TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

Tese: RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Tese  •  2.696 Palavras (11 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 11

2.1 RESPONSABILIDADE SOCIAMBIENTAL

Responsabilidade socioambiental pode ser entendida como a adoção de práticas, ações e iniciativas em benefício da sociedade e do ambiente, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento do ser humano, por meio de ações preventivas, educativas, culturais, artísticas, esportivas e assistenciais, de defesa de direitos humanos, do trabalho e do meio ambiente, de busca da justiça social e o apoio ao combate à ilegalidade.

Ter responsabilidade social implica em pensar em desenvolver-se de forma sustentável, em criar uma estratégia de desenvolvimento econômico em sintonia com as demandas e questões sociais e a utilizar, de forma consciente, os recursos disponíveis no meio ambiente, permitindo a satisfação da necessidade atual sem comprometer a possibilidade das gerações futuras de atenderem suas próprias.

Dessarte, responsabilidade socioambiental tanto pode ser entendida como a ação da empresa lucrativa sobre os problemas do seu entorno ou, de forma mais abrangente, sobre os problemas ambientais em nível planetário. No primeiro caso, Souza Filho, Gómez e França (2007, p.3), de acordo com Porter e Kramer, 2002, afirmam que ―Utilizar iniciativas sociais focadas no contexto permite à empresa alavancar suas potencialidades no apoio das ações sócio- ambientais, pois como a empresa conhece bem o contexto o qual está inserida, pode atuar, e colaborar com a sociedade, de forma mais efetiva, acertada e estruturada‖.

Entretanto, para ser considerada uma ação de responsabilidade socioambiental, a atividade levada a efeito pela empresa deverá se caracterizar pela sua efetividade, ou seja, deve apresentar resultados ao longo do tempo, além de também apresentar eficiência e eficácia. Essas características distinguem a responsabilidade socioambiental das ações filantrópicas, as quais, sem qualquer demérito, são ações imediatistas (como a distribuição de cestas básicas, por exemplo, para mitigar a fome de pessoas carentes).

2.2 PROBLEMAS AMBIENTAIS ENFRENTADOS NA ATUALIDADE

Atualmente as sociedades vêm se deparando com inúmeros fatores relacionados aos problemas ambientais. A problemática ambiental se torna cada vez mais visível a nossa volta, pois basta observarmos os meios de comunicação que veremos tamanha repercussão nos televisores, rádios, jornais, internet, revistas, dentre outros. Por meio destes, vê-se freqüentemente as agressões ao meio ambiente, como as queimadas, os lixos químicos domésticos, industriais e hospitalares, que são diariamente depositados no solo e nos rios de forma inadequada, sem o devido tratamento. Presencia-se também o aumento do efeito estufa, que é causado pelos gases provenientes da queima de combustíveis fósseis, os quais permitem que a radiação solar penetre na atmosfera, retendo grande parte dela e gerando aumento de temperatura; a utilização de agrotóxicos e o desmatamento desenfreado.

A crise ambiental não surgiu de uma hora para outra, na verdade ela surgiu há alguns séculos atrás. Isso mesmo, a crise ambiental é o conjunto de ações danosas que o homem vem causando ao longo de sua existência. Para SIRVINSKAS (2005, p. 23) “a crise ambiental surge entre a Idade Média e Moderna, especialmente no período da Revolução Industrial, pois começaram as agressões a natureza [...]”.

2.3 INTERFERÊNCIA DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS NAS EMPRESAS

Classificando os problemas socioambientais em Interno e Externo, sendo que o externo subdivide em Natural e Provocado. Interno em uma organização, o que mais se evita são os problemas que mancham seu nome, que interferem, ou causem alguma disfunção no andamento de suas funções. Os problemas internos, às vezes são possíveis controlar ou evitar. Externo Natural são os que estão além da capacidade organizacional de resolvê-los. São quando as empresas são afetadas por causas naturais, como as empresas japonesas e em especial a Usina de Fukushima, no Japão. Que foram afetadas por um Terremoto, seguido de um Maremoto e um Tsunami. Onde todo o sistema funcional foi prejudicado, ou destruído totalmente, sem existir nenhum culpado.

2.4 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

O comportamento ético das empresas é exigido pela sociedade, dessa forma a empresa adotando valores éticos e morais é um indicativo de rentabilidade e sustentabilidade a longo prazo. Assim numa empresa ética a tendência é que siga os valores morais da sociedade e seus gestores e todos os funcionários sigam regras e valores do “código de ética” da empresa.

A empresa para ter responsabilidade social e ambiental tem que ser ética, a prática da responsabilidade social indica compatibilidade dos valores morais e éticos da empresa com os da sociedade. “sem ética nos negócios não existe responsabilidade social” (ETHOS 2008).

2.5 USO DA ENERGIA FÓSSIL

Desde o início da revolução industrial, os combustíveis fósseis têm sido importantes fontes de energia. Industrialização européia começou no final dos anos 1700, na Inglaterra, e do carvão logo se tornou um combustível importante. Em 1850 madeira ainda era a fonte principal de energia nos Estados Unidos. Durante a segunda metade do século XIX, os Estados Unidos e outras nações industrializadas contou com carvão (combustível fóssil) para fornecer a energia para a industrialização. Carvão continuou a ser a principal fonte de combustível por muitos anos, e depois, na segunda metade do século XX, o petróleo e o gás natural tornou-se as fontes de energia primária. O primeiro poço de petróleo foi perfurado na Pensilvânia, em 1859.

2.6 EMPRESAS PETROLÍFERAS MAIS RICAS DO MUNDO

Abaixo as empresas petrolíferas mais ricas do mundo e seu valor de mercado em milhões de dólares.

A petrolífera americana, Exxcon Mobil, que no relatório do ano passado, ocupava a segunda posição no ranking, em 2012 ocupa a primeira com valor de mercado de 407,4 bilhões de dólares.

A Holandesa Royal Dutch Shell, ou apenas Shell, é uma multinacional petrolífera que trabalha principalmente com refinação de petróleo e extração de gás natural. A empresa ficou no quarto lugar do ranking das maiores empresas do mundo, segundo a Forbes, com valor de mercado de 227,6 bilhões de dólares.

A petrolífera chinesa, PetroChina, empresa de gás e petróleo da China, ocupa a sétima posição no ranking global de 2012, com valor de mercado de 294,7 bilhões de dólares.

A petrolífera brasileira, Petrobras, única empresa brasileira a participar do ranking das 10 maiores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com