TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Raio X

Projeto de pesquisa: Raio X. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

1 - INTRODUÇÃO

Os fenômenos associados à interação da radiação com a matéria são absolutamente gerais no que diz respeito aos elementos químicos que formam o material irradiado, seja biológico ou não. Destas interações surgem os efeitos biológicos das radiações, que são as conseqüências posteriores à exposição. Os efeitos das radiações sobre os seres vivos são muitos e complexos. As pesquisas sobre estes efeitos visam, em geral, correlacionar fatores tais como dose recebida, energia, tipo de radiação, tipo de tecido, órgãos atingidos entre outros. Diferentes tecidos reagem de diferentes formas às radiações. Alguns tecidos são mais sensíveis que outros, como os do sistema linfático e hematopoiético (medula óssea) e do epitélio intestinal, que são fortemente afetados quando irradiados, enquanto outros, como os musculares e neuronais, possuem baixa sensibilidade às radiações. No contexto biológico os elementos químicos relevantes que formam os tecidos e órgãos dos seres vivos são o carbono, oxigênio, nitrogênio e hidrogênio. Com relação às interações com estes elementos, as radiações são primeiramente classificadas como ionizantes ou não ionizantes. Em uma interação, a radiação cede a uma molécula certa quantidade de energia, esta energia pode ser suficiente para arrancar um elétron orbital e conferir-lhe energia cinética, provocando assim a ionização. Em outros casos a radiação não tem energia suficiente para provocar ionização, mas consegue promover o elétron a um nível energético superior, acarretando a excitação ou ativação. Existem também situações em que a energia é muito baixa e apenas aumenta a velocidade de rotação, translação ou de vibração da molécula.

8

2 - JUSTIFICATIVA

O ambiente de diagnóstico por imagem na área da saúde pode produzir agressões inclusive de caráter irreversível aos trabalhadores, pacientes, ao público em geral e ao meio ambiente. Os efeitos biológicos são a interação da radiação com a matéria, geralmente material genético (DNA) ou moléculas, causando danos reversíveis ou irreversíveis ao indivíduo exposto. Tem-se observado também que a vida média dos radiologistas é inferior à de médicos de outras especialidades. Estatísticas obtidas entre os anos de 1955 e 1958 mostram um aumento na taxa de mortalidade entre 65 e 79 anos, de 15 % para os radiologistas em relação a outras especialidades. Contudo, deve-se salientar que o material genético de cada célula não se encontra totalmente desprotegido da ação de agentes físicos e químicos. Experimentos recentes tem demonstrado que a maioria das lesões induzidas no DNA são reparadas por mecanismos existentes no interior das células.

3 - OBJETIVO

 Alertar os profissionais da área dos verdadeiros efeitos biológicos da radiação;

 Alertar que tais agressões podem ser evitadas se medidas preventivas e de planejamento forem adotadas.

9

4 - MATERIAIS E MÉTODOS

O presente estudo constituiu-se em uma breve revisão bibliográfica realizado a partir de livros técnicos, artigos científicos e sites da internet relevantes ao assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com