TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de artigo projetos de TI com gestao de projetos

Por:   •  28/9/2016  •  Seminário  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 3

Em artigo na revista Científica electronica de engenharia de produção Renato Moraes e Fernando Laurindo fazem uma relação entre o desempenho de projetos de TI, e gestão de Projetos

Eduardo Lyra

Para os autores do artigo, a globalizaçõ é fundamentada pela virtualização, e pela coordenação das atividades de maneira mundial pelo meio de aplicações da Tecnologia da Informação(TI). Sendo o TI o fator que mais influenciou a sociedade, esta pode também ser chamada de “sociedade da informação’’. A nova economia, ou a econmia que é possivel devido a Tecnologia da Informação tem uma perspectiva em negócios baseados em redes e portanto o conhecimento seria a melhor forma da vantagem competitiva. É portanto de fundamental importância da tecnologia da informação para gerar mercados lucrativos e de valor econômicos a população. A maturidade de gestão de projetos é um outro conceito exposto pelos autores é um outro fator responsável pelo desenvolvimento da tecnologia da informação. Este tema foi mais estudado no final da década de 90 e foi segundo os autores muito influenciado pelo modelo CMM da Universidade de Carnegie Mellon, os modelos de maturidade poderiam entao resultar e ser correlacionados com uma melhoria no desempenho dos proketos nas organizações. O estudo dos autores tem portanto um objetivo de relacionar e correlacionar o desempenho de projetos de TI com o sucesso de gestão de projetos em um âmbito empresarial corporativo.

Para chegar a um resultado os autores tiveram que estudar basicamente dois conceitos: maturidade em gestão de projetos e desempenho de projetos. A primeira, que é ligado ao conceito de estabilidade de processos foi abordada de uma maneira simples com o grau de formalização de projetos. Os processos de gestão de projetos que foram utilizadas na pesquisa dos autores tem como base o PMBoK, pelo fato de esta ter grande aceitação dentre as empresas brasileiras. As amostras foram classificas dentro de três grupos, maturidade inferior, maturidade media e maturidade superior. Já para medir o desempeho de projetos foi feito um modelo reduzido multidimensional de Shenhar. Este pode ser considerado multidimensional pois foram considerados a eficiência do Projeto e o impacto no cliente. Para se ter uma melhor facilidade de análise de resultados o desempenho também foi agrupado em três grupo, desempenho inferior, desempenho intermediário e desempenho superior.

Para realizar o estudo foi primeiro designado uma metodologia para se realizar a pesquisa com caráter explicativo. Um levantemento foi utilizado como precedimento para coleta de dados. A realização do questionário foi feita primeiramente pela indentifição do entrevistado. Em seguida foi feita uma identificação e caracterização da empresa, ainda nessa etapa foi informado o grau de formalização dos projetos de gestão de projetos. A terceita e última etapa é designado para a caracterização do projeto, pelo seu desenvolvimento e desempenho.

Após a pesquisa foi feita uma análise dos resultados demontrou que as oito variáveis relacionadas ao desempenho que foram submetidas a análise fatorial foram positivas. Um método chamado Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) demonstrou uma média de adequação de 0.871 um resultado que pode se concluir segundo o autor um resultado excelente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com