TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Gestão de Projetos

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

2. Revisão Literária

2.1 Administração Geral

Segundo Chiavenato (2010, pagina 4) A dministração significa desenvolver uma função sob o comando de outro, prestar serviços a outro. Ela é uma ciência com princípios bem definidos e com conhecimentos científicos e devidamente codificados, uma tecnologia que produz ferramentas de utilização para obter resultados e uma arte em lidar com situações concretas e abstratas.

A tarefa da Administração consiste em interpretar os objetivos propostos peçla organização e traduzi-los em ação empresarial por meio de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, afim de atingir tais objetivos da melhor forma possível. A Administração é o processo de palnejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos e competências organizações para alcançar determinados objetivos com eficiência e eficácia, por intermédio de um arranjo convergente.

A Administração não é somente um processo linear de decisões e ações para planejar, organizar, dirigir e controlar algo, mas vai muito mais além disso. Ela constitui uma atividade de integração, conjunção, arranjo, foco e impulsionamento. A Administração precisa reunir uma plêiade de diferentes recursos e competências para transformá-las em resultados concretos. A Administração é a melhor maneira de alcançar resultados concretos. Significa fazer acontecer.

De acordo com Chiavenato (2010, página6), com o gradativo desenvolvimento e complexidade das organizações, surgiu a necessidade de administrá- las adequadamente. Com isso, surgiu a Administração. A Teoria Geral da Administração (TGA) é, em certos aspectos, uma decorrencia da Teoria da Organizações(TO) ou seja, um meio de por pôr em operação conceitos e ideologias a respeito das organizações. A TGA trata do estudo da Administração das organizações em geral e das empresas em particular. Essa teoria é o conjunto integrado de teoria em crescente expansão e gradativamente abrangente.

Começou com uma teoria preocupada com alguns poucos aspectos e variáveis situações dentro da organização e focando exclusivamente os problemas mais imediatos e concretos do ponto de vista da sua aplicação. Aos poucos foi expandindo e ampliando seu objetivo de estudos.Aliás, essa expansão e ampliação não se apresentam com uniformidade, mas variam enormemente de acordo com os aspectos e variáveis que cada uma delas considerou relevantes na sua época para fundamentar suas conclusões ou para solucionar os problemas mais importantes com os quais defrontavam.

Segundo Chiavenato (2010, página7) A escola de Administração Científica teve seu início no começo do século XX pelo americano Frederick W. Taylor (1856-1915), considerado o fundador da moderna TGA. Taylor teve inúmeros seguidores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com