harper e Pohland; a adição de lodo rico em microorgamismos acetoclásticos e a manutenção de condições ideais de crescimento do lodo metanogênico.

O artigo apresentou uma análise teórica sobre as causas do acúmulo de ácidos graxos voláteis em reatores anaeróbios, o que é de extrema importância, pois conhecendo os fatores limitantes do procedimento é possível deixá-lo mais estável através de medidas práticas de controle que visam amenizar a acumulação de AGVs. Apesar as reações metabólicas serem muito complexas e de difícil entendimento, os autores foram sucintos e claros, destacando as etapas mais consideráveis e indicando as causas e suas devidas soluções para o problema em questão. O texto exige que o leitor disponha de um pouco de conhecimento químico e biológico, para facilitar a compreensão. O assunto abordado é interessante e acredito que irá apoiar muitas pesquisas para o melhor desempenho dos tratamentos anaeróbios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com